DSpace/Manakin Repository

As implicações de experiências como monitores para a formação do sujeito acadêmico.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O estudo busca apresentar algumas experiências vivenciadas como monitores no Programa de Monitoria do curso de Pedagogia, da Unidade Acadêmica de Educação, da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras. Visa elucidar as implicações do referido programa na constituição do sujeito acadêmico e na construção da identidade profissional docente. Para tanto, se pautou em pesquisa bibliográfica, na análise da legislação no que tange a monitoria no contexto nacional e no regulamento do ensino de graduação da Universidade, além de fundamentos teóricos estudados nas reuniões da monitoria e em textos estudados no decorrer da disciplina Sociologia da Educação. O estudo demonstrou que o programa de monitoria se configura como elemento facilitador e inspirador para a transposição de saberes e para a produção subjetiva de conhecimentos, destacando que as atividades desenvolvidas pelos monitores possibilitaram um olhar crítico em relação à prática profissional, como também serviu para avolumar experiências como sujeitos acadêmicos e futuros profissionais da educação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title As implicações de experiências como monitores para a formação do sujeito acadêmico. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38818
dc.date.accessioned 2024-11-01T19:29:12Z
dc.date.available 2024-11-01
dc.date.available 2024-11-01T19:29:12Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Monitoria pt_BR
dc.subject Curso de Pedagogia - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Programa de Monitoria - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Disciplina Sociologia da Educação - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Tutoring pt_BR
dc.subject Pedagogy Course - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Tutoring Program - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Sociology of Education Subject - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Francisco Anderson Varela.
dc.creator MELO, Marcos Adan dos Santos.
dc.creator SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The implications of experiences as monitors for the formation of the academic subject. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Francisco Anderson Varela; MELO, Marcos Adan dos Santos; SILVA, José Amiraldo Alves da. As implicações de experiências como monitores para a formação do sujeito acadêmico. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38818 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta