DSpace/Manakin Repository

Reflexões acerca da monitoria: uma oportunidade de aperfeiçoamento crítico-intelectual.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo Introdução: a monitoria é caracterizada como uma atividade de apoio pedagógico disponibilizada para os alunos que tem interesse em aprofundar seus conhecimentos referentes à disciplina estudada. Objetivo: o presente artigo visa realizar uma reflexão acerca da importância da prática da monitoria como oportunidade de aperfeiçoamento crítico-pessoal além de ressaltar a importância do desenvolvimento desse programa, uma vez que o acompanhamento das aulas teórico-práticas e auxílio aos discentes promovem grande satisfação pessoal e propicia o desenvolvimento acadêmico. Método: Trata-se de um estudo descritivo reflexivo, que foi construído a partir da vivência das discentes durante a realização das atividades de monitoria referente à disciplina Enfermagem Clínica I no período 2016.1 e 2016.2. No que diz respeito às atividades teórico-práticas, estas são realizadas na Atenção Primária, por meio de visitas domiciliares e na Atenção Secundária, no setor de clínica médica de um hospital geral. Resultados: a monitoria possibilita uma experiência diferenciada ao aluno que por ela opta, uma vez que é possível rever todas as informações pertencentes à disciplina ao longo da execução das atividades fazendo com que o aluno adquira maior autonomia, segurança e aprimoramento no desempenho das suas atividades. Conclusão: Depreende-se que a monitoria acadêmica configura-se como uma importante atividade exercida pelo monitor, através da aquisição do aprendizado para a prática da docência e do ensino, caracterizada por um processo mútuo de troca de conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação superior. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Reflexões acerca da monitoria: uma oportunidade de aperfeiçoamento crítico-intelectual. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38866
dc.date.accessioned 2024-11-07T10:29:13Z
dc.date.available 2024-11-07
dc.date.available 2024-11-07T10:29:13Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Disciplina Enfermagem Clínica I - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Enfermagem Clínica I - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Clinical Nursing I - CFP UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Cryslanny de Souza Maciel e.
dc.creator SILVA, Franciclébia Ferreira Bezerra e.
dc.creator VÉRAS, Gerlane Cristinne Bertino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reflections on monitoring: an opportunity for critical-intellectual improvement. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Cryslanny de Souza Maciel e; SILVA, Franciclébia Ferreira Bezerra e; VÉRAS, Gerlane Cristinne Bertino. Reflexões acerca da monitoria: uma oportunidade de aperfeiçoamento crítico-intelectual. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38866 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta