DSpace/Manakin Repository

Utilização de resíduos de vidros planos como fíler em misturas asfálticas - propriedades físico-químicas e mecânicas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LUCENA, L. C. de F. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2234702016679131 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, J. K. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTE, Erinaldo Hilario.
dc.contributor.referee2 FERNANDES JÚNIOR, José Leomar.
dc.description.resumo O desenvolvimento tecnológico trouxe como consequência a geração de resíduos industriais e a escassez de matérias primas. Uma das soluções viáveis e aplicadas em todo mundo para minimizar a geração de resíduos é sua utilização de resíduos na cadeia produtiva economizando o uso dos materiais convencionais e minimizando o volume de resíduos lançados nos lixões e aterros das cidades. Os cacos de vidro são produtos considerados 100% recicláveis, todavia a categoria de vidro plano não é utilizada para este fim, pois pode induzir o aparecimento de trincas no objeto reciclado. Por este motivo são lançadas toneladas de vidro diariamente em terrenos baldios e lixões. O resíduo víteo além de ocupar volume e reduzir a vida útil do local, pode provocar ferimentos nas pessoas que frequentam os lixões e aterros, tornando uma porta de entrada para os microorganismos presentes no resto dos resíduos existentes no local. Uma das formas encontradas para a utilização do resíduo do vidro plano foi sua utilização como fíler em misturas asfálticas. A caracterização do resíduo comprovou que trata-se de um material composto predominantemente de sílica, o que o torna eletricamente neutro, com elevado ponto de fusão, alta viscosidade, além de produzir materiais com elevada resistência mecânica. Por meio da realização do ensaio Marshall e do ensaio de tração diametral por compreensão indireta avaliou-se como satisfatória a atuação do resíduo vítreo como fíler, uma vez que os resultados dos parâmetros observados atendem as recomendações impostas pelas normas do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte - DNIT. os resultados apresentados pelo ensaio de Lottman mostraram bons resultados de razão de resistência à tração, ficando acima do valor mínimo de 0,80 recomendado pelo Superior Performing Asphalt Pavements - SUPERPAVE. O ensaio de módulo de resiliência comprovou os resultados obtidos nos demais ensaios. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia civil
dc.title Utilização de resíduos de vidros planos como fíler em misturas asfálticas - propriedades físico-químicas e mecânicas. pt_BR
dc.date.issued 2008-12-24
dc.description.abstract Technological development has resulted in the generation of industrial waste and the scarcity of raw materials. One of the viable and applied solutions worldwide to minimize waste generation is its use of waste in the production chain, saving the use of conventional materials and minimizing the volume of waste dumped in the city's landfills and landfills. Glass shards are products considered to be 100% recyclable, but the flat glass category is not used for this purpose, as it may induce the appearance of cracks in the recycled object. For this reason tons of glass are thrown daily on wasteland and dumps. Vane waste, in addition to volume and shortening the life of the site, can cause injury to people who are coming to landfills and landfills, making it a gateway to microorganisms present in the remainder of the existing waste. One of the ways found for the use of flat glass residue was its use as a filler in asphalt mixtures. The characterization of the residue proved that it is a predominantly silica material, which makes it electrically neutral, with a high melting point, high viscosity, and produces materials with high mechanical resistance. By conducting the Marshall test and the diametral traction test by indirect understanding, the performance of the vitreous residue as a filler was evaluated as satisfactory, since the results of the observed parameters meet the recommendations imposed by the norms of the National Department of Infrastructure and Transportation - DNIT. the results presented by the Lottman test showed good tensile strength ratio results, being above the minimum value of 0.80 recommended by the Superior Performing Asphalt Pavements - SUPERPAVE. The resilience modulus test proved the results obtained in the other tests. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3890
dc.date.accessioned 2019-05-21T15:53:51Z
dc.date.available 2019-05-21
dc.date.available 2019-05-21T15:53:51Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Fíler
dc.subject Relleno
dc.subject Filler
dc.subject Resíduo
dc.subject Residue
dc.subject Residuos
dc.subject Susceptibilidade
dc.subject Susceptibilidad
dc.subject Susceptibility
dc.subject Misturas Asfálticas
dc.subject Asphalt Mixtures
dc.subject Mezclas Asfálticas
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Use of flat - glass waste as a filler in asphalt mixtures - physicochemical and mechanical properties. pt_BR
dc.identifier.citation LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes. Utilização de resíduos de vidros, planos como fíler em misturas asfálticas - propriedades físico-químicas e mecânicas. 2008. 123f. (Dissertação de Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais), Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3890 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta