DSpace/Manakin Repository

A teoria pedagógica e a prática educativa: um olhar sobre o currículo e as políticas curriculares.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo Este artigo é o registro formal das experiências vivenciadas no Projeto de Monitoria, na disciplina Currículo e Escola, no curso de Pedagogia, no período letivo 2015.2. Tem o objetivo de fazer uma reflexão acerca do currículo escolar à luz das políticas curriculares recentes. Busca-se ainda, pensar as repercussões de tais políticas na prática pedagógica, e consequentemente, na qualidade do ensino. Neste trabalho, enfatiza-se o currículo como uma construção cultural, em que vários sujeitos participam. Tal reflexão mostra-se relevante porque é por meio do currículo que se vai selecionar os saberes para formar o outro. O cerne deste trabalho é a Base Nacional Curricular Comum a qual deve orientar as práticas educativas, no âmbito da Educação Básica, em todo território nacional. O direito à Educação Básica permite uma ampliação do exercício da cidadania. Quanto ao percurso metodológico este artigo foi sendo construído de modo sistemático nas aulas de Currículo: leituras, discussões e produções textuais permitiram que se chegasse a este resultado final, que ora se apresenta sob a forma de artigo. O estudo realizado vem ratificar que a qualidade do currículo ofertado tem impacto direto na qualidade do ensino, mas sobretudo, na formação do sujeito enquanto ser social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A teoria pedagógica e a prática educativa: um olhar sobre o currículo e as políticas curriculares. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This article is the formal record of the experiences of the Monitoring Project in discipline Curriculum and School, the Faculty of Education, the school year 2015.2. It aims to make a reflection on the school curriculum in the light of recent curriculum policies. Search is also thinking of the consequences of such policies in pedagogical practice, and consequently the quality of education. In this work, we emphasize the curriculum as a cultural construction, in which various subjects participate. This reflection shows is relevant because it is through the curriculum that will select the knowledge to form the other. The core of this work is the National Curriculum Common Base which should guide educational practices within the Basic Education nationwide. The right to basic education allows an expansion of citizenship. As for the methodological approach this article was being built systematically in curriculum classes: readings, discussions and textual productions allowed to arrive at this outcome, presented here in the form of article. The conducted study ratifies that the quality of the offered curriculum has direct impact on the quality of education, but above all, in the formation of man as a social being. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38760
dc.date.accessioned 2024-10-30T13:27:11Z
dc.date.available 2024-10-30
dc.date.available 2024-10-30T13:27:11Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Políticas curriculares pt_BR
dc.subject Teoria pedagógica pt_BR
dc.subject Prática educativa pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Disciplina Currículo e Escola - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Monitoria pt_BR
dc.subject Base Nacional Curricular Comum - BNCC pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Curriculum policies pt_BR
dc.subject Pedagogical theory pt_BR
dc.subject Educational practice pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Discipline Curriculum and School - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Monitoring pt_BR
dc.subject National Common Curricular Base - BNCC pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Maria Elenita.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical theory and educational practice: a look at the curriculum and curricular policies. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Maria Elenita; AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. A teoria pedagógica e a prática educativa: um olhar sobre o currículo e as políticas curriculares. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38760 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta