dc.creator.ID |
RIBEIRO, D. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6719347731770424 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Kátia Ramos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, K. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7425924217515123 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2ID |
SÁ, C. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SÁ, Carolina Figueiredo de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SÁ, C. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, L. G. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2784352958535431 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A proposta deste trabalho é refletir e analisar criticamente o currículo, que repleto de
androcentrismo e eurocentrismo faz surgir questionamentos como: será que o que sabemos é
exatamente o que nos contaram? O que seria da sociedade sem a sua história e suas lembranças?
O que é da memória e história das mulheres pretas, brancas e pardas se não forem escritas por
elas mesmas, mas por seus opressores? Nesse sentido, o problema destacado é: há impactos
refletidos pela falta de representatividade étnico-racial e do gênero feminino no currículo para
com os discentes? Tendo como um de seus objetivos: identificar como a cultura do machismo
e o racismo estrutural também são consequência desse tipo de currículo escolar do ensino
médio; bem como demonstrar de que maneira essa temática pode contribuir para o cotidiano e
convívio dos discentes além do ambiente escolar; E propor como algumas autoras femininas
ausentes no currículo acadêmico podem ser abordadas em sala. Com orientação teórica metodológica de pesquisa qualitativa documental, com revisões na literatura, a pesquisa obteve
como principais resultados alcançados: a constatação da influência do androcentrismo e
eurocentrismo na formação do que se tem hoje do currículo. Isso contribui para o surgimento
de muitos dos desafios presentes no ensino, a exemplo de temas sensíveis voltados às relações
étnico-raciais e de gênero, pois há resistência e conflito de ideais, falta de conhecimento prévio
de temas desse tipo, superficialidade na abordagem, ausência de inclusão, e não valorização das
diferentes perspectivas existentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.title |
A Alexandria feminina – um caminho entre as cinzas na Sociologia: o androcentrismo e o eurocentrismo na formação do currículo escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-22 |
|
dc.description.abstract |
The purpose of this paper is to reflect on and critically analyze the curriculum, which is full of
androcentrism and Eurocentrism and raises questions such as: is what we know exactly what
we have been told? What would society be without its history and memories? What would
become of the memory and history of black, white and brown women if they were not written
by themselves, but by their oppressors? In this sense, the problem highlighted is: are there
impacts reflected by the lack of ethnic-racial and female representation in the curriculum on
students? One of its objectives is: to identify how the culture of machismo and structural racism
are also consequences of this type of high school curriculum; as well as to demonstrate how
this theme can contribute to the daily lives and coexistence of students beyond the school
environment; and to propose how some female authors absent from the academic curriculum
can be addressed in the classroom. With theoretical and methodological guidance from
qualitative documentary research, with literature reviews, the research obtained the following
main results: the confirmation of the influence of androcentrism and Eurocentrism in the
formation of the current curriculum. This contributes to the emergence of many of the
challenges present in teaching, such as sensitive topics related to ethnic-racial and gender
relations, as there is resistance and conflict of ideals, lack of prior knowledge of such topics,
superficiality in the approach, lack of inclusion, and failure to value the different existing
perspectives. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38848 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-05T13:10:16Z |
|
dc.date.available |
2024-11-05 |
|
dc.date.available |
2024-11-05T13:10:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Protagonismo feminino - Sociologia. |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo escolar - Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Androcentrismo |
pt_BR |
dc.subject |
Eurocentrismo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação feminina - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo estrutural |
pt_BR |
dc.subject |
Representações étnico-raciais – ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres negras |
pt_BR |
dc.subject |
Sequências didáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Female protagonism - Sociology |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology |
pt_BR |
dc.subject |
School curriculum - Sociology |
pt_BR |
dc.subject |
Androcentrism |
pt_BR |
dc.subject |
Eurocentrism |
pt_BR |
dc.subject |
Female education - Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Structural racism |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial representations - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Black women |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic sequences |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RIBEIRO, Dayanne de Melo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The feminine Alexandria – a path among the ashes in Sociology: androcentrism and Eurocentrism in the formation of the school curriculum. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Dayanne de Melo. A Alexandria feminina – um caminho entre as cinzas na Sociologia: o androcentrismo e o eurocentrismo na formação do currículo escolar. 2024. 118f.Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38848 |
pt_BR |