DSpace Repository

Monitoria e formação docente: diálogos e perspectivas.

Show simple item record

dc.description.resumo Atualmente pensar na formação de professores para a educação básica é buscar por um profissional que tenha a competência de refletir criticamente sobre as questões políticas pertinentes a contemporaneidade. Nesta perspectiva, os ambientes formativos, devem promover práticas que atenda essencialmente a promoção da dialogicidade. Assim, parte-se da égide do diálogo como fenômeno humano, e da palavra como emanação da ação dialógica. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar como a atividade de monitoria promove ambientes propícios para a dialogicidade. Sendo apresentados aspectos relativos à disciplina objeto da monitoria, como, concepções, prévias e póstumas, dos/as discentes sobre a importância da disciplina para a formação docente, assim como uma avaliação geral das atividades desenvolvidas no âmbito da monitoria, seus saldos e contribuições para a formação dodiscente. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo, sendo realizada no ano de 2016 e parte da análise de um questionário aplicado os/as alunos/as do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no âmbito do Centro de Formação de Professores (CFP), Campus de Cajazeiras/PB, acerca da disciplina Política Educacional ofertada no terceiro período acadêmico a estes/as. Essa análise fundamenta-se ao aporte teórico de Flach & Masson (2015), Delors (1998) e Freire (2005). A partir deste trabalho, pode-se perceber que as discussões e problematizações realizadas na disciplina contribuíram significativamente para a formação crítica dos/as discentes. Nota-se também, o quanto os/as alunos/as passam a identificar-se com a disciplina e suas discussões tão pertinentes ao cotidiano sócio-político-educacional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Monitoria e formação docente: diálogos e perspectivas. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38830
dc.date.accessioned 2024-11-04T18:35:41Z
dc.date.available 2024-11-04
dc.date.available 2024-11-04T18:35:41Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Dialogicidade pt_BR
dc.subject Educação dialógica pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Dialogicity pt_BR
dc.subject Dialogic education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BERNARDO, Guilherme Angelo Moreira.
dc.creator SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Monitoring and teacher training: dialogues and perspectives. pt_BR
dc.identifier.citation BERNARDO, Guilherme Angelo Moreira; SANTIAGO, Stella Marcia de Morais. Monitoria e formação docente: diálogos e perspectivas. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38830 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account