DSpace Repository

A monitoria como potencializadora da formação docente: um relato de experiência.

Show simple item record

dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Juliane de Sousa.
dc.description.resumo O presente estudo objetiva analisar as concepções dos discentes monitores da disciplina de Psicologia da Educação adquiridas através da prática da monitoria a luz da psicologia sócio histórica. Para tanto, observou-se por meio da descrição das experiências vivenciadas a partir da construção do conhecimento empírico, teórico e científico através da mediação de discussões e vivências na prática da monitoria, as contribuições que esse referido projeto oportuniza a formação do futuro profissional docente. Dessa forma, foram analisados relatos de experiências de quatro discentes monitores da disciplina supracitada que foi ministrada na UFCG/ CFP/ UAE/ Campus Cajazeiras-PB, com o intuito de explorar fatores coincidentes e não coincidentes que contribuíram para o desenvolvimento destes sujeitos que estão inseridos no ciclo educacional. Percebeu-se que o monitor-discente atua como mediador do conhecimento. A experiência da monitoria possibilita um olhar mais abrangente sobre o ciclo educacional, a realidade da sua atividade e desafios que possivelmente irá encontrar durante o processo de formação e atuação do trabalho docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title A monitoria como potencializadora da formação docente: um relato de experiência. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38811
dc.date.accessioned 2024-11-01T18:48:24Z
dc.date.available 2024-11-01
dc.date.available 2024-11-01T18:48:24Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Disciplina Psicologia da Educação - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Psicologia sociohistórica pt_BR
dc.subject Mediação pt_BR
dc.subject Experience report pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Educational Psychology Discipline - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Sociohistorical psychology pt_BR
dc.subject Mediation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, George Dias.
dc.creator TAVARES, Cintia Baião Barros.
dc.creator LOPES, Graziela Ribeiro.
dc.creator BARBOSA, João Paulo da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Monitoring as an enhancer of teacher training: an experience report. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, George Dias; TAVARES, Cintia Baião Barros; LOPES, Graziela Ribeiro; BARBOSA, João Paulo da Silva; FERNANDES, Juliane de Sousa. A monitoria como potencializadora da formação docente: um relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38811 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account