Mostrar registro simples

dc.description.resumo Na atual política educacional, voltada para a educação inclusiva a sensibilização do professor para realizar atividades de ensino-aprendizagem considerando a diversidade humana expressa nos sentidos utilizado para a comunicação com o outro e para a apreensão do conhecimento, devem ser incentivadas. Nesta perspectiva, o trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência de formação de monitores e professores para conhecer usar materiais e estratégias que favoreçam a inserção da pessoa cega. Para isso, utilizamos a literatura com audiodescrição e os vídeo-livros para apresentar adaptações que priorize os sentidos da audição e tato, bem como possam sensibilizar os demais alunos de modo que estes favoreçam a participação do aluno cego nas demais atividades propostas em classe. Nos baseamos nas obras de Sá, Campos e Silva (2007) e Peres, Marinheiro e Moura (2012) para realizar as discussões. Iniciativas como esta apresentam noções de trabalho com este aluno, envolvendo toda a turma, contribuindo para a constituição de uma escola mais inclusiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Trabalhando a literatura em braille. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38914
dc.date.accessioned 2024-11-08T10:29:04Z
dc.date.available 2024-11-08
dc.date.available 2024-11-08T10:29:04Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Literatura em braille pt_BR
dc.subject Braille - literatura pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Pessoa cega - educação pt_BR
dc.subject Inclusão - educação da pessoa cega pt_BR
dc.subject Cegos - educação pt_BR
dc.subject Braille literature pt_BR
dc.subject Braille - literature pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Academic tutoring pt_BR
dc.subject Blind people - education pt_BR
dc.subject Inclusion - education of the blind pt_BR
dc.subject Blind people - education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.creator PONTES, Rian Vieira de Melo Carneiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Working with literature in Braille. pt_BR
dc.identifier.citation CORRÊA, Adriana Moreira de Souza; PONTES, Rian Vieira de Melo Carneiro. Trabalhando a literatura em braille. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 02 - Linguagens e Códigos - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38914 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta