Repositorio Dspace/Manakin

A monitoria no processo de formação docente: uma breve discussão.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo A monitoria tem papel importante na formação docente, pois permite ao aluno monitor ter uma maior aproximação com atividade docente. Segundo Natário e Santos (2010) a monitoria possui como finalidade a melhoria da formação profissional e seu desenvolvimento, obtendo um aprimoramento no que diz respeito à qualificação do ensino, e uma maior inserção teórica, possibilitando o desenvolvimento de habilidades em suas atividades, com isso os programas de monitoria proporcionam uma maior interação e experiência acadêmica na vida do graduando. O Programa de Monitoria Acadêmica tem proporcionado tanto o aprendizado como a prática na Universidade, contribuindo assim para o processo da formação docente. Para Lima e Corrêa (2008) o exercício da monitoria não é só possuir um certificado ou contabilização de pontos, mas sim uma experiência produtiva e encorajadora com a possibilidade de vivenciar, de certa forma, a docência. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo abordar e fazer uma reflexão sobre a experiência da monitoria e sua relevância na formação docente. A referida atividade fazia parte do programa "Primeiros Passos: Rumo a Prática Docente" do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, desenvolvida no período letivo de 2015.2, com a turma de Estágio Curricular Supervisionado I, do 6° período noturno do curso de Licenciatura em Geografia, sob a orientação da Professora Micaelle Amancio, a turma contava com um total de 20 alunos. A disciplina de Estágio I é, para a maioria dos alunos da graduação enquanto professores, o primeiro contato com a escola, seu futuro campo de atuação. A monitoria nessa disciplina se faz importante, pois permite uma troca de experiências entre os alunos e o monitor (a), que já vivenciou essa prática e pode contribuir com suas experiências. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação superior. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title A monitoria no processo de formação docente: uma breve discussão. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38862
dc.date.accessioned 2024-11-06T19:30:44Z
dc.date.available 2024-11-06
dc.date.available 2024-11-06T19:30:44Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Formação docente - monitoria pt_BR
dc.subject Programa Primeiros Passos Rumo à Prática Docente - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Disciplina Estágio Curricular Supervisionado I - Geografia - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Teacher training - monitoring pt_BR
dc.subject First Steps Towards Teaching Practice Program - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Subject Supervised Curricular Internship I - Geography - CFP UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Andressa Sarmento da;
dc.creator SILVA, Micaelle Amancio da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Monitoring in the teacher training process: a brief discussion. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Andressa Sarmento da; SILVA, Micaelle Amancio da. A monitoria no processo de formação docente: uma breve discussão. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38862 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta