Repositorio Dspace/Manakin

A construção de uma aprendizagem significativa no ensino da sistemática vegetal.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Maria do Socorro.
dc.description.resumo Nas últimas décadas tem-se prezado por um ensino inovador que fuga do tradicionalismo e corrobore para um processo ensino aprendizagem que se distancie do algo apenas mecânico. Para tal são discutidas algumas teorias educacionais como a aprendizagem significativa de David Ausubel onde a mesma ocorre quando uma nova informação se relaciona com outra já existente na estrutura cognitiva do aprendiz e esses dois conhecimentos, o novo e o antigo, é ressignificado formando um terceiro. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar ações desenvolvidas durante a monitoria da disciplina Sistemática de Fanerógamas que colaboram para a construção de uma aprendizagem significativa. Em aulas práticas e horário de monitoria os alunos foram auxiliados para a realização de procedimentos de prensagem de material botânico onde utilizou-se prensa de madeira, cordão e folhas de jornal, ainda, placas de Petri, lâmina de vidro, lâmina cortante, seringas, pinça e estereomicroscópio para análise morfológica das espécimes e posterior reconhecimento das famílias de acordo com chave de identificação. Durante as atividades os alunos foram estimulados a resgatarem conhecimentos prévios, de Morfologia Vegetal, e os mesmos deram respostas positivas quando lembravam nome das estruturas e até diferenciando-as dos demais tipos, posteriormente associando as estruturas do vegetal aos respectivos representantes de famílias estudadas. Assim fica evidente a importância da monitoria como melhoria para o processo ensino-aprendizagem e na formação do indivíduo construtor do conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A construção de uma aprendizagem significativa no ensino da sistemática vegetal. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38759
dc.date.accessioned 2024-10-30T13:21:00Z
dc.date.available 2024-10-30
dc.date.available 2024-10-30T13:21:00Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Sistemática vegetal pt_BR
dc.subject Monitoria pt_BR
dc.subject Teoria da aprendizagem pt_BR
dc.subject Conhecimento prévio pt_BR
dc.subject Ensino da sistemática vegetal pt_BR
dc.subject Disciplina Sistemática de Fanerógamas - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.subject Plant systematics pt_BR
dc.subject Monitoring pt_BR
dc.subject Learning theory pt_BR
dc.subject Prior knowledge pt_BR
dc.subject Teaching plant systematics pt_BR
dc.subject Discipline Systematics of Phanerogams - CFP UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUARESMA, Aclébia Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The construction of meaningful learning in the teaching of plant systematics. pt_BR
dc.identifier.citation QUARESMA, Aclébia Alves; PEREIRA, Maria do Socorro. A construção de uma aprendizagem significativa no ensino da sistemática vegetal. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38759 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta