dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Juliane de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo objetiva analisar as concepções dos discentes monitores da disciplina de Psicologia
da Educação adquiridas através da prática da monitoria a luz da psicologia sócio histórica. Para tanto,
observou-se por meio da descrição das experiências vivenciadas a partir da construção do
conhecimento empírico, teórico e científico através da mediação de discussões e vivências na prática
da monitoria, as contribuições que esse referido projeto oportuniza a formação do futuro profissional
docente. Dessa forma, foram analisados relatos de experiências de quatro discentes monitores da
disciplina supracitada que foi ministrada na UFCG/ CFP/ UAE/ Campus Cajazeiras-PB, com o intuito
de explorar fatores coincidentes e não coincidentes que contribuíram para o desenvolvimento destes
sujeitos que estão inseridos no ciclo educacional. Percebeu-se que o monitor-discente atua como
mediador do conhecimento. A experiência da monitoria possibilita um olhar mais abrangente sobre o
ciclo educacional, a realidade da sua atividade e desafios que possivelmente irá encontrar durante o
processo de formação e atuação do trabalho docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
A monitoria como potencializadora da formação docente: um relato de experiência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38811 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-01T18:48:24Z |
|
dc.date.available |
2024-11-01 |
|
dc.date.available |
2024-11-01T18:48:24Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Psicologia da Educação - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia sociohistórica |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação |
pt_BR |
dc.subject |
Experience report |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Psychology Discipline - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Sociohistorical psychology |
pt_BR |
dc.subject |
Mediation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, George Dias. |
|
dc.creator |
TAVARES, Cintia Baião Barros. |
|
dc.creator |
LOPES, Graziela Ribeiro. |
|
dc.creator |
BARBOSA, João Paulo da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Monitoring as an enhancer of teacher training: an experience report. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, George Dias; TAVARES, Cintia Baião Barros; LOPES, Graziela Ribeiro; BARBOSA, João Paulo da Silva; FERNANDES, Juliane de Sousa. A monitoria como potencializadora da formação docente: um relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38811 |
pt_BR |