Repositorio Dspace/Manakin

Reflexões sobre as aulas de língua portuguesa a partir da experiência do estágio curricular supervisionado.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo O Estágio Curricular Supervisionado é um componente de extrema importância para o professor em formação, uma vez que por meio dele é possível diagnosticar como sucede o ensino de Língua Portuguesa na sua realidade. Neste trabalho, buscamos descrever aspectos importantes que contribuem de forma significativa na tentativa de uma melhoria no ensino. Por meio dos relatórios produzidos pelos graduandos, foi possível implicar pertinentes reflexões sobre as práticas docentes em sala de aula em torno dos processos de leitura e escrita no Ensino Fundamental. Utilizamos como aparato teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Pimenta e Lima (2004) e Antunes (2009). A presente pesquisa é de natureza descritiva, qualitativa e reflexiva, e partiu da análise dos relatórios produzidos durante o Estágio Curricular Supervisionado I no semestre de 2015.1 Constatou-se que o ensino muitas vezes ainda acontece de forma descontextualizada, em que é preconizado o ensino da gramática. Verificou-se que o ensino de língua materna não parte por meio dos gêneros textuais, atividades que trabalhem a oralidade, leitura e escrita são pouco utilizadas, atividades que considere o trabalho com a variação também são pouco desenvolvidas por parte do professor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Reflexões sobre as aulas de língua portuguesa a partir da experiência do estágio curricular supervisionado. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38762
dc.date.accessioned 2024-10-30T13:33:05Z
dc.date.available 2024-10-30
dc.date.available 2024-10-30T13:33:05Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Aulas de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Estágio curricular supervisionado pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais - 1998 pt_BR
dc.subject Portuguese language classes pt_BR
dc.subject Supervised curricular internship pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject National Curricular Parameters - 1998 pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DUARTE, Maria Gilvânia Leite.
dc.creator SILVA, Geraldo Viana da.
dc.creator OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reflections on Portuguese language classes based on the experience of supervised curricular internship. pt_BR
dc.identifier.citation DUARTE, Maria Gilvânia Leite; SILVA, Geraldo Viana da; OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. Reflexões sobre as aulas de língua portuguesa a partir da experiência do estágio curricular supervisionado. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38762 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta