Dépôt DSpace/Manakin

O papel do monitor na elaboração e desenvolvimento de aulas práticas em laboratórios.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo As discussões em torno de como mudar o ensino tradicional vêm ganhando destaque nos últimos anos. Nas Universidades em particular, torna-se um diálogo indispensável nas rodas de conversas, a maneira de busca com que se remete a educação em relação a métodos e técnicas que sejam mais atrativas e consiga chamar atenção dos alunos como mecanismo facilitador da aprendizagem, principalmente no ensino fundamental. Como momento de experiência e incentivo à docência, o processo de monitoria contribui para a formação do estudante como profissional e pessoal na medida em que ajuda no convívio social e na interação de trabalho em grupo. Quando realizada em laboratório, a monitoria permite conhecer o detalhamento de técnicas que são empregadas em aulas práticas e no desenvolvimento de pesquisas. O monitor, assim, efetua sua atividade no sentido de conhecer e viver esse ambiente de aprendizado múltiplo. Este trabalho tem como objetivo conhecer o papel do monitor em atividades práticas em laboratórios utilizados pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cajazeiras. Como metodologia foi aplicado vinte questionários semiestruturados a monitores e ex-monitores do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras, onde procurou-se saber como o monitor realiza sua atividade. Os resultados encontrados demonstraram que boa parte dos monitores desenvolvem suas atividades com pouco, ou nenhum acompanhamento do orientador responsável e que a elaboração de aulas práticas e o desenvolvimento delas durante o programa de monitoria são bem frequentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title O papel do monitor na elaboração e desenvolvimento de aulas práticas em laboratórios. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38836
dc.date.accessioned 2024-11-04T19:18:36Z
dc.date.available 2024-11-04
dc.date.available 2024-11-04T19:18:36Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Aulas práticas de laboratório pt_BR
dc.subject Monitor - aulas de laboratório pt_BR
dc.subject Aulas práticas pt_BR
dc.subject Elaboração de aulas práticas pt_BR
dc.subject Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Practical laboratory classes pt_BR
dc.subject Monitor - laboratory classes pt_BR
dc.subject Practical classes pt_BR
dc.subject Preparation of practical classes pt_BR
dc.subject Degree in Biological Sciences - CFP UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Anderson Maciel.
dc.creator ANDRADE, Gustavo Albert Soares Ferreira de.
dc.creator FEITOSA, Fernanda Tavares.
dc.creator MEDEIROS, Paulo Roberto de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The role of the monitor in the preparation and development of practical classes in laboratories. pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, Anderson Maciel; ANDRADE, Gustavo Albert Soares Ferreira de; FEITOSA, Fernanda Tavares; MEDEIROS, Paulo Roberto de. O papel do monitor na elaboração e desenvolvimento de aulas práticas em laboratórios. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38836 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte