Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
A monitoria acadêmica é uma extraordinária estratégia que incrementa o processo de
ensino-aprendizagem durante a graduação, uma vez que através dessa atividade é possível
à aproximação com a realidade docente, o refinamento das práticas pedagógicas e o auxílio
no processo de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, pretende-se com este trabalho
descrever um relato de experiência da prática de monitoria na disciplina de Fisiologia
como instrumento para a formação dos discentes do Curso de Enfermagem. Trata-se de um
relato de experiência, realizado a partir das vivências dos monitores na disciplina de
Fisiologia do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina
Grande, Campus Cajazeiras, nos períodos letivos de 2014.1, 2014.2, 2015.1 e 2015.2. Os
monitores recebiam as orientações da professora da disciplina e juntos discutiam o plano
de trabalho que foi distribuído em atividades didático-pedagógicas, de preparação de
seminários e de extensão. A prática da monitoria de fisiologia no Curso de Enfermagem
resultou em um ganho real tanto para os monitores quanto para os monitorados. Os
monitores vivenciaram uma experiência satisfatória nos três eixos acadêmicos: ensino,
pesquisa e extensão. O desenvolvimento das atividades proporcionaram aos alunos e
monitores um aprimoramento de conhecimentos científicos e relacionados aos conteúdos
da disciplina, favoreceram aos monitores uma maior segurança e diversas habilidades
como intelectuais e sociais. Evidenciou-se que o projeto de monitoria trouxe grandes
benefícios na formação acadêmica tanto aos alunos monitorados quanto aos alunos
monitores da disciplina fisiologia, além de estreitar a relação entre aluno, monitor e
docente vinculados em um trabalho comum, visando, sobretudo, a melhoria na qualidade
do ensino e na aprendizagem dos discentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
A prática da monitoria de fisiologia como instrumento para a formação dos discentes: relato de experiência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38780 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-31T18:39:31Z |
|
dc.date.available |
2024-10-31 |
|
dc.date.available |
2024-10-31T18:39:31Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Fisiologia - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Enfermagem - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Experience report |
pt_BR |
dc.subject |
Physiology discipline - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing course - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Gustavo Coêlho de. |
|
dc.creator |
LINARD, Lana Lívia Peixoto. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The practice of physiology monitoring as an instrument for student training: experience report. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Gustavo Coêlho de; LINARD, Lana Lívia Peixoto. A prática da monitoria de fisiologia como instrumento para a formação dos discentes: relato de experiência. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 07 - Intervenções e Práticas na Área de Saúde e Ciências da Vida - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38780 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée