Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre as contribuições que a monitoria na
disciplina de História da Química teve na vida acadêmica de um estudante graduando em Química.
Para tanto, foram relatadas as experiências das atividades desenvolvidas e suas contribuições.
Sabemos que a história da química é uma disciplina muito importante, pois trabalha marcos da ciência
química, fato esse que expõe a necessidade de se trabalhar de modo dinâmico. Foram comparadas as
experiências vividas como monitor, com ideias de pesquisadores da área, dentre os quais destacamos
Oki, Moradillo(2008), Chaves(2014), Frison (2010), Souza (2016) e Matoso (2014). Essas obras
bibliográficas tratam da docência e monitoria. Buscamos promover uma profunda reflexão acerca das
dificuldades e contribuições que a experiência vivida na monitoria pode trazer no desenvolvimento da
prática docente futura. Discutiu-se acerca de como a história da Química pode ser utilizada na
educação, principalmente como mediadora no processo de ensino e aprendizagem, sabendo que a
mesma ainda pode ser trabalhada através de atividades diferenciadas que relacione o conteúdo
trabalhado com marcos históricos relevantes para essa disciplina, resultando assim num interesse
maior pelo conteúdo e por fim promovendo a contextualização. Ao final do trabalho concluiu-se que
existem percalços na vida acadêmica de um estudante de licenciatura em Química e sua adaptação
deve acontecer diante das dificuldades da futura profissão, mesmo sabendo que essas dificuldades só
podem ser superadas se sua experiência adquirida na academia for significativa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor de história da química. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38805 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-01T17:35:24Z |
|
dc.date.available |
2024-11-01 |
|
dc.date.available |
2024-11-01T17:35:24Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
História da Química - disciplina |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina História da Química - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria |
pt_BR |
dc.subject |
Química - monitoria |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
History of Chemistry - subject |
pt_BR |
dc.subject |
History of Chemistry subject - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Wagney William Pereira de. |
|
dc.creator |
BARBOSA, Maria Gerlâne Lemos. |
|
dc.creator |
MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of monitoring in the academic training of the history of chemistry monitor. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Wagney William Pereira de; BARBOSA, Maria Gerlâne Lemos; MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor de história da química. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38805 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée