dc.description.resumo |
Pensar sobre os conceitos da monitoria, os tipos de conhecimentos apontados como importantes e
como está vem sendo aplicada nos cursos de graduação é um imprescindível exercício na construção
crítica do estudante-acadêmico. A discussão toma azo quando realizada a partir da concepção de
autores na literatura vigente e se confronta com a realidade empírica do monitor. Nessa lógica, o
questionamento que se estabelece é sobre qual o entendimento dados na literatura, quais valores estão
contidos nesses e, como a disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de História está
contribuindo na formação do monitor. O pressuposto é de que a monitoria é um importante processo
formativo ao desenvolvimento de dimensões de conhecimento fundamentados em valores além dos
acadêmico-gnosiológicos. O presente texto tem por objetivo discutir a concepção de conhecimento
associados à monitoria na literatura vigente, em confronto com a experiência na monitoria da
disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História no curso de Pedagogia UFCG/CFP. A
pesquisa empírica é de natureza qualitativa e descritiva, com levantamento do estado de conhecimento
com uso da análise de dados por meio da tabela de análise de textos acadêmicos e científicos propostas
por Novikoff – TABDN (2010). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Monitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38832 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-04T18:41:16Z |
|
dc.date.available |
2024-11-04 |
|
dc.date.available |
2024-11-04T18:41:16Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Conceitos de monitoria |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de História - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Pedagogia - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoring concepts |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning process |
pt_BR |
dc.subject |
Subject Fundamentals and Methodologies of Teaching History - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy Course - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PESSOA, Astânia Ferreira. |
|
dc.creator |
NOVIKOFF, Cristina. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Monitoring: understandings, experience and knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PESSOA, Astânia Ferreira; NOVIKOFF, Cristina. Monitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38832 |
pt_BR |