dc.description.resumo |
Na atual política educacional, voltada para a educação inclusiva a sensibilização
do professor para realizar atividades de ensino-aprendizagem considerando a diversidade
humana expressa nos sentidos utilizado para a comunicação com o outro e para a apreensão
do conhecimento, devem ser incentivadas. Nesta perspectiva, o trabalho tem como objetivo
apresentar uma experiência de formação de monitores e professores para conhecer usar
materiais e estratégias que favoreçam a inserção da pessoa cega. Para isso, utilizamos a
literatura com audiodescrição e os vídeo-livros para apresentar adaptações que priorize os
sentidos da audição e tato, bem como possam sensibilizar os demais alunos de modo que estes
favoreçam a participação do aluno cego nas demais atividades propostas em classe. Nos
baseamos nas obras de Sá, Campos e Silva (2007) e Peres, Marinheiro e Moura (2012) para
realizar as discussões. Iniciativas como esta apresentam noções de trabalho com este aluno,
envolvendo toda a turma, contribuindo para a constituição de uma escola mais inclusiva. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Trabalhando a literatura em braille. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38914 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-08T10:29:04Z |
|
dc.date.available |
2024-11-08 |
|
dc.date.available |
2024-11-08T10:29:04Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura em braille |
pt_BR |
dc.subject |
Braille - literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoa cega - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão - educação da pessoa cega |
pt_BR |
dc.subject |
Cegos - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Braille literature |
pt_BR |
dc.subject |
Braille - literature |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Academic tutoring |
pt_BR |
dc.subject |
Blind people - education |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion - education of the blind |
pt_BR |
dc.subject |
Blind people - education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. |
|
dc.creator |
PONTES, Rian Vieira de Melo Carneiro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Working with literature in Braille. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza; PONTES, Rian Vieira de Melo Carneiro. Trabalhando a literatura em braille. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 02 - Linguagens e Códigos - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38914 |
pt_BR |