dc.creator.ID |
SILVA, L. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1858888072502075 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.description.resumo |
Nas aulas de Geografia, se bem trabalhado, o ensino dos componentes físico-naturais possui o
potencial de contribuir significativamente para a formação de cidadãos críticos e conscientes
de sua realidade no espaço geográfico. Entretanto, nem sempre os componentes relevo, solos,
rochas, hidrografia, vegetação e clima são explorados em sua totalidade e de forma alinhada
com o propósito da Geografia Escolar, resultando em aulas que, por vezes, se restringem a
descrições superficiais e desconectadas da realidade dos alunos, levando à desmotivação destes.
Neste cenário, o objetivo desta pesquisa é compreender a percepção dos alunos do ensino médio
e dos professores em formação sobre o ensino dos componentes físico-naturais nas aulas de
Geografia. Desta maneira, buscamos conferir voz às experiências e perspectivas desses sujeitos,
com a finalidade de identificar lacunas, desafios e potencialidades no processo de ensino desses
componentes. Este trabalho corresponde a uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa.
Para o desenvolvimento do presente estudo, nos fundamentamos essencialmente nas discussões
promovidas por Callai (2011), Morais (2011, 2021), Valadão (2014, 2017) e Ascenção (2014,
2017, 2021). Como resultados desta pesquisa, elucidamos a potencialidade do ensino dos
componentes físico-naturais. Além disso, destacamos as valiosas contribuições dos alunos do
ensino médio e dos professores em formação, que compartilharam suas percepções sobre o
processo de ensino e aprendizagem desses componentes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
SILVA, Leandro Dantas da. A percepção dos alunos do ensino médio e dos professores em formação sobre o ensino dos componentes físico-naturais na Geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-07-11 |
|
dc.description.abstract |
In Geography classes, when well-structured, the teaching of physical-natural components has
the potential to significantly contribute to the formation of critical and aware citizens regarding
their reality in the geographical space. However, components such as relief, soils, rocks,
hydrography, vegetation, and climate are not always fully explored or aligned with the purpose
of School Geography. This often results in classes that are limited to superficial descriptions
disconnected from the students' reality, leading to their demotivation. In this context, the
objective of this research is to understand the perceptions of high school students and pre-
service teachers about the teaching of physical-natural components in Geography classes. We
aim to give voice to the experiences and perspectives of these individuals to identify gaps,
challenges, and potentialities in the teaching process of these components. This work is an
applied research study with a qualitative approach. For the development of this study, we
primarily rely on the discussions promoted by Callai (2011), Morais (2011, 2021), Valadão
(2014, 2017), and Ascenção (2014, 2017, 2021). As a result of this research, we elucidate the
potential of teaching physical and natural components. Moreover, we highlight the valuable
contributions of high school students and pre-service teachers, who shared their perceptions
about the teaching and learning processes of these componentes |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38851 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-05T22:56:15Z |
|
dc.date.available |
2024-11-05 |
|
dc.date.available |
2024-11-05T22:56:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Componentes físico - Naturais - Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Physical components - Natural - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
School geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Classes |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Leandro Dantas da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
SILVA, Leandro Dantas da. The perception of high school students and teachers in training regarding the teaching of physical-natural components in Geography. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Leandro Dantas da. A percepção dos alunos do ensino médio e dos professores em formação sobre o ensino dos componentes físico-naturais na Geografia. 2024. 80f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |