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O que se observa nos dias atuais é a crescente necessidade das escolas de se falar, estudar,
refletir sobre a temática da inclusão, devido aos constantes desafios que dela provêm.
Partindo do princípio que a inclusão abrange todas as pessoas que são excluídas, de alguma
forma do contexto sócio-político-econômico e cultural, com ou sem deficiência, buscou-se
desenvolver pelo Programa de Monitoria Pró-Licenciatura da UFCG, o projeto
denominado de "A inclusão como desafio no processo educativo em uma escola pública
estadual", no ano letivo de 2013, que teve uma carga horária de doze (12) horas semanais,
totalizando 360 horas de atividades desenvolvidas em uma escola pública do ensino
fundamental na cidade de Cajazeiras/ PB. Tinha-se como um de seus objetivos,
acompanhar os discentes dessa escola, que está localizada em um bairro periférico da
cidade e auxiliá-los no processo de inclusão, com atividades que proporcionasse uma troca
de conhecimento e promovesse a interação entre os estudantes com e sem deficiência,
professores da escola com os alunos do curso de Pedagogia da UFCG, Campus de
Cajazeiras/PB. Para o desenvolvimento do projeto foram utilizadas oficinas de material
reciclado, de música, contação de histórias, confecção de cartazes, dinâmicas de grupos,
entre outras. Com os professores se buscou realizar um encontro com textos e palestra
sobre afetividade e o trabalho docente. No que se refere aos resultados, foi observado uma
melhora na relação professor-aluno, e na relação dos alunos "ditos normais" com os
discentes com deficiência, devido às atividades sempre serem desenvolvidas em grupo e
com o envolvimento de todos. Em função disso, percebeu-se que passou a ocorrer
gradativamente uma maior abertura da escola com relação à proposta do projeto; os alunos
passaram a interagir melhor com os alunos com deficiência, desenvolvimento de atividades
pedagógicas mais adaptadas, e com a inclusão de todos os alunos. |
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dc.identifier.citation |
CARNEIRO, Ana Maria Andrade; PEREIRA, Josefa Luís; DANTAS, Nozângela Maria Rolim. Inclusão escolar: experiência de uma prática educativa e reflexiva. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 06 - Educação, Inclusão e Diversidades - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38775 |
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