DSpace Repository

Monitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos.

Show simple item record

dc.description.resumo Pensar sobre os conceitos da monitoria, os tipos de conhecimentos apontados como importantes e como está vem sendo aplicada nos cursos de graduação é um imprescindível exercício na construção crítica do estudante-acadêmico. A discussão toma azo quando realizada a partir da concepção de autores na literatura vigente e se confronta com a realidade empírica do monitor. Nessa lógica, o questionamento que se estabelece é sobre qual o entendimento dados na literatura, quais valores estão contidos nesses e, como a disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de História está contribuindo na formação do monitor. O pressuposto é de que a monitoria é um importante processo formativo ao desenvolvimento de dimensões de conhecimento fundamentados em valores além dos acadêmico-gnosiológicos. O presente texto tem por objetivo discutir a concepção de conhecimento associados à monitoria na literatura vigente, em confronto com a experiência na monitoria da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de História no curso de Pedagogia UFCG/CFP. A pesquisa empírica é de natureza qualitativa e descritiva, com levantamento do estado de conhecimento com uso da análise de dados por meio da tabela de análise de textos acadêmicos e científicos propostas por Novikoff – TABDN (2010). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Monitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38832
dc.date.accessioned 2024-11-04T18:41:16Z
dc.date.available 2024-11-04
dc.date.available 2024-11-04T18:41:16Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Conceitos de monitoria pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de História - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Curso de Pedagogia - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Monitoring concepts pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Subject Fundamentals and Methodologies of Teaching History - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Pedagogy Course - CFP UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PESSOA, Astânia Ferreira.
dc.creator NOVIKOFF, Cristina.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Monitoring: understandings, experience and knowledge. pt_BR
dc.identifier.citation PESSOA, Astânia Ferreira; NOVIKOFF, Cristina. Monitoria: entendimentos, experiência e conhecimentos. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38832 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account