DSpace/Manakin Repository

SILVA, Leandro Dantas da. A percepção dos alunos do ensino médio e dos professores em formação sobre o ensino dos componentes físico-naturais na Geografia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, L. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1858888072502075 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.referee2 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.description.resumo Nas aulas de Geografia, se bem trabalhado, o ensino dos componentes físico-naturais possui o potencial de contribuir significativamente para a formação de cidadãos críticos e conscientes de sua realidade no espaço geográfico. Entretanto, nem sempre os componentes relevo, solos, rochas, hidrografia, vegetação e clima são explorados em sua totalidade e de forma alinhada com o propósito da Geografia Escolar, resultando em aulas que, por vezes, se restringem a descrições superficiais e desconectadas da realidade dos alunos, levando à desmotivação destes. Neste cenário, o objetivo desta pesquisa é compreender a percepção dos alunos do ensino médio e dos professores em formação sobre o ensino dos componentes físico-naturais nas aulas de Geografia. Desta maneira, buscamos conferir voz às experiências e perspectivas desses sujeitos, com a finalidade de identificar lacunas, desafios e potencialidades no processo de ensino desses componentes. Este trabalho corresponde a uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento do presente estudo, nos fundamentamos essencialmente nas discussões promovidas por Callai (2011), Morais (2011, 2021), Valadão (2014, 2017) e Ascenção (2014, 2017, 2021). Como resultados desta pesquisa, elucidamos a potencialidade do ensino dos componentes físico-naturais. Além disso, destacamos as valiosas contribuições dos alunos do ensino médio e dos professores em formação, que compartilharam suas percepções sobre o processo de ensino e aprendizagem desses componentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title SILVA, Leandro Dantas da. A percepção dos alunos do ensino médio e dos professores em formação sobre o ensino dos componentes físico-naturais na Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2024-07-11
dc.description.abstract In Geography classes, when well-structured, the teaching of physical-natural components has the potential to significantly contribute to the formation of critical and aware citizens regarding their reality in the geographical space. However, components such as relief, soils, rocks, hydrography, vegetation, and climate are not always fully explored or aligned with the purpose of School Geography. This often results in classes that are limited to superficial descriptions disconnected from the students' reality, leading to their demotivation. In this context, the objective of this research is to understand the perceptions of high school students and pre- service teachers about the teaching of physical-natural components in Geography classes. We aim to give voice to the experiences and perspectives of these individuals to identify gaps, challenges, and potentialities in the teaching process of these components. This work is an applied research study with a qualitative approach. For the development of this study, we primarily rely on the discussions promoted by Callai (2011), Morais (2011, 2021), Valadão (2014, 2017), and Ascenção (2014, 2017, 2021). As a result of this research, we elucidate the potential of teaching physical and natural components. Moreover, we highlight the valuable contributions of high school students and pre-service teachers, who shared their perceptions about the teaching and learning processes of these componentes pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38851
dc.date.accessioned 2024-11-05T22:56:15Z
dc.date.available 2024-11-05
dc.date.available 2024-11-05T22:56:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Componentes físico - Naturais - Ensino pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Aulas de Geografia pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Teaching Geography pt_BR
dc.subject Physical components - Natural - Teaching pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject Geography Classes pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Leandro Dantas da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative SILVA, Leandro Dantas da. The perception of high school students and teachers in training regarding the teaching of physical-natural components in Geography. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Leandro Dantas da. A percepção dos alunos do ensino médio e dos professores em formação sobre o ensino dos componentes físico-naturais na Geografia. 2024. 80f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta