DSpace/Manakin Repository

A importância da monitoria no processo de aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A monitoria é cada vez mais utilizada nas instituições de ensino, pois ela é uma ferramenta de grande importância para o processo de aprendizagem tanto do monitor quanto do aluno monitorado, uma vez que a mesma permite associar a teoria e a prática (OLIVEIRA, et al, 2014). Desse modo ela se configura como uma atividade extracurricular, a fim de proporcionar maior desenvolvimento acadêmico, visto que o aluno auxilia o professor no planejamento das atividades de ensino. A execução das atividades do monitor está pautada na lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que garante que os discentes podem exercer a função de monitor a depender de seu rendimento e plano de estudos na disciplina a qual irá exercer a função (BRASIL, 1996). Segundo Lara (2015) a aprendizagem não é um processo estático, mas sim permanente e em movimento pois quando apresentados novos conhecimentos ocorrem modificações no modo de pensar e agir. Desse modo o aluno que se torna monitor busca por meio de pesquisas e leituras novos conhecimentos, o que desenvolve no aluno o pensamento crítico e investigativo. A monitoria proporciona ao monitor o aprofundamento dos conhecimentos, disseminar o saber sobre a disciplina na qual exerce a atividade, além de ajudá-lo na sua futura vida profissional uma vez que se caracteriza como uma atividade de iniciação à docência (SILVA, 2009). Sendo assim a atividade de monitoria agrega conhecimentos importantes para os discentes, desenvolvendo neles capacidades pertinentes ao ensino e a aprendizagem, as quais são relevantes para a formação do futuro profissional. Ela é um instrumento para melhorar o ensino na graduação, inserindo o aluno na realidade do professor, e ajudando outros alunos a sanar suas dúvidas através de metodologias diferenciadas, configurando-se assim como uma atividade de apoio no processo de aprendizagem (LINS, 2009). O presente estudo tem como objetivo evidenciar a importância da monitoria na melhoria da qualidade de ensino na graduação do curso de enfermagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação superior. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title A importância da monitoria no processo de aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38840
dc.date.accessioned 2024-11-05T10:26:56Z
dc.date.available 2024-11-05
dc.date.available 2024-11-05T10:26:56Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Processo de aprendizagem - monitoria pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Learning process - monitoring pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Karuline Andrade e.
dc.creator ANDRADE, Geovannya Iran de Santana.
dc.creator FERNANDES, Cláudia Maria.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of monitoring in the learning process. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Karuline Andrade e; ANDRADE, Geovannya Iran de Santana; FERNANDES, Cláudia Maria. A importância da monitoria no processo de aprendizagem. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38840 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta