dc.description.resumo |
Introdução: a monitoria é caracterizada como uma atividade de apoio pedagógico disponibilizada
para os alunos que tem interesse em aprofundar seus conhecimentos referentes à disciplina
estudada. Objetivo: o presente artigo visa realizar uma reflexão acerca da importância
da prática da monitoria como oportunidade de aperfeiçoamento crítico-pessoal além de ressaltar
a importância do desenvolvimento desse programa, uma vez que o acompanhamento
das aulas teórico-práticas e auxílio aos discentes promovem grande satisfação pessoal e propicia
o desenvolvimento acadêmico. Método: Trata-se de um estudo descritivo reflexivo, que
foi construído a partir da vivência das discentes durante a realização das atividades de monitoria
referente à disciplina Enfermagem Clínica I no período 2016.1 e 2016.2. No que diz
respeito às atividades teórico-práticas, estas são realizadas na Atenção Primária, por meio de
visitas domiciliares e na Atenção Secundária, no setor de clínica médica de um hospital geral.
Resultados: a monitoria possibilita uma experiência diferenciada ao aluno que por ela opta,
uma vez que é possível rever todas as informações pertencentes à disciplina ao longo da execução
das atividades fazendo com que o aluno adquira maior autonomia, segurança e aprimoramento
no desempenho das suas atividades. Conclusão: Depreende-se que a monitoria
acadêmica configura-se como uma importante atividade exercida pelo monitor, através da
aquisição do aprendizado para a prática da docência e do ensino, caracterizada por um processo
mútuo de troca de conhecimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação superior. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões acerca da monitoria: uma oportunidade de aperfeiçoamento crítico-intelectual. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38866 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-07T10:29:13Z |
|
dc.date.available |
2024-11-07 |
|
dc.date.available |
2024-11-07T10:29:13Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Enfermagem Clínica I - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Enfermagem Clínica I - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Clinical Nursing I - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Cryslanny de Souza Maciel e. |
|
dc.creator |
SILVA, Franciclébia Ferreira Bezerra e. |
|
dc.creator |
VÉRAS, Gerlane Cristinne Bertino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reflections on monitoring: an opportunity for critical-intellectual improvement. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Cryslanny de Souza Maciel e; SILVA, Franciclébia Ferreira Bezerra e; VÉRAS, Gerlane Cristinne Bertino. Reflexões acerca da monitoria: uma oportunidade de aperfeiçoamento crítico-intelectual. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38866 |
pt_BR |