dc.description.resumo |
Primeiros Socorros podem ser definidos por um atendimento imediato a uma pessoa
que necessite de cuidados, no qual pode ser realizado por qualquer pessoa da população
que tenha conhecimentos teóricos e práticos para realizar as manobras e técnicas corretas. O
principal objetivo do atendimento inicial é a redução de sequelas e uma maior sobrevida da
vítima (ALVARO FILHO et al., 2015).
A falta de conhecimentos da população e em especial de estudantes pode trazer
consequências e sequelas se o atendimento não for realizado de forma adequada devido a uma
manipulação incorreta, pânico no momento do ocorrido, o que torna perceptível a importância
de primeiros socorros para o treinamento em atender as vítimas (MARQUES et al., 2014). Nesse sentido, a realização de simulações durante a disciplina de Primeiros Socorros
tem grande importância como metodologia para o ensino nos cursos de saúde e na enfermagem,
de forma que promove um maior aprendizado aliado ao conteúdo teórico focado no
aluno e com o apoio de um professor em um ambiente adequado. O discente e o docente caminham
juntos no processo de interação e construção de conhecimentos relacionados a situações
de emergência e urgência cotidiana. As práticas formais no qual só o professor ensina,
deve levar em consideração o ensino aprendizagem no modelo dinâmico em que o aluno deixa
apenas de ser um receptor e começa a ser ativo e participativo na aprendizagem (ROSA et
al., 2017).
Assim, este trabalho tem como objetivo relatar a participação das monitoras da
disciplina de Primeiros Socorros durante o planejamento das simulações realizadas pelos alunos
que retrataram situações de emergência da vida cotidiana. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação superior. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Práticas de monitoria na disciplina de primeiros socorros: relato de experiência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38865 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-07T10:25:58Z |
|
dc.date.available |
2024-11-07 |
|
dc.date.available |
2024-11-07T10:25:58Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Primeiros socorros - disciplina - CFP |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina de primeiros socorros - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
First aid - subject - CFP |
pt_BR |
dc.subject |
First aid subject - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Experience report |
pt_BR |
dc.subject |
Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BATISTA, Irislândia de Oliveira. |
|
dc.creator |
HOLANDA, Geane Sara de. |
|
dc.creator |
ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Monitoring practices in the first aid discipline: experience report. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BATISTA, Irislândia de Oliveira; HOLANDA, Geane Sara de; ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de. Práticas de monitoria na disciplina de primeiros socorros: relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38865 |
pt_BR |