dc.description.resumo |
Nesse grande embate em busca de conhecimento, a academia busca por meio de atividades envolver o discente no universo da aprendizagem, e a monitoria é uma das ferramentas utilizadas para esse fim. Logo, entende- se que é um momento crucial no que se refere a trabalhar em equipe, como também oportunidade de aprofundar as leituras referentes à disciplina. A monitoria se deu em uma turma de 6º período do Curso de Geografia, da UFCG- Universidade Federal de Campina Grande, no CFP- Centro de Formação de Professores, no campus de Cajazeiras- PB, na disciplina de Biogeografia. Monitoria referente ao Projeto: “Primeiros Passos Rumo à Prática Docente 2014”, entre o período de 13/10/14 à 20/03/15. Neste campus, a disciplina tem o peso de 4 créditos, somando- se 60 horas/aulas, ofertada no 6o período do curso noturno. Com isso, foram realizadas pelo professor aulas expositivas- discursivas, expositivas dialogadas, juntamente com exercícios feitos em sala, estando o monitor presente acompanhando os alunos em muitos dos momentos. Quanto às avaliações foram feitas através de provas objetivas e por meio da confecção de um artigo científico. Teve- se o objetivo de compreender os diferentes padrões de distribuição da biota tendo por base os fatores abióticos, bióticos e geográficos. Apresentando assim à evolução histórica da Biogeografia, mostrando também suas bases conceituais e principais teorias, além de correlacionar as condicionantes físicas da Geografia e as especificidades bióticas, apontando as características do ecossistema em processo de evolução. E de maneira geral, mais que simplesmente acompanhar as aulas da referida disciplina, pode- se vivenciar o trabalho em equipe, corroborando para o processo de ensino e aprendizagem mútuo, tanto de professor aluno-monitor, quanto de aluno-monitor – professor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação superior. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Uma abordagem sobre as contribuições adquiridas no programa de monitoria no curso de Licenciatura em Geografia- UFCG/CFP. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38868 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-07T10:32:15Z |
|
dc.date.available |
2024-11-07 |
|
dc.date.available |
2024-11-07T10:32:15Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de monitoria - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Licenciatura em Geografia - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto Primeiros Passos Rumo à Prática Docente 2014 |
pt_BR |
dc.subject |
Biogeografia |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Biogeografia - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Tutoring Program - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Academic Tutoring |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Geography - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
First Steps Towards Teaching Practice Project 2014 |
pt_BR |
dc.subject |
Biogeography |
pt_BR |
dc.subject |
Biogeography Subject - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Genilson Oliveira Costa Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An approach on the contributions acquired in the monitoring program in the Bachelor's Degree in Geography - UFCG/CFP. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Genilson Oliveira Costa Silva. Uma abordagem sobre as contribuições adquiridas no programa de monitoria no curso de Licenciatura em Geografia- UFCG/CFP. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38868 |
pt_BR |