DSpace Repository

A Alexandria feminina – um caminho entre as cinzas na Sociologia: o androcentrismo e o eurocentrismo na formação do currículo escolar.

Show simple item record

dc.creator.ID RIBEIRO, D. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6719347731770424 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Kátia Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, K. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7425924217515123 pt_BR
dc.contributor.advisor2ID SÁ, C. F. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 pt_BR
dc.contributor.referee1 SÁ, Carolina Figueiredo de.
dc.contributor.referee1ID SÁ, C. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, L. G. S. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/2784352958535431 pt_BR
dc.description.resumo A proposta deste trabalho é refletir e analisar criticamente o currículo, que repleto de androcentrismo e eurocentrismo faz surgir questionamentos como: será que o que sabemos é exatamente o que nos contaram? O que seria da sociedade sem a sua história e suas lembranças? O que é da memória e história das mulheres pretas, brancas e pardas se não forem escritas por elas mesmas, mas por seus opressores? Nesse sentido, o problema destacado é: há impactos refletidos pela falta de representatividade étnico-racial e do gênero feminino no currículo para com os discentes? Tendo como um de seus objetivos: identificar como a cultura do machismo e o racismo estrutural também são consequência desse tipo de currículo escolar do ensino médio; bem como demonstrar de que maneira essa temática pode contribuir para o cotidiano e convívio dos discentes além do ambiente escolar; E propor como algumas autoras femininas ausentes no currículo acadêmico podem ser abordadas em sala. Com orientação teórica metodológica de pesquisa qualitativa documental, com revisões na literatura, a pesquisa obteve como principais resultados alcançados: a constatação da influência do androcentrismo e eurocentrismo na formação do que se tem hoje do currículo. Isso contribui para o surgimento de muitos dos desafios presentes no ensino, a exemplo de temas sensíveis voltados às relações étnico-raciais e de gênero, pois há resistência e conflito de ideais, falta de conhecimento prévio de temas desse tipo, superficialidade na abordagem, ausência de inclusão, e não valorização das diferentes perspectivas existentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title A Alexandria feminina – um caminho entre as cinzas na Sociologia: o androcentrismo e o eurocentrismo na formação do currículo escolar. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-22
dc.description.abstract The purpose of this paper is to reflect on and critically analyze the curriculum, which is full of androcentrism and Eurocentrism and raises questions such as: is what we know exactly what we have been told? What would society be without its history and memories? What would become of the memory and history of black, white and brown women if they were not written by themselves, but by their oppressors? In this sense, the problem highlighted is: are there impacts reflected by the lack of ethnic-racial and female representation in the curriculum on students? One of its objectives is: to identify how the culture of machismo and structural racism are also consequences of this type of high school curriculum; as well as to demonstrate how this theme can contribute to the daily lives and coexistence of students beyond the school environment; and to propose how some female authors absent from the academic curriculum can be addressed in the classroom. With theoretical and methodological guidance from qualitative documentary research, with literature reviews, the research obtained the following main results: the confirmation of the influence of androcentrism and Eurocentrism in the formation of the current curriculum. This contributes to the emergence of many of the challenges present in teaching, such as sensitive topics related to ethnic-racial and gender relations, as there is resistance and conflict of ideals, lack of prior knowledge of such topics, superficiality in the approach, lack of inclusion, and failure to value the different existing perspectives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38848
dc.date.accessioned 2024-11-05T13:10:16Z
dc.date.available 2024-11-05
dc.date.available 2024-11-05T13:10:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Protagonismo feminino - Sociologia. pt_BR
dc.subject Sociologia pt_BR
dc.subject Currículo escolar - Sociologia pt_BR
dc.subject Androcentrismo pt_BR
dc.subject Eurocentrismo pt_BR
dc.subject Educação feminina - Brasil pt_BR
dc.subject Racismo estrutural pt_BR
dc.subject Representações étnico-raciais – ensino pt_BR
dc.subject Mulheres negras pt_BR
dc.subject Sequências didáticas pt_BR
dc.subject Female protagonism - Sociology pt_BR
dc.subject Sociology pt_BR
dc.subject School curriculum - Sociology pt_BR
dc.subject Androcentrism pt_BR
dc.subject Eurocentrism pt_BR
dc.subject Female education - Brazil pt_BR
dc.subject Structural racism pt_BR
dc.subject Ethnic-racial representations - teaching pt_BR
dc.subject Black women pt_BR
dc.subject Didactic sequences pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Dayanne de Melo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The feminine Alexandria – a path among the ashes in Sociology: androcentrism and Eurocentrism in the formation of the school curriculum. pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO, Dayanne de Melo. A Alexandria feminina – um caminho entre as cinzas na Sociologia: o androcentrismo e o eurocentrismo na formação do currículo escolar. 2024. 118f.Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38848 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account