dc.description.resumo |
Atualmente pensar na formação de professores para a educação básica é buscar por um profissional
que tenha a competência de refletir criticamente sobre as questões políticas pertinentes a contemporaneidade.
Nesta perspectiva, os ambientes formativos, devem promover práticas que atenda essencialmente
a promoção da dialogicidade. Assim, parte-se da égide do diálogo como fenômeno humano, e
da palavra como emanação da ação dialógica. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar
como a atividade de monitoria promove ambientes propícios para a dialogicidade. Sendo apresentados
aspectos relativos à disciplina objeto da monitoria, como, concepções, prévias e póstumas, dos/as
discentes sobre a importância da disciplina para a formação docente, assim como uma avaliação geral das atividades desenvolvidas no âmbito da monitoria, seus saldos e contribuições para a formação
dodiscente. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo, sendo realizada no ano de 2016 e
parte da análise de um questionário aplicado os/as alunos/as do Curso de Licenciatura em Matemática
da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no âmbito do Centro de Formação de Professores
(CFP), Campus de Cajazeiras/PB, acerca da disciplina Política Educacional ofertada no terceiro
período acadêmico a estes/as. Essa análise fundamenta-se ao aporte teórico de Flach & Masson
(2015), Delors (1998) e Freire (2005). A partir deste trabalho, pode-se perceber que as discussões e
problematizações realizadas na disciplina contribuíram significativamente para a formação crítica
dos/as discentes. Nota-se também, o quanto os/as alunos/as passam a identificar-se com a disciplina e
suas discussões tão pertinentes ao cotidiano sócio-político-educacional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Monitoria e formação docente: diálogos e perspectivas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38830 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-04T18:35:41Z |
|
dc.date.available |
2024-11-04 |
|
dc.date.available |
2024-11-04T18:35:41Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação dialógica |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogicity |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogic education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BERNARDO, Guilherme Angelo Moreira. |
|
dc.creator |
SANTIAGO, Stella Marcia de Morais. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Monitoring and teacher training: dialogues and perspectives. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BERNARDO, Guilherme Angelo Moreira; SANTIAGO, Stella Marcia de Morais. Monitoria e formação docente: diálogos e perspectivas. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38830 |
pt_BR |