DSpace Repository

Práticas de monitoria na disciplina de primeiros socorros: relato de experiência.

Show simple item record

dc.description.resumo Primeiros Socorros podem ser definidos por um atendimento imediato a uma pessoa que necessite de cuidados, no qual pode ser realizado por qualquer pessoa da população que tenha conhecimentos teóricos e práticos para realizar as manobras e técnicas corretas. O principal objetivo do atendimento inicial é a redução de sequelas e uma maior sobrevida da vítima (ALVARO FILHO et al., 2015). A falta de conhecimentos da população e em especial de estudantes pode trazer consequências e sequelas se o atendimento não for realizado de forma adequada devido a uma manipulação incorreta, pânico no momento do ocorrido, o que torna perceptível a importância de primeiros socorros para o treinamento em atender as vítimas (MARQUES et al., 2014). Nesse sentido, a realização de simulações durante a disciplina de Primeiros Socorros tem grande importância como metodologia para o ensino nos cursos de saúde e na enfermagem, de forma que promove um maior aprendizado aliado ao conteúdo teórico focado no aluno e com o apoio de um professor em um ambiente adequado. O discente e o docente caminham juntos no processo de interação e construção de conhecimentos relacionados a situações de emergência e urgência cotidiana. As práticas formais no qual só o professor ensina, deve levar em consideração o ensino aprendizagem no modelo dinâmico em que o aluno deixa apenas de ser um receptor e começa a ser ativo e participativo na aprendizagem (ROSA et al., 2017). Assim, este trabalho tem como objetivo relatar a participação das monitoras da disciplina de Primeiros Socorros durante o planejamento das simulações realizadas pelos alunos que retrataram situações de emergência da vida cotidiana. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação superior. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Práticas de monitoria na disciplina de primeiros socorros: relato de experiência. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38865
dc.date.accessioned 2024-11-07T10:25:58Z
dc.date.available 2024-11-07
dc.date.available 2024-11-07T10:25:58Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Primeiros socorros - disciplina - CFP pt_BR
dc.subject Disciplina de primeiros socorros - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG pt_BR
dc.subject First aid - subject - CFP pt_BR
dc.subject First aid subject - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Experience report pt_BR
dc.subject Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Irislândia de Oliveira.
dc.creator HOLANDA, Geane Sara de.
dc.creator ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Monitoring practices in the first aid discipline: experience report. pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA, Irislândia de Oliveira; HOLANDA, Geane Sara de; ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de. Práticas de monitoria na disciplina de primeiros socorros: relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38865 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account