Dépôt DSpace/Manakin

Inclusão escolar: experiência de uma prática educativa e reflexiva.

Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo O que se observa nos dias atuais é a crescente necessidade das escolas de se falar, estudar, refletir sobre a temática da inclusão, devido aos constantes desafios que dela provêm. Partindo do princípio que a inclusão abrange todas as pessoas que são excluídas, de alguma forma do contexto sócio-político-econômico e cultural, com ou sem deficiência, buscou-se desenvolver pelo Programa de Monitoria Pró-Licenciatura da UFCG, o projeto denominado de "A inclusão como desafio no processo educativo em uma escola pública estadual", no ano letivo de 2013, que teve uma carga horária de doze (12) horas semanais, totalizando 360 horas de atividades desenvolvidas em uma escola pública do ensino fundamental na cidade de Cajazeiras/ PB. Tinha-se como um de seus objetivos, acompanhar os discentes dessa escola, que está localizada em um bairro periférico da cidade e auxiliá-los no processo de inclusão, com atividades que proporcionasse uma troca de conhecimento e promovesse a interação entre os estudantes com e sem deficiência, professores da escola com os alunos do curso de Pedagogia da UFCG, Campus de Cajazeiras/PB. Para o desenvolvimento do projeto foram utilizadas oficinas de material reciclado, de música, contação de histórias, confecção de cartazes, dinâmicas de grupos, entre outras. Com os professores se buscou realizar um encontro com textos e palestra sobre afetividade e o trabalho docente. No que se refere aos resultados, foi observado uma melhora na relação professor-aluno, e na relação dos alunos "ditos normais" com os discentes com deficiência, devido às atividades sempre serem desenvolvidas em grupo e com o envolvimento de todos. Em função disso, percebeu-se que passou a ocorrer gradativamente uma maior abertura da escola com relação à proposta do projeto; os alunos passaram a interagir melhor com os alunos com deficiência, desenvolvimento de atividades pedagógicas mais adaptadas, e com a inclusão de todos os alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Inclusão escolar: experiência de uma prática educativa e reflexiva. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38775
dc.date.accessioned 2024-10-31T13:48:18Z
dc.date.available 2024-10-31
dc.date.available 2024-10-31T13:48:18Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Monitoria pt_BR
dc.subject School inclusion pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Public school pt_BR
dc.subject Monitoring pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARNEIRO, Ana Maria Andrade.
dc.creator PEREIRA, Josefa Luís.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School inclusion: experience of an educational and reflective practice. pt_BR
dc.identifier.citation CARNEIRO, Ana Maria Andrade; PEREIRA, Josefa Luís; DANTAS, Nozângela Maria Rolim. Inclusão escolar: experiência de uma prática educativa e reflexiva. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 06 - Educação, Inclusão e Diversidades - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38775 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte