Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
Esse artigo tem como objetivo evidenciar a contribuição da monitoria no desenvolvimento de
habilidades com os instrumentos da prática da disciplina Histologia Humana e consequente impacto
no processo ensino-aprendizagem. Visto que a Histologia exige grande participação da prática com o auxílio do microscópio e que muitos alunos, ao ingressarem no ensino superior, ainda não tiveram esse
primeiro contato com tal instrumento, a monitoria na disciplina surge como ferramenta essencial para
o desenvolvimento de habilidades e segurança ao manuseá-lo. Portanto, esse estudo buscou averiguar
essa situação através da elaboração de um questionário, aplicado em abril/2017 aos alunos do segundo
período de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, cuja
amostra inicial era de 22 alunos, variando o número de respostas usadas em algumas perguntas
dependendo do critério de inclusão. Resultados: 88% dos alunos que frequentaram a monitoria e que
responderam saber manusear o microscópio corretamente, atribuíram conceito acima de sete (de zero a
10) na contribuição da monitoria nesse processo e 85% dos alunos designaram critérios também acima
de sete (de zero a 10) à importância da monitoria no que se refere à consolidação dos conhecimentos
na disciplina. Dessa forma, observa-se que a monitoria se configura como uma importante atividade
para o discente no que se refere ao processo ensino-aprendizagem e desenvolvimento de habilidades
com instrumentos práticos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação superior. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
A importância da monitoria no desenvolvimento de habilidades com instrumentos do laboratório e no processo ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38919 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-08T16:21:30Z |
|
dc.date.available |
2024-11-08 |
|
dc.date.available |
2024-11-08T16:21:30Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Histologia Humana - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Microscopia |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning process Human |
pt_BR |
dc.subject |
Histology Discipline - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Microscopy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BATISTA, Alex de Novais; |
|
dc.creator |
SILVA, Elias Figueiredo da; |
|
dc.creator |
MELO, Letícia Pinheiro de |
|
dc.creator |
BOLONHA, Fabíola Jundurian |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of monitoring in the development of skills with laboratory instruments and in the teaching-learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BATISTA, Alex de Novais; SILVA, Elias Figueiredo da; MELO, Letícia Pinheiro de; BOLONHA, Fabíola Jundurian. A importância da monitoria no desenvolvimento de habilidades com instrumentos do laboratório e no processo ensino-aprendizagem. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38919 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée