Dépôt DSpace/Manakin

Contribuições e entraves do projeto de monitoria para a disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições e os entraves do projeto de monitoria da disciplina de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem I para o desenvolvimento de conhecimentos teórico-práticos nos alunos do curso de Bacharelado em Enfermagem. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 20 discentes da UFCG, campus Cajazeiras/PB, que frequentaram as monitorias desenvolvidas por dois monitores da referida disciplina. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas norteadas por um questionário semiestruturado, cujas respostas colhidas foram gravadas e analisadas segundo a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Percebeu-se grande contribuição da monitoria para o processo de aprendizagem dos discentes, apontando-se como entraves o número reduzido de monitores, a pouca disponibilidade de horários, além da inadequada estrutura física do laboratório de habilidades que representam obstáculos para a realização das atividades de monitoria. Ao se buscar compreender a relevância da monitoria na visão dos alunos, bem como os pontos negativos vivenciados durante essa prática suscita-se a necessidade de pensar alternativas viáveis para manejo dos problemas, facilitando o processo de ensino-aprendizagem a partir de uma prática que favorece a relação entre os discentes e propicia um maior diálogo docente-discente, a partir de um mediador representado pelo monitor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Contribuições e entraves do projeto de monitoria para a disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38791
dc.date.accessioned 2024-10-31T20:25:51Z
dc.date.available 2024-10-31
dc.date.available 2024-10-31T20:25:51Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Curso de Enfermagem - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Disciplina Semiologia e Semiotécnica - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Nursing Course - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Discipline Semiology and Semiotics - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Nursing pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Bruno Neves da.
dc.creator BRITO, Paloma Karen Holanda.
dc.creator MORAES, Janaíne Chiara Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions and obstacles of the monitoring project for the discipline of Nursing Semiology and Semiotechnics I. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Bruno Neves da; BRITO, Paloma Karen Holanda; MORAES, Janaíne Chiara Oliveira. Contribuições e entraves do projeto de monitoria para a disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DO DISCENTE. Eixo Temático 07 - Intervenções e Práticas na Área de Saúde e Ciências da Vida - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38791 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte