dc.contributor.advisor1 |
RAMOS, Fátima Maria Elias. |
|
dc.description.resumo |
Evidencia-se a importância do Projeto de Monitoria na Universidade para o desenvolvimento
autônomo do aluno, possibilitando-o adquirir maiores conhecimentos de uma determinada
disciplina na qual tem afinidade e, assim, auxiliar outros discentes. Nesse sentido, o objetivo
deste trabalho é manifestar o quão relevante é este projeto no meio acadêmico, haja vista que
o mesmo é uma ferramenta que enriquece o currículo do aluno, contribuindo, portanto, em sua
formação. Este resumo foi desenvolvido a partir da experiência na monitoria da disciplina
Texto e Discurso, durante os períodos letivos 2016.1 e 2016.2, como aluna do Curso de Letras- Língua Portuguesa do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de
Campina Grande – CFP/UFCG, sob a orientação da Professora Dra. Fátima Maria Elias Ramos. Contou com a participação de duas turmas do 1º período de Letras- Língua Portuguesa e
Inglesa. No decorrer dessa experiência, constatou-se que os alunos apresentaram maior dificuldade em análises parafrásticas e polissêmicas do texto, bem como nos princípios de construção textual de sentido. Contudo, percebeu-se que o estudo e a orientação por meio da monitoria geraram bons resultados, uma vez que ao final do período, o número de aprovados foi
considerável, apesar da infraestrutura do Campus não disponibilizar de um local específico
para o atendimento aos alunos. Por isto, para a realização dos encontros o único local é a Biblioteca. Dessa forma, conclui-se que o Projeto de Monitoria é uma atividade acadêmica relevante para quem quer aprofundar seus conhecimentos em uma dada área, além de ser um dos
primeiros passos para o exercício da docência, já que o aluno- monitor terá um contato direto
com a sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação superior. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições da monitoria para a formação discente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38873 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-07T11:36:51Z |
|
dc.date.available |
2024-11-07 |
|
dc.date.available |
2024-11-07T11:36:51Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Formação discente - monitoria |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Texto e Discurso - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Letras - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Student training - monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Text and Speech Discipline - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Literature Course - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Danilly de Sousa; |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contributions of monitoring to student training. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Danilly de Sousa; RAMOS, Fátima Maria Elias. Contribuições da monitoria para a formação discente. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 01 - Formação Dodiscente - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38873 |
pt_BR |