dc.creator.ID |
GARCIA, D. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3621438668811108 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Valter Ferreira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, V. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7804933907112231 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA , Luciano da. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.description.resumo |
O interesse em trabalhar vertentes que primem o pensamento crítico filosófico se
deu a partir do contexto presente em nossa prática em sala de aula, de modo
especial na turma da 2ª série do ensino regular, a qual inclui duas alunas com
deficiência auditiva, nas aulas de Filosofia. A partir das observações feitas no
contexto de sala de aula, pode-se perceber as fragilidades inerentes à prática de
ensino e, ainda mais, quando nos deparamos com situações que não são habituais
ao cotidiano escolar. Nesse sentido, almejamos investigar caminhos que possam
oferecer, ao estudante surdo, meios que viabilizem uma interação e um modo de se
desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, nos fundamentamos
em autores como: Deleuze e Guattari (2010), Gallo (2012-2017), Goldfeld (2002),
Guarinello (2007), Moreira (2010), Sacks (2010), Skliar (2003), Strobel (2016) e
Thiollent (1986). A pesquisa visa abordar maneiras de incluir o exercício da reflexão
filosófica aos estudantes surdos no ensino médio, nas aulas de filosofia, alicerçando
se no conceito de educação menor, apresentado por Sílvio Gallo. Com isso,
pretendeu-se empreender o desenvolvimento da inclusão do surdo na aproximação
com a filosofia, levando-o ao envolvimento com os outros discentes ditos <normais=,
que são os ouvintes, fazendo assim, uma análise de como a filosofia pode contribuir
na educação escolar e social do indivíduo surdo, a partir das discussões filosóficas.
Nesse sentido, propomos fazer tentativas que nos levem a repensar a prática
educacional em sala de aula, procurando meios que suscitem a compreensões
possíveis, a partir das questões abordadas pela filosofia, que se aproximem dos
elementos da cultura surda. Para tanto, nos apropriamos da ideia de Moreira (2010),
sobre mapas conceituais, para que assim, chegássemos à culminância da
construção final do produto da pesquisa. A necessidade dessa pesquisa se
apresenta com o objetivo de lançar possíveis estratégias para alcançar caminhos
que levem à comunidade escolar, como um todo, a lutar pelo direito à cidadania e
dignidade, pautado na justiça e no respeito ao diferente, ao novo, àquele que não é
o meu espelho, fazendo com que as pessoas possam conviver como indivíduos
diversos. Tais iniciativas poderão servir para motivar, sensibilizar e ajudar os sujeitos
no contexto social, possibilitando, a partir das discussões expostas nas aulas de
filosofia, a abertura de uma fenda que desperte a consciência sobre a existência,
voltada para a autorreflexão onde cada um se veja como responsável pelo seu papel
como ser individual e social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Filosofia. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de filosofia na perspectiva do filosofar com surdos (as), a partir de uma educação menor em Sílvio Gallo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-08-07 |
|
dc.description.abstract |
The interest in working on aspects that emphasize philosophical critical thinking
came from the context present in our practice in the classroom, especially in the 2nd
year of High School of regular education, which includes two students with hearing
impairment, in Philosophy classes. From the observations made in the classroom
context, one can see the weaknesses inherent in the teaching practice and, even
more so, when we are faced with situations that are not usual in the school routine. In
this sense, we aim to investigate ways that can offer the deaf student means that
enable an interaction and a way to develop the teaching-learning process. To do so,
we rely on authors such as: Deleuze and Guattari (2010), Gallo (2012-2017),
Goldfeld (2002), Guarinello (2007), Moreira (2010), Sacks (2010), Skliar (2003),
Strobel (2016) and Thiollent (1986). The research aims to address ways to include
the exercise of philosophical reflection to deaf students in high school, in philosophy
classes, based on the concept of minor education, presented by Sílvio Gallo. Thus, it
was intended to undertake the development of the inclusion of the deaf in the
approach with philosophy, leading him to the involvement with the other so-called
<normal= students, who are the hearing ones, making, thus, an analysis of how
philosophy can contribute in the school and social education of the deaf individual,
based on philosophical discussions. In this sense, we propose to make attempts that
lead us to rethink the educational practice in the classroom, looking for means that
raise possible understandings, based on the questions addressed by philosophy, that
approach the elements of deaf culture. To do so, we followed Moreira's (2010) idea
about concept maps so that we could reach the culmination of the final construction
of the research product. The need for this research is presented with the aim of
develop possible strategies to achieve paths that lead the school community, as a
whole, to fight for the right to citizenship and dignity, based on justice and respect for
what is different, what is new, what it is not my mirror, allowing people to live together
as diverse individuals. Such initiatives will be able to motivate, sensitize and help the
subjects in the social context, making possible, from the discussions exposed in the
philosophy classes, the opening of a crack that awakens the conscience about the
existence, turned to the self-reflection where people see themselves as responsible
for their role as an individual and social being. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38821 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-01T19:59:14Z |
|
dc.date.available |
2024-11-01 |
|
dc.date.available |
2024-11-01T19:59:14Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de filosofia – surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Pensamento crítico filosófico |
pt_BR |
dc.subject |
Surdo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação menor |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Discentes ouvintes |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching philosophy – deaf people |
pt_BR |
dc.subject |
Philosophical critical thinking |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf |
pt_BR |
dc.subject |
Minor education |
pt_BR |
dc.subject |
Philosophy |
pt_BR |
dc.subject |
Hearing students |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GARCIA, Danilma Medeiros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of philosophy from the perspective of philosophizing with deaf people, based on a minor education in Sílvio Gallo. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GARCIA, Danilma Medeiros. O ensino de filosofia na perspectiva do filosofar com surdos (as), a partir de uma educação menor em Sílvio Gallo. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia em Rede PROF-FILO) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |