dc.description.resumo |
As células dos organismos são capazes de preservar e transmitir informação
genética às futuras gerações por meio da complementaridade estrutural das moléculas de
Ácido Desoxirribonucléico (DNA) e Ácido Ribonucléico (RNA). A descoberta que o DNA é a
principal molécula que contém toda a informação hereditária dos cromossomos atraiu a
atenção para a sua estrutura. "Queremos sugerir uma estrutura para o sal do ácido
desoxirribonucléico. Essa estrutura possui novas características que despertam um interesse
biológico considerável". Com essa frase, Watson e Crick em 1953 demonstram ao mundo um
modelo para a estrutura da molécula do DNA, e com isso mudaram os rumos da Biologia
conhecida até então.
O exercício da monitoria constitui ação motivadora à percepção do
ensino/aprendizagem ao contribuir diretamente na formação integrativa dos estudantes nas
atividades de ensino, e propiciar mecanismos de apoio à pesquisa e à extensão dos cursos de graduação na universidade. Tem sido compreendida como instrumento à melhoria do ensino e
influencia à formação e o estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas,
visando fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus
diferentes aspectos, e tem a finalidade de gerar a cooperação mútua entre discente e docente e
a vivência com o professor e como as suas atividades técnico-didáticas (LINS et al., 2008).
Nas atividades práticas de disciplinas do Curso de Licenciatura em Ciências
Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras, a monitoria em
Biologia Celular trás como objetivo mostrar de forma simples, que as atividades relacionadas
às aulas práticas realizadas em Laboratórios da UFCG/CFP, destacando, principalmente,
quanto à importância das atividades práticas, dentre as quais, muitas são motivadoras e
condutores dos saberes aprofundados, como extrair o DNA das células vegetais e humana,
como as células da mucosa oral, propiciando ao aluno monitor interessantes experiências na
área da docência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Biologia. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Extração de DNA: prática em monitoria como ferramenta à formação docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38829 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-04T18:34:43Z |
|
dc.date.available |
2024-11-04 |
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dc.date.available |
2024-11-04T18:34:43Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Extração de DNA |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Ciências Biológicas - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ácido Desoxirribonucleico - DNA |
pt_BR |
dc.subject |
DNA - Ácido Desoxirribonucleico |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
DNA extraction |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Biological Sciences course - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Biology teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Deoxyribonucleic acid - DNA |
pt_BR |
dc.subject |
DNA - Deoxyribonucleic acid |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREITAS, Danilo de Sousa. |
|
dc.creator |
PEREIRA, Natália de Sousa. |
|
dc.creator |
SILVA, Rosyelle Valerio da. |
|
dc.creator |
ALMEIDA, José Cezario de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
DNA extraction: monitoring practice as a tool for teacher training. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FREITAS, Danilo de Sousa; PEREIRA, Natália de Sousa; SILVA, Rosyelle Valerio da; ALMEIDA, José Cezario de. Extração de DNA: prática em monitoria como ferramenta à formação docente. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38829 |
pt_BR |