dc.description.resumo |
As discussões em torno de como mudar o ensino tradicional vêm ganhando destaque nos últimos anos.
Nas Universidades em particular, torna-se um diálogo indispensável nas rodas de conversas, a maneira
de busca com que se remete a educação em relação a métodos e técnicas que sejam mais atrativas e
consiga chamar atenção dos alunos como mecanismo facilitador da aprendizagem, principalmente no
ensino fundamental. Como momento de experiência e incentivo à docência, o processo de monitoria
contribui para a formação do estudante como profissional e pessoal na medida em que ajuda no convívio social e na interação de trabalho em grupo. Quando realizada em laboratório, a monitoria permite
conhecer o detalhamento de técnicas que são empregadas em aulas práticas e no desenvolvimento de
pesquisas. O monitor, assim, efetua sua atividade no sentido de conhecer e viver esse ambiente de
aprendizado múltiplo. Este trabalho tem como objetivo conhecer o papel do monitor em atividades
práticas em laboratórios utilizados pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras. Como metodologia foi aplicado vinte questionários semiestruturados a monitores e ex-monitores do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da
Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras, onde procurou-se saber como o monitor realiza sua atividade. Os resultados encontrados demonstraram que boa parte dos monitores desenvolvem suas atividades com pouco, ou nenhum acompanhamento do orientador responsável e que a
elaboração de aulas práticas e o desenvolvimento delas durante o programa de monitoria são bem frequentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
O papel do monitor na elaboração e desenvolvimento de aulas práticas em laboratórios. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38836 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-04T19:18:36Z |
|
dc.date.available |
2024-11-04 |
|
dc.date.available |
2024-11-04T19:18:36Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas práticas de laboratório |
pt_BR |
dc.subject |
Monitor - aulas de laboratório |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas práticas |
pt_BR |
dc.subject |
Elaboração de aulas práticas |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Practical laboratory classes |
pt_BR |
dc.subject |
Monitor - laboratory classes |
pt_BR |
dc.subject |
Practical classes |
pt_BR |
dc.subject |
Preparation of practical classes |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Biological Sciences - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOARES, Anderson Maciel. |
|
dc.creator |
ANDRADE, Gustavo Albert Soares Ferreira de. |
|
dc.creator |
FEITOSA, Fernanda Tavares. |
|
dc.creator |
MEDEIROS, Paulo Roberto de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The role of the monitor in the preparation and development of practical classes in laboratories. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOARES, Anderson Maciel; ANDRADE, Gustavo Albert Soares Ferreira de; FEITOSA, Fernanda Tavares; MEDEIROS, Paulo Roberto de. O papel do monitor na elaboração e desenvolvimento de aulas práticas em laboratórios. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38836 |
pt_BR |