dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Marcelo Costa. |
|
dc.description.resumo |
A monitoria acadêmica se caracteriza como uma atividade que fornece subsídio no processo ensino aprendizagem
e na formação do profissional. Busca incentivar o discente pela docência, aumentando a
relação entre o aluno e o conteúdo referente à disciplina, como também, fortalecendo a relação
aluno/professor. A formação nesse sentido deve compreender a saúde como um processo em
composição coletiva complexo, estabelecendo que os futuros profissionais possuam uma visão crítico reflexiva
nesse âmbito. A disciplina saúde coletiva aparece como aliada nessa perspectiva, tendo em
vista seus objetivos e conteúdos abordados. Dessa forma, o estudo tem como objetivo descrever a
vivência da monitoria de Saúde Coletiva I como subsídio para a formação docente e profissional.
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência a respeito da vivência de monitoria
realizado através do programa intitulado "Práticas interdisciplinares na monitoria do curso de
Enfermagem", na disciplina Saúde Coletiva I, Centro de Formação de Professores da Universidade
Federal de Campina Grande. A monitoria aconteceu nos períodos 2016.1 e 2016.2, compreendendo um
total de um ano. Abrange a formação profissional em distintos níveis e espaços de atuação, trazendo
para a saúde coletiva, o constante contato com o processo saúde doença, promoção à saúde, prevenção
de problemas e agravos à saúde da população, determinação social e as práticas de enfermagem nos
serviços de Atenção Básica, preparam não só para a docência, mas capacita cada vez mais o
profissional enfermeiro, no caso, para desenvolver um trabalho coerente e eficiente, uma vez que o
mesmo apresenta aparato cientifico e aperfeiçoamento prático através da monitoria. Conclui-se então, a
vivência da monitoria em Saúde Coletiva I como impulsionadora na prática profissional e docente, fortalecendo um perfil dos profissionais da saúde e docentes que dialoguem com as necessidades do
Sistema Único de Saúde. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação superior. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Vivência na monitoria de Saúde Coletiva I: subsídios para formação docente e profissional. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38837 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-04T19:21:09Z |
|
dc.date.available |
2024-11-04 |
|
dc.date.available |
2024-11-04T19:21:09Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Saúde Coletiva I - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde coletiva |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Enfermagem - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Subject Public Health I - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Public health |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing Course - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Rayara Cibelle Ribeiro da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Experience in monitoring Public Health I: subsidies for teacher and professional training. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Rayara Cibelle Ribeiro da; FERNANDES, Marcelo Costa. Vivência na monitoria de Saúde Coletiva I: subsídios para formação docente e profissional. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38837 |
pt_BR |