DSpace Repository

A prática da monitoria de fisiologia como instrumento para a formação dos discentes: relato de experiência.

Show simple item record

dc.description.resumo A monitoria acadêmica é uma extraordinária estratégia que incrementa o processo de ensino-aprendizagem durante a graduação, uma vez que através dessa atividade é possível à aproximação com a realidade docente, o refinamento das práticas pedagógicas e o auxílio no processo de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, pretende-se com este trabalho descrever um relato de experiência da prática de monitoria na disciplina de Fisiologia como instrumento para a formação dos discentes do Curso de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir das vivências dos monitores na disciplina de Fisiologia do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras, nos períodos letivos de 2014.1, 2014.2, 2015.1 e 2015.2. Os monitores recebiam as orientações da professora da disciplina e juntos discutiam o plano de trabalho que foi distribuído em atividades didático-pedagógicas, de preparação de seminários e de extensão. Resultados: A prática da monitoria de fisiologia no Curso de Enfermagem resultou em um ganho real tanto para os monitores quanto para os monitorados. Os monitores vivenciaram uma experiência satisfatória nos três eixos acadêmicos: ensino, pesquisa e extensão. O desenvolvimento das atividades proporcionaram aos alunos e monitores um aprimoramento de conhecimentos científicos e relacionados aos conteúdos da disciplina, favoreceram aos monitores uma maior segurança e diversas habilidades como intelectuais e sociais. Conclusão: Evidenciou-se que o projeto de monitoria trouxe grandes benefícios na formação acadêmica tanto aos alunos monitorados quanto aos alunos monitores da disciplina fisiologia, além de estreitar a relação entre aluno, monitor e docente vinculados em um trabalho comum, visando, sobretudo, a melhoria na qualidade do ensino e na aprendizagem dos discentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title A prática da monitoria de fisiologia como instrumento para a formação dos discentes: relato de experiência. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38815
dc.date.accessioned 2024-11-01T19:23:32Z
dc.date.available 2024-11-01
dc.date.available 2024-11-01T19:23:32Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Disciplina Fisiologia - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Curso de Enfermagem - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Physiology Discipline - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Experience report pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Nursing Course - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Gustavo Coêlho de.
dc.creator LINARD, Lana Lívia Peixoto.
dc.creator ASSIS, Luciana Moura de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The practice of physiology monitoring as an instrument for student training: experience report. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Gustavo Coêlho de; LINARD, Lana Lívia Peixoto; ASSIS, Luciana Moura de. A prática da monitoria de fisiologia como instrumento para a formação dos discentes: relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38815 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account