DSpace/Manakin Repository

Estudantes de Administração de uma Universidade Pública Federal e suas âncoras de carreira.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEDRO, A. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5945351537431072 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DELFINO, Islania Andrade de Lira.
dc.contributor.advisor1ID DELFINO, I. A. L pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0993777333130230 pt_BR
dc.description.resumo As âncoras de carreira são essenciais, pois impactam as escolhas, motivações e satisfação profissional dos indivíduos. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as âncoras de carreira dos estudantes de graduação do curso de Administração do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais CCJS/UFCG. A metodologia deste estudo seguiu uma abordagem quantitativa, utilizando um questionário estruturado, o Inventário de Âncoras de Carreira de Schein (1996). A coleta de dados foi realizada com 65 alunos do curso de Administração do CCJS/UFCG, e os resultados foram analisados por meio de médias aritméticas para identificar as âncoras de carreira predominantes. A pesquisa revelou "Autonomia e Independência" (AI), "Segurança e Estabilidade" (SE) e "Estilo de Vida" (EV) como as principais âncoras de carreira dos alunos pesquisados. Nos períodos iniciais os discentes buscam liberdade para explorar, enquanto os discentes do final do curso priorizam segurança e autonomia nas escolhas profissionais, além de preocupação com o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, refletindo uma migração para perfis de carreira mais flexíveis e contemporâneos. Este estudo contribui teoricamente ao aprofundar a compreensão das âncoras de carreira, enquanto oferece propostas práticas para o desenvolvimento de projetos universitários que auxiliem a transição dos alunos para o mercado de trabalho. Socialmente, promove a formação de profissionais mais conscientes de suas motivações. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Estudantes de Administração de uma Universidade Pública Federal e suas âncoras de carreira. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.description.abstract Career anchors are essential as they impact individuals' choices, motivations and professional satisfaction. This research aimed to identify the career anchors of undergraduate students in the Administration course at the Center for Legal and Social Sciences CCJS/UFCG. The methodology of this study followed a quantitative approach, using a structured questionnaire, Schein's Career Anchors Inventory (1996). Data collection was carried out with 65 students from the CCJS/UFCG Administration course, and the results were analyzed using arithmetic averages to identify the predominant career anchors. The survey revealed "Autonomy and Independence" (AI), "Security and Stability" (SE) and "Lifestyle" (EV) as the main career anchors of the students surveyed. In the initial periods, students seek freedom to explore, while students at the end of the course prioritize security and autonomy in professional choices, as well as concern about the balance between personal life and work, reflecting a migration to more flexible and contemporary career profiles. This study contributes theoretically by deepening the understanding of career anchors, while offering practical proposals for the development of university projects that help students' transition to the job market. Socially, it promotes the training of professionals who are more aware of their motivations. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38875
dc.date.accessioned 2024-11-07T13:44:21Z
dc.date.available 2024-11-07
dc.date.available 2024-11-07T13:44:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estudante de administração pt_BR
dc.subject Âncoras de carreira pt_BR
dc.subject Escolha profissional pt_BR
dc.subject Vida pessoal e trabalho pt_BR
dc.subject Equilíbrio pt_BR
dc.subject Administration student pt_BR
dc.subject Career anchors pt_BR
dc.subject Professional choice pt_BR
dc.subject Personal life and work pt_BR
dc.subject Balance pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEDRO, Amanda Galvão.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Business Administration students at a Federal Public University and their career anchors. pt_BR
dc.identifier.citation PEDRO, Amanda Galvão. Estudantes de Administração de uma Universidade Pública Federal e suas âncoras de carreira. 2024. 24fl. – Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38875 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta