dc.description.resumo |
Considerando a formação acadêmica do discente, o mesmo, uma vez inserido
nesse âmbito, depara-se certamente com concepções mais complexas, não abordadas mesmo
durante o ensino médio, mas que algumas poderiam ou deveriam ser abordadas. Além dessas
novidades, também encontram concepções que já trazem consigo em seu percurso escolar.
Nessa direção, o processo de formação do discente que será tratado adiante é o de aquisição de novos conhecimentos, de construção ideológica, o que o estudante pode apreender e
compreender durante sua permanência na Graduação, que consideramos como continuação da
formação escolar e não se encerra após a passagem por uma universidade, mas continuará em
formação pelo trajeto de sua vida, pois haverá sempre um novo tijolo para ser acrescido na
construção de sua formação.
Assim, trabalhar com a educação exige dedicação, paciência, estar aberto para
inovações constantes, mas antes de tudo, competência e preparação adequada. Pois o
profissional educador necessita estar sempre pronto para diversas situações e, algumas vezes,
inusitadas, no decorrer de sua carreira. O discente que pretende trabalhar com a educação,
durante seu processo de formação acadêmica, tem à sua disposição vários projetos propostos
até mesmo pela própria universidade, para proporcionar o desenvolvimento da habilidade para
o ensino, aprimorando os graduandos e tornando-os capazes para poder cumprir
proficientemente seu papel de professor. Dentre esses projetos integra-se o de monitoria, que
vai além da teoria, dando oportunidade aos discentes de experiências como um profissional da
educação, com a perspectiva de contribuição na formação acadêmica dos discentes agraciados
com esse projeto. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, Fabrissio Matheus de Sousa; RAMOS, Fátima Maria Elias. O processo construtivo e contínuo de formação do discente. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38835 |
pt_BR |