Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.description.resumo | O Estágio Curricular Supervisionado é um componente de extrema importância para o professor em formação, uma vez que por meio dele é possível diagnosticar como sucede o ensino de Língua Portuguesa na sua realidade. Neste trabalho, buscamos descrever aspectos importantes que contribuem de forma significativa na tentativa de uma melhoria no ensino. Por meio dos relatórios produzidos pelos graduandos, foi possível implicar pertinentes reflexões sobre as práticas docentes em sala de aula em torno dos processos de leitura e escrita no Ensino Fundamental. Utilizamos como aparato teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Pimenta e Lima (2004) e Antunes (2009). A presente pesquisa é de natureza descritiva, qualitativa e reflexiva, e partiu da análise dos relatórios produzidos durante o Estágio Curricular Supervisionado I no semestre de 2015.1 Constatou-se que o ensino muitas vezes ainda acontece de forma descontextualizada, em que é preconizado o ensino da gramática. Verificou-se que o ensino de língua materna não parte por meio dos gêneros textuais, atividades que trabalhem a oralidade, leitura e escrita são pouco utilizadas, atividades que considere o trabalho com a variação também são pouco desenvolvidas por parte do professor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre as aulas de língua portuguesa a partir da experiência do estágio curricular supervisionado. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38762 | |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T13:33:05Z | |
dc.date.available | 2024-10-30 | |
dc.date.available | 2024-10-30T13:33:05Z | |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Aulas de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Estágio curricular supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais - 1998 | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language classes | pt_BR |
dc.subject | Supervised curricular internship | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - teaching | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language teaching | pt_BR |
dc.subject | National Curricular Parameters - 1998 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | DUARTE, Maria Gilvânia Leite. | |
dc.creator | SILVA, Geraldo Viana da. | |
dc.creator | OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflections on Portuguese language classes based on the experience of supervised curricular internship. | pt_BR |
dc.identifier.citation | DUARTE, Maria Gilvânia Leite; SILVA, Geraldo Viana da; OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. Reflexões sobre as aulas de língua portuguesa a partir da experiência do estágio curricular supervisionado. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38762 | pt_BR |