DSpace Repository

Vivência na monitoria de Saúde Coletiva I: subsídios para formação docente e profissional.

Show simple item record

dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Marcelo Costa.
dc.description.resumo A monitoria acadêmica se caracteriza como uma atividade que fornece subsídio no processo ensino aprendizagem e na formação do profissional. Busca incentivar o discente pela docência, aumentando a relação entre o aluno e o conteúdo referente à disciplina, como também, fortalecendo a relação aluno/professor. A formação nesse sentido deve compreender a saúde como um processo em composição coletiva complexo, estabelecendo que os futuros profissionais possuam uma visão crítico reflexiva nesse âmbito. A disciplina saúde coletiva aparece como aliada nessa perspectiva, tendo em vista seus objetivos e conteúdos abordados. Dessa forma, o estudo tem como objetivo descrever a vivência da monitoria de Saúde Coletiva I como subsídio para a formação docente e profissional. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência a respeito da vivência de monitoria realizado através do programa intitulado "Práticas interdisciplinares na monitoria do curso de Enfermagem", na disciplina Saúde Coletiva I, Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. A monitoria aconteceu nos períodos 2016.1 e 2016.2, compreendendo um total de um ano. Abrange a formação profissional em distintos níveis e espaços de atuação, trazendo para a saúde coletiva, o constante contato com o processo saúde doença, promoção à saúde, prevenção de problemas e agravos à saúde da população, determinação social e as práticas de enfermagem nos serviços de Atenção Básica, preparam não só para a docência, mas capacita cada vez mais o profissional enfermeiro, no caso, para desenvolver um trabalho coerente e eficiente, uma vez que o mesmo apresenta aparato cientifico e aperfeiçoamento prático através da monitoria. Conclui-se então, a vivência da monitoria em Saúde Coletiva I como impulsionadora na prática profissional e docente, fortalecendo um perfil dos profissionais da saúde e docentes que dialoguem com as necessidades do Sistema Único de Saúde. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação superior. pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Vivência na monitoria de Saúde Coletiva I: subsídios para formação docente e profissional. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38837
dc.date.accessioned 2024-11-04T19:21:09Z
dc.date.available 2024-11-04
dc.date.available 2024-11-04T19:21:09Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Disciplina Saúde Coletiva I - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Saúde coletiva pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Curso de Enfermagem - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Subject Public Health I - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Public health pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Nursing Course - CFP UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Rayara Cibelle Ribeiro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Experience in monitoring Public Health I: subsidies for teacher and professional training. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Rayara Cibelle Ribeiro da; FERNANDES, Marcelo Costa. Vivência na monitoria de Saúde Coletiva I: subsídios para formação docente e profissional. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38837 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account