Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições e os entraves do projeto de monitoria da
disciplina de Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem I para o desenvolvimento de
conhecimentos teórico-práticos nos alunos do curso de Bacharelado em Enfermagem. Trata-se de
um estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 20 discentes da
UFCG, campus Cajazeiras/PB, que frequentaram as monitorias desenvolvidas por dois monitores
da referida disciplina. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas norteadas por um
questionário semiestruturado, cujas respostas colhidas foram gravadas e analisadas segundo a
Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Percebeu-se grande contribuição da monitoria para o
processo de aprendizagem dos discentes, apontando-se como entraves o número reduzido de
monitores, a pouca disponibilidade de horários, além da inadequada estrutura física do laboratório
de habilidades que representam obstáculos para a realização das atividades de monitoria. Ao se
buscar compreender a relevância da monitoria na visão dos alunos, bem como os pontos negativos
vivenciados durante essa prática suscita-se a necessidade de pensar alternativas viáveis para manejo
dos problemas, facilitando o processo de ensino-aprendizagem a partir de uma prática que favorece
a relação entre os discentes e propicia um maior diálogo docente-discente, a partir de um mediador
representado pelo monitor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
2 |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições e entraves do projeto de monitoria para a disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38791 |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-31T20:25:51Z |
|
dc.date.available |
2024-10-31 |
|
dc.date.available |
2024-10-31T20:25:51Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Enfermagem - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Semiologia e Semiotécnica - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing Course - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Discipline Semiology and Semiotics - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Bruno Neves da. |
|
dc.creator |
BRITO, Paloma Karen Holanda. |
|
dc.creator |
MORAES, Janaíne Chiara Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contributions and obstacles of the monitoring project for the discipline of Nursing Semiology and Semiotechnics I. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Bruno Neves da; BRITO, Paloma Karen Holanda; MORAES, Janaíne Chiara Oliveira. Contribuições e entraves do projeto de monitoria para a disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DO DISCENTE. Eixo Temático 07 - Intervenções e Práticas na Área de Saúde e Ciências da Vida - Painéis. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38791 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée