dc.description.resumo |
A disciplina Língua Brasileira de Sinais – Libras, foi implementada no Centro de Formação de
Professores - CFP no semestre 2015.1, com a chegada de dois professores. A partir desta data, os
discentes do referido centro, intensificaram o contato com esta Língua, tanto nas aulas da disciplina
quanto nas atividades de extensão realizadas pelos docentes. Por se tratar de um componente
curricular que trata de uma Língua diferenciada, a visual-gestual, os monitores desenvolveram
atividades lúdicas, sob a supervisão da professora para trabalhar com uma língua que se organiza de
forma diferenciada à Língua Materna. Para favorecer a memorização do vocabulário, iniciamos a
confecção de jogos pedagógicos que auxiliaram na ampliação do conhecimento dos sinais tanto pelos
professores quanto pelos demais discentes. Este trabalho trata do relato da experiência de revisão de
conteúdos mediado por jogos, sendo estes realizados nas turmas de Libras que contam com uma
professora ouvinte. Nos baseamos nos conceitos propostos por Vitiello et. al (1997), Rau,
Romanowski e Martins (2005), Fialho (2008) entre outros e na legislação vigente. Como principais
resultados identificamos a ampliação do vocabulário dos discentes (matriculados na disciplina) e dos
monitores, bem como a compreensão da elaboração de material pedagógico e a sua aplicação.
Consideramos que esta experiência de planejamento, aplicação da atividade e avaliação (docente e
monitor) são relevantes para a formação de licenciandos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação superior. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Construção e aplicação de jogos pedagógicos para o ensino da libras. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38890 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-07T18:36:29Z |
|
dc.date.available |
2024-11-07 |
|
dc.date.available |
2024-11-07T18:36:29Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de LIBRAS |
pt_BR |
dc.subject |
LIBRAS - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Brasileira de Sinais |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Língua Brasileira de Sinais - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Construção de jogos pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático jogo - construção |
pt_BR |
dc.subject |
Educational games |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching LIBRAS |
pt_BR |
dc.subject |
LIBRAS - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Sign Language |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Sign Language subject - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Construction of educational games |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resource game - construction |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. |
|
dc.creator |
SOUSA, Josefa Martins de. |
|
dc.creator |
BRITO, Nathalia Layanne de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Construction and application of educational games for teaching libras. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza; SOUSA, Josefa Martins de; BRITO, Nathalia Layanne de Sousa. Construção e aplicação de jogos pedagógicos para o ensino da libras. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 02 - Linguagens e Códigos - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38890 |
pt_BR |