Dépôt DSpace/Manakin

A prática da monitoria de fisiologia como instrumento para a formação dos discentes: relato de experiência.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo A monitoria acadêmica é uma extraordinária estratégia que incrementa o processo de ensino-aprendizagem durante a graduação, uma vez que através dessa atividade é possível à aproximação com a realidade docente, o refinamento das práticas pedagógicas e o auxílio no processo de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, pretende-se com este trabalho descrever um relato de experiência da prática de monitoria na disciplina de Fisiologia como instrumento para a formação dos discentes do Curso de Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir das vivências dos monitores na disciplina de Fisiologia do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras, nos períodos letivos de 2014.1, 2014.2, 2015.1 e 2015.2. Os monitores recebiam as orientações da professora da disciplina e juntos discutiam o plano de trabalho que foi distribuído em atividades didático-pedagógicas, de preparação de seminários e de extensão. A prática da monitoria de fisiologia no Curso de Enfermagem resultou em um ganho real tanto para os monitores quanto para os monitorados. Os monitores vivenciaram uma experiência satisfatória nos três eixos acadêmicos: ensino, pesquisa e extensão. O desenvolvimento das atividades proporcionaram aos alunos e monitores um aprimoramento de conhecimentos científicos e relacionados aos conteúdos da disciplina, favoreceram aos monitores uma maior segurança e diversas habilidades como intelectuais e sociais. Evidenciou-se que o projeto de monitoria trouxe grandes benefícios na formação acadêmica tanto aos alunos monitorados quanto aos alunos monitores da disciplina fisiologia, além de estreitar a relação entre aluno, monitor e docente vinculados em um trabalho comum, visando, sobretudo, a melhoria na qualidade do ensino e na aprendizagem dos discentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title A prática da monitoria de fisiologia como instrumento para a formação dos discentes: relato de experiência. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38780
dc.date.accessioned 2024-10-31T18:39:31Z
dc.date.available 2024-10-31
dc.date.available 2024-10-31T18:39:31Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Disciplina Fisiologia - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Curso de Enfermagem - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Experience report pt_BR
dc.subject Physiology discipline - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.subject Nursing course - CFP UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Gustavo Coêlho de.
dc.creator LINARD, Lana Lívia Peixoto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The practice of physiology monitoring as an instrument for student training: experience report. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Gustavo Coêlho de; LINARD, Lana Lívia Peixoto. A prática da monitoria de fisiologia como instrumento para a formação dos discentes: relato de experiência. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 07 - Intervenções e Práticas na Área de Saúde e Ciências da Vida - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38780 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte