dc.creator.ID |
SOUSA, E. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0003-4191-1292 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6727443660180408 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CASTRO, Paula Almeida de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0001-8559-3498 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7813446738576212 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MONTEIRO, José Marciano. |
|
dc.contributor.referee2ID |
https://orcid.org/0000-0002-1385-6671 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1364782229198714 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A pesquisa apresentada trata-se de um processo investigativo voltado a compreensão sobre a
formação continuada de professores e professoras de Ciências Humanas e Sociais, ofertada pela
Secretaria de Educação de Pernambuco. Ela se propõe analisar como a formação continuada
em serviço impacta na construção da identidade docente, especialmente no que tange aos
professores de Sociologia do ensino médio e observa ainda como as interferências nas políticas
públicas relacionadas a essa ação foram influenciadas pelas mudanças promovidas pelas
reformas educacionais de cunho pedagógico e administrativo. De caráter qualitativo, seu
desenvolvimento apresenta as ações metodológicas descritivas necessárias para a sua condução,
considerando como problemática central o estudo sobre os meios de organização e construção
da identidade docente, o que promoveu a utilização de técnicas e métodos de investigação que
pudessem ser inseridos em meio aos hábitos culturais dos agentes sociais envolvidos, entre elas
estão, a investigação por meio de entrevistas, observações e pesquisas de campo para a coleta
de dados, assim como, a contextualização dos espaços geográficos, culturais e sociais que
cedem palco para o desenvolvimento de análises científicas intrínsecas ao desenvolvimento
deste trabalho. No que concerne a pesquisa de campo, participaram deste trabalho professores
e professoras de Sociologia do ensino Médio, que lecionam nas escolas que encontram-se
inseridas na Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRE SAP). Para
corroborar com as discussões teóricas, entre as diversas contribuições, foram utilizados autores
como Maurice Tardif, Miguel Arroyo, António Nóvoa, Circe Bittencourt e Christian Laval,
com análises sobre as interferências ideológicas capitalistas em âmbito escolar e educacional
relacionado ao desenvolvimento da lei nº 13.415/2017 responsável por alterar a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) e estabelecer uma mudança na estrutura
do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000
horas anuais, definindo uma nova organização curricular que contemple uma Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes:
os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e
profissional. Considerando como relevância, a presente pesquisa se debruça sobre o trabalho
docente e o vê como parte integrante do processo educativo mais global pelo qual os membros
de uma sociedade são preparados para a participação na vida social demonstrando que a
educação se configura como um fenômeno social e universal, constatando assim, que as
relações sociais existentes na sociedade não são estáticas, imutáveis ou estabelecidas como
vitalícias. Elas são orgânicas e latentes, uma vez que se materializam pela ação humana na vida
social. Em função destes aspectos, ao final da pesquisa encontra-se descrito os resultados e suas
análises obtidos através dos movimentos de pesquisa de campo e demais observações a respeito
da identidade docente dos profissionais envolvidos bem como os impactos promovidos pelas
reformas educacionais na auto percepção desses docentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia |
pt_BR |
dc.title |
Repensando o novo ensino médio, a formação e o processo de construção da identidade docente entre professores e professoras de Sociologia a partir de uma proposta de intervenção didática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-09-27 |
|
dc.description.abstract |
The research presented here is an investigative process aimed at understanding the continuing
education of teachers of Humanities and Social Sciences offered by the Educational’s
Department of Pernambuco. It analyses in which way the continuing education has an effect on
the construction of teacher’s identity, and it perceives public policies, especially when it comes
to high school sociology teachers, as it investigates yet how the economic system intervenes in
the public policies related to this action were guided by the pedagogical reforms in education
and administrative changes. As a qualitative nature, this project itself introduces descriptive
methodological actions crucial to its development, taking into account a central problem: the
study towards the means of organization and construction of the teacher’s identity, which used
techniques and research methods inserted in the midst of the cultural habits of the social agents
related, among them, the investigation through interviews, observations and field research for
data collection, as well as the contextualization of the geographic, cultural and social spaces
that provide a stage for the development of scientific analyses intrinsic to the development of
this work. Regarding field research, high school Sociology teachers wrwe interviewed in this
work, they who teach in schools that are part of the Regional Education Management of Sertão
do Alto Pajeú (GRE SAP). To corroborate to the theoretical discussions, among the several
contributions, authors such as Maurice Tardif, Miguel Arroyo, António Nóvoa, Circe
Bittencourt and Christian Laval were discussed, as well as the analyses on the ideological
capitalist interferences in the school and educational context related to the development of law
no. 13,415/2017 responsible for amending the Law of Guidelines and Bases of National
Education (9,394/96) and establishing changes in the structure of secondary education,
increasing the minimum time of the student in school from 800 hours to 1,000 hours per year,
defining a new curricular organization that contemplates a Common National Curricular Base
(BNCC) and the offer of different possibilities of choices to students: the formative itineraries,
focusing on the areas of knowledge and technical and professional training. Considering its
relevance, this research focuses on teaching and is view as an essential part of the global
educational process through which members of a society are prepared to engage in social life,
that education is arranged as a social and universal phenomenon, thus confirming that the social
relations existing in society are not static, immutable or established as lifelong. They are organic
and latent, since they materialized by human action in social life. Due to these aspects, by the
end of the research, the results and their analyzes obtained through field research actions and
other observations regarding the teaching identity of the professionals involved are described,
as well as the impacts promoted by educational reforms on the self-perception of these teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38779 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-31T18:32:40Z |
|
dc.date.available |
2024-10-31 |
|
dc.date.available |
2024-10-31T18:32:40Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Novo ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção didática |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada de professores – Pernambuco. |
pt_BR |
dc.subject |
New high school |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic intervention |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher identity |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Elizângela Nunes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Rethinking the new secondary education, training and the process of constructing teaching identity among Sociology teachers based on a proposal for didactic intervention. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Elizângela Nunes. Repensando o novo ensino médio, a formação e o processo de construção da identidade docente entre professores e professoras de Sociologia a partir de uma proposta de intervenção didática. 2024. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38779 |
pt_BR |