dc.description.resumo |
A monitoria acadêmica é uma extraordinária estratégia que incrementa o processo de
ensino-aprendizagem durante a graduação, uma vez que através dessa atividade é possível à
aproximação com a realidade docente, o refinamento das práticas pedagógicas e o auxílio no processo
de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, pretende-se com este trabalho descrever um relato de
experiência da prática de monitoria na disciplina de Fisiologia como instrumento para a formação dos
discentes do Curso de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, realizado a
partir das vivências dos monitores na disciplina de Fisiologia do Curso de Graduação em Enfermagem
da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras, nos períodos letivos de 2014.1,
2014.2, 2015.1 e 2015.2. Os monitores recebiam as orientações da professora da disciplina e juntos
discutiam o plano de trabalho que foi distribuído em atividades didático-pedagógicas, de preparação
de seminários e de extensão. Resultados: A prática da monitoria de fisiologia no Curso de
Enfermagem resultou em um ganho real tanto para os monitores quanto para os monitorados. Os
monitores vivenciaram uma experiência satisfatória nos três eixos acadêmicos: ensino, pesquisa e
extensão. O desenvolvimento das atividades proporcionaram aos alunos e monitores um
aprimoramento de conhecimentos científicos e relacionados aos conteúdos da disciplina, favoreceram
aos monitores uma maior segurança e diversas habilidades como intelectuais e sociais. Conclusão:
Evidenciou-se que o projeto de monitoria trouxe grandes benefícios na formação acadêmica tanto aos
alunos monitorados quanto aos alunos monitores da disciplina fisiologia, além de estreitar a relação
entre aluno, monitor e docente vinculados em um trabalho comum, visando, sobretudo, a melhoria na
qualidade do ensino e na aprendizagem dos discentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
A prática da monitoria de fisiologia como instrumento para a formação dos discentes: relato de experiência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38815 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-01T19:23:32Z |
|
dc.date.available |
2024-11-01 |
|
dc.date.available |
2024-11-01T19:23:32Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Fisiologia - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Enfermagem - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Physiology Discipline - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Experience report |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing Course - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Gustavo Coêlho de. |
|
dc.creator |
LINARD, Lana Lívia Peixoto. |
|
dc.creator |
ASSIS, Luciana Moura de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The practice of physiology monitoring as an instrument for student training: experience report. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Gustavo Coêlho de; LINARD, Lana Lívia Peixoto; ASSIS, Luciana Moura de. A prática da monitoria de fisiologia como instrumento para a formação dos discentes: relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38815 |
pt_BR |