DSpace Repository

Marketing em empresas de micro e pequeno porte: um estudo bibliográfico.

Show simple item record

dc.creator.ID SOUSA, B. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0055807120027432 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. F. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8262057016878547 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Marcos Macri.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, M. M. pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho discute como o marketing se faz eficaz na promoção do destaque e concorrência de mercado no âmbito de micro e pequenas empresas na sociedade conteporânea. O objetivo desse trabalho é investigar a forma que empresas de micro e pequeno porte fazem uso do marketing. A metodologia aplicada envolveu um mapeamento bibliográfico no site SPELL pelas palavras-chave que compõe esse estudo, onde foram selecionados dez artigos para análise. Portanto, o estudo se configura como exploratório e descritivo e de abordagem qualitativa. Descaca-se como uma das principais contribuições deste trabalho, evidenciar a relevância do marketing digital, que se mostra acessível e eficiente para micro e pequenas empresas. Além disso, a pesquisa destacou a importância do marketing de relacionamento para a fidelização dos clientes, atributo importante para criar vínculos duradouros no mercado competitivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Marketing em empresas de micro e pequeno porte: um estudo bibliográfico. pt_BR
dc.date.issued 2024
dc.description.abstract The present work discusses how marketing is effective in promoting prominence and market competition within the scope of micro and small businesses in contemporary society. The aim of this study is to investigate how micro and small businesses use marketing. The applied methodology involved a bibliographic mapping on the SPELL website using the keywords that make up this study, from which ten articles were selected for analysis. Therefore, the study is characterized as exploratory and descriptive with a qualitative approach. One of the main contributions of this work is to highlight the relevance of digital marketing, which proves to be accessible and efficient for micro and small businesses. Additionally, the research emphasized the importance of relationship marketing for customer loyalty, an important attribute for creating lasting bonds in the competitive market. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38879
dc.date.accessioned 2024-11-07T17:02:18Z
dc.date.available 2024-11-07
dc.date.available 2024-11-07T17:02:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Micro e pequenas empresas pt_BR
dc.subject Mapeamento bibliográfico pt_BR
dc.subject Marketing digital pt_BR
dc.subject Mercado competitivo pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Micro and small companies pt_BR
dc.subject Bibliographic mapping pt_BR
dc.subject Digital marketing pt_BR
dc.subject Competitive market pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Beatriz Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Marketing in micro and small companies: a bibliographic study. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Beatriz Alves de. Marketing em empresas de micro e pequeno porte: um estudo bibliográfico. 2024. 32fl. – Artigo (Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38879 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account