dc.description.resumo |
A prática de monitoria durante a graduação proporciona benefícios tanto para o/a aluno/a
monitor/a quanto para os/as monitorados/as, sendo uma ferramenta facilitadora do processo
de ensino e aprendizagem. Partindo deste pressuposto, objetivou-se analisar os obstáculos,
desafios e potencialidades da monitoria no processo de ensino e aprendizagem dos/as
alunos/as da disciplina Metodologia e Instrumentação no Ensino de Ciências e Biologia, do
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Formação de Professores(CFP),
da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Para tanto, a pesquisa foi realizada
com 27 alunos/as, utilizando-se de uma abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo
descritivo, e os dados coletados através de questionários, analisados segundo a análise de
conteúdo. Os resultados indicaram que a monitoria acadêmica constitui um importante
instrumento para melhoria do processo de ensino e aprendizagem, como também, revelou a
necessidade repensar as estratégias adotadas pela monitoria, principalmente, em relação a sua
operacionalização. Portanto, conclui-se que a monitoria atendeu as expectativas e contribui
com a aprendizagem dos/as alunos/as,. Por outro lado necessita superar as concepções
tradicionais que concebe a monitoria apenas como um momento de "tira dúvidas", como
também a necessidade da inclusão de momentos ou espaços virtuais, atendendo as demandas
contemporâneas da educação e comunicação, e permitindo a inclusão de alunos/as que não
conseguem frequentar a monitoria no formato presencial. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Dificuldades, descobertas e desafios da monitoria acadêmica da disciplina metodologia e instrumentação no ensino de ciências e biologia, do curso de ciências biológicas da UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38828 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-04T18:29:58Z |
|
dc.date.available |
2024-11-04 |
|
dc.date.available |
2024-11-04T18:29:58Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina metodologia e Instrumentação no Ensino de Ciências e Biologia - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Methodology and Instrumentation in Science and Biology Teaching - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Biology Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning process |
pt_BR |
dc.subject |
Bachelor's Degree in Biological Sciences - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Renato de Freitas. |
|
dc.creator |
ALEXANDRE, Alexandra de Aquino. |
|
dc.creator |
FLORENTINO, Hugo da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Difficulties, discoveries and challenges of academic monitoring of the discipline methodology and instrumentation in the teaching of science and biology, of the biological sciences course at UFCG. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Renato de Freitas; ALEXANDRE, Alexandra de Aquino; FLORENTINO, Hugo da Silva. Dificuldades, descobertas e desafios da monitoria acadêmica da disciplina metodologia e instrumentação no ensino de ciências e biologia, do curso de ciências biológicas da UFCG. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38828 |
pt_BR |