Dépôt DSpace/Manakin

A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor de história da química.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre as contribuições que a monitoria na disciplina de História da Química teve na vida acadêmica de um estudante graduando em Química. Para tanto, foram relatadas as experiências das atividades desenvolvidas e suas contribuições. Sabemos que a história da química é uma disciplina muito importante, pois trabalha marcos da ciência química, fato esse que expõe a necessidade de se trabalhar de modo dinâmico. Foram comparadas as experiências vividas como monitor, com ideias de pesquisadores da área, dentre os quais destacamos Oki, Moradillo(2008), Chaves(2014), Frison (2010), Souza (2016) e Matoso (2014). Essas obras bibliográficas tratam da docência e monitoria. Buscamos promover uma profunda reflexão acerca das dificuldades e contribuições que a experiência vivida na monitoria pode trazer no desenvolvimento da prática docente futura. Discutiu-se acerca de como a história da Química pode ser utilizada na educação, principalmente como mediadora no processo de ensino e aprendizagem, sabendo que a mesma ainda pode ser trabalhada através de atividades diferenciadas que relacione o conteúdo trabalhado com marcos históricos relevantes para essa disciplina, resultando assim num interesse maior pelo conteúdo e por fim promovendo a contextualização. Ao final do trabalho concluiu-se que existem percalços na vida acadêmica de um estudante de licenciatura em Química e sua adaptação deve acontecer diante das dificuldades da futura profissão, mesmo sabendo que essas dificuldades só podem ser superadas se sua experiência adquirida na academia for significativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor de história da química. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38805
dc.date.accessioned 2024-11-01T17:35:24Z
dc.date.available 2024-11-01
dc.date.available 2024-11-01T17:35:24Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject História da Química - disciplina pt_BR
dc.subject Disciplina História da Química - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Monitoria pt_BR
dc.subject Química - monitoria pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject History of Chemistry - subject pt_BR
dc.subject History of Chemistry subject - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Monitoring pt_BR
dc.subject Chemistry - monitoring pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Wagney William Pereira de.
dc.creator BARBOSA, Maria Gerlâne Lemos.
dc.creator MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of monitoring in the academic training of the history of chemistry monitor. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Wagney William Pereira de; BARBOSA, Maria Gerlâne Lemos; MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor de história da química. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38805 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte