dc.description.resumo |
O artigo visa apresentar a monitoria como importante atividade complementar no processo de ensino aprendizagem na disciplina de Histologia. O trabalho procura analisar a articulação entre a monitoria e
os conteúdos ministrados em sala e evidenciar a efetividade da monitoria na consolidação dos
conhecimentos, sob a óptica dos discentes. Para tal, foi elaborado um questionário e aplicado em
abril/2017, referente ao semestre 2016.2, composta inicialmente de 22 alunos do curso de licenciatura
em Ciências Biológicas, do 2º período, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus
Cajazeiras. Destes, 21 atenderam aos critérios de inclusão. A enquete foi dividida em dois momentos: pré-prova e pós-prova, para que fosse possível avaliar a opinião dos alunos quanto aos resultados
obtidos na avaliação prática da disciplina. Contatou-se que todos os alunos avaliados consideram a
monitoria como importante atividade complementar, 85,7%responderam que o conteúdo das
monitorias foi bem articulado com o que foi ministrado pelo docente, 90,6% deles considera a
monitoria como eficiente instrumento de consolidação do conhecimento. Portanto, os resultados
corroboraram com a hipótese, que traz o programa de monitoria como importante meio de
aprendizagem, de melhoria no rendimento dos alunos e de articulação entre teoria e prática, por
favorecer práticas laboratoriais e métodos de construção de saberes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
O impacto da monitoria na consolidação do conhecimento: um estudo aplicado à histologia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38834 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-04T18:46:51Z |
|
dc.date.available |
2024-11-04 |
|
dc.date.available |
2024-11-04T18:46:51Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Histologia |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Histologia - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Histology |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Histology subject - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Bachelor's degree in Biological Sciences - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MELO, Letícia Pinheiro de. |
|
dc.creator |
BATISTA, Alex de Novais. |
|
dc.creator |
SILVA, Elias Figueiredo da. |
|
dc.creator |
BOLONHA, Fabíola Jundurian. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The impact of monitoring on knowledge consolidation: a study applied to histology. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MELO, Letícia Pinheiro de; BATISTA, Alex de Novais; SILVA, Elias Figueiredo da; BOLONHA, Fabíola Jundurian. O impacto da monitoria na consolidação do conhecimento: um estudo aplicado a histologia. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38834 |
pt_BR |