DSpace/Manakin Repository

Contribuições da monitoria para a formação discente.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 RAMOS, Fátima Maria Elias.
dc.description.resumo Evidencia-se a importância do Projeto de Monitoria na Universidade para o desenvolvimento autônomo do aluno, possibilitando-o adquirir maiores conhecimentos de uma determinada disciplina na qual tem afinidade e, assim, auxiliar outros discentes. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é manifestar o quão relevante é este projeto no meio acadêmico, haja vista que o mesmo é uma ferramenta que enriquece o currículo do aluno, contribuindo, portanto, em sua formação. Este resumo foi desenvolvido a partir da experiência na monitoria da disciplina Texto e Discurso, durante os períodos letivos 2016.1 e 2016.2, como aluna do Curso de Letras- Língua Portuguesa do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG, sob a orientação da Professora Dra. Fátima Maria Elias Ramos. Contou com a participação de duas turmas do 1º período de Letras- Língua Portuguesa e Inglesa. No decorrer dessa experiência, constatou-se que os alunos apresentaram maior dificuldade em análises parafrásticas e polissêmicas do texto, bem como nos princípios de construção textual de sentido. Contudo, percebeu-se que o estudo e a orientação por meio da monitoria geraram bons resultados, uma vez que ao final do período, o número de aprovados foi considerável, apesar da infraestrutura do Campus não disponibilizar de um local específico para o atendimento aos alunos. Por isto, para a realização dos encontros o único local é a Biblioteca. Dessa forma, conclui-se que o Projeto de Monitoria é uma atividade acadêmica relevante para quem quer aprofundar seus conhecimentos em uma dada área, além de ser um dos primeiros passos para o exercício da docência, já que o aluno- monitor terá um contato direto com a sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação superior. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Contribuições da monitoria para a formação discente. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38873
dc.date.accessioned 2024-11-07T11:36:51Z
dc.date.available 2024-11-07
dc.date.available 2024-11-07T11:36:51Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Formação discente - monitoria pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Disciplina Texto e Discurso - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Curso de Letras - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Student training - monitoring pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Text and Speech Discipline - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Literature Course - CFP UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Danilly de Sousa;
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of monitoring to student training. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Danilly de Sousa; RAMOS, Fátima Maria Elias. Contribuições da monitoria para a formação discente. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38873 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta