DSpace Repository

Extração de DNA: prática em monitoria como ferramenta à formação docente.

Show simple item record

dc.description.resumo As células dos organismos são capazes de preservar e transmitir informação genética às futuras gerações por meio da complementaridade estrutural das moléculas de Ácido Desoxirribonucléico (DNA) e Ácido Ribonucléico (RNA). A descoberta que o DNA é a principal molécula que contém toda a informação hereditária dos cromossomos atraiu a atenção para a sua estrutura. "Queremos sugerir uma estrutura para o sal do ácido desoxirribonucléico. Essa estrutura possui novas características que despertam um interesse biológico considerável". Com essa frase, Watson e Crick em 1953 demonstram ao mundo um modelo para a estrutura da molécula do DNA, e com isso mudaram os rumos da Biologia conhecida até então. O exercício da monitoria constitui ação motivadora à percepção do ensino/aprendizagem ao contribuir diretamente na formação integrativa dos estudantes nas atividades de ensino, e propiciar mecanismos de apoio à pesquisa e à extensão dos cursos de graduação na universidade. Tem sido compreendida como instrumento à melhoria do ensino e influencia à formação e o estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas, visando fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de gerar a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e como as suas atividades técnico-didáticas (LINS et al., 2008). Nas atividades práticas de disciplinas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras, a monitoria em Biologia Celular trás como objetivo mostrar de forma simples, que as atividades relacionadas às aulas práticas realizadas em Laboratórios da UFCG/CFP, destacando, principalmente, quanto à importância das atividades práticas, dentre as quais, muitas são motivadoras e condutores dos saberes aprofundados, como extrair o DNA das células vegetais e humana, como as células da mucosa oral, propiciando ao aluno monitor interessantes experiências na área da docência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Biologia. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Extração de DNA: prática em monitoria como ferramenta à formação docente. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38829
dc.date.accessioned 2024-11-04T18:34:43Z
dc.date.available 2024-11-04
dc.date.available 2024-11-04T18:34:43Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Extração de DNA pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Curso de Ciências Biológicas - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Ensino de biologia pt_BR
dc.subject Ácido Desoxirribonucleico - DNA pt_BR
dc.subject DNA - Ácido Desoxirribonucleico pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject DNA extraction pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Biological Sciences course - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Biology teaching pt_BR
dc.subject Deoxyribonucleic acid - DNA pt_BR
dc.subject DNA - Deoxyribonucleic acid pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FREITAS, Danilo de Sousa.
dc.creator PEREIRA, Natália de Sousa.
dc.creator SILVA, Rosyelle Valerio da.
dc.creator ALMEIDA, José Cezario de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative DNA extraction: monitoring practice as a tool for teacher training. pt_BR
dc.identifier.citation FREITAS, Danilo de Sousa; PEREIRA, Natália de Sousa; SILVA, Rosyelle Valerio da; ALMEIDA, José Cezario de. Extração de DNA: prática em monitoria como ferramenta à formação docente. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38829 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account