DSpace/Manakin Repository

O impacto da monitoria na consolidação do conhecimento: um estudo aplicado à histologia.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O artigo visa apresentar a monitoria como importante atividade complementar no processo de ensino aprendizagem na disciplina de Histologia. O trabalho procura analisar a articulação entre a monitoria e os conteúdos ministrados em sala e evidenciar a efetividade da monitoria na consolidação dos conhecimentos, sob a óptica dos discentes. Para tal, foi elaborado um questionário e aplicado em abril/2017, referente ao semestre 2016.2, composta inicialmente de 22 alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, do 2º período, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras. Destes, 21 atenderam aos critérios de inclusão. A enquete foi dividida em dois momentos: pré-prova e pós-prova, para que fosse possível avaliar a opinião dos alunos quanto aos resultados obtidos na avaliação prática da disciplina. Contatou-se que todos os alunos avaliados consideram a monitoria como importante atividade complementar, 85,7%responderam que o conteúdo das monitorias foi bem articulado com o que foi ministrado pelo docente, 90,6% deles considera a monitoria como eficiente instrumento de consolidação do conhecimento. Portanto, os resultados corroboraram com a hipótese, que traz o programa de monitoria como importante meio de aprendizagem, de melhoria no rendimento dos alunos e de articulação entre teoria e prática, por favorecer práticas laboratoriais e métodos de construção de saberes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title O impacto da monitoria na consolidação do conhecimento: um estudo aplicado à histologia. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38834
dc.date.accessioned 2024-11-04T18:46:51Z
dc.date.available 2024-11-04
dc.date.available 2024-11-04T18:46:51Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Histologia pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Disciplina Histologia - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Histology pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Histology subject - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Bachelor's degree in Biological Sciences - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Letícia Pinheiro de.
dc.creator BATISTA, Alex de Novais.
dc.creator SILVA, Elias Figueiredo da.
dc.creator BOLONHA, Fabíola Jundurian.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The impact of monitoring on knowledge consolidation: a study applied to histology. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Letícia Pinheiro de; BATISTA, Alex de Novais; SILVA, Elias Figueiredo da; BOLONHA, Fabíola Jundurian. O impacto da monitoria na consolidação do conhecimento: um estudo aplicado a histologia. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38834 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta