dc.description.resumo |
A monitoria é cada vez mais utilizada nas instituições de ensino, pois ela é uma ferramenta de grande importância para o processo de aprendizagem tanto do monitor quanto do aluno monitorado, uma vez que a mesma permite associar a teoria e a prática (OLIVEIRA, et al, 2014). Desse modo ela se configura como uma atividade extracurricular, a fim de proporcionar maior desenvolvimento acadêmico, visto que o aluno auxilia o professor no planejamento das atividades de ensino. A execução das atividades do monitor está pautada na lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que garante que os discentes podem exercer a função de monitor a depender de seu rendimento e plano de estudos na disciplina a qual irá exercer a função (BRASIL, 1996). Segundo Lara (2015) a aprendizagem não é um processo estático, mas sim permanente e em movimento pois quando apresentados novos conhecimentos ocorrem modificações no modo de pensar e agir. Desse modo o aluno que se torna monitor busca por meio de pesquisas e leituras novos conhecimentos, o que desenvolve no aluno o pensamento crítico e investigativo. A monitoria proporciona ao monitor o aprofundamento dos conhecimentos, disseminar o saber sobre a disciplina na qual exerce a atividade, além de ajudá-lo na sua futura vida profissional uma vez que se caracteriza como uma atividade de iniciação à docência (SILVA, 2009). Sendo assim a atividade de monitoria agrega conhecimentos importantes para os discentes, desenvolvendo neles capacidades pertinentes ao ensino e a aprendizagem, as quais são relevantes para a formação do futuro profissional. Ela é um instrumento para melhorar o ensino na graduação, inserindo o aluno na realidade do professor, e ajudando outros alunos a sanar suas dúvidas através de metodologias diferenciadas, configurando-se assim como uma atividade de apoio no processo de aprendizagem (LINS, 2009). O presente estudo tem como objetivo evidenciar a importância da monitoria na melhoria da qualidade de ensino na graduação do curso de enfermagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação superior. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
A importância da monitoria no processo de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38840 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-05T10:26:56Z |
|
dc.date.available |
2024-11-05 |
|
dc.date.available |
2024-11-05T10:26:56Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de aprendizagem - monitoria |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Learning process - monitoring |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria Karuline Andrade e. |
|
dc.creator |
ANDRADE, Geovannya Iran de Santana. |
|
dc.creator |
FERNANDES, Cláudia Maria. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of monitoring in the learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria Karuline Andrade e; ANDRADE, Geovannya Iran de Santana; FERNANDES, Cláudia Maria. A importância da monitoria no processo de aprendizagem. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38840 |
pt_BR |