Dépôt DSpace/Manakin

Produção de vídeos-atividades para aprendizagem da libras.

Afficher la notice abrégée

dc.description.resumo A Língua Brasileira de Sinais é um sistema de comunicação visual-gestual utilizado pelas pessoas surdas do Brasil. Por ser produzida através de movimentos das mãos e do corpo, os registros visuais em vídeo são compreendidos com mais facilidade do que aqueles compostos por imagens impressas. Além disso, o processo de monitoração da mensagem é dificultado à medida que o sinalizante não tem acesso ao que foi comunicado na sua totalidade. Expressões faciais e corporais são perdidas, tendo em vista que apenas as mãos e parte do corpo permanecem no campo de visão da pessoa que produz a mensagem sinalizada. Assim, a produção de vídeos como recurso didático servem tanto para o ensino da Libras quanto para a análise e discussão de aspectos que favorecem a compreensão dos vídeos, bem como na contribuição para a autoavaliação da sinalização e para a compreensão da produção dos colegas monitores. O trabalho foi realizado a partir da pesquisa bibliográfica que discorre sobre as produções em Libras tendo como autores de referência Marques e Oliveira (2012) e das pesquisas de Quadros e Karnopp (2004). Trata-se se uma pesquisa de abordagem qualitativa, apresentada na forma de relato de experiências, que evidencia a contribuição da produção de vídeos para o estudo dos gêneros textuais em Língua de Sinais, através de atividades de compreensão, produção e a recriação de textos em Libras; Consideramos que estes vídeos atuam como monitoradores da sinalização, favorecendo observância dos parâmetros básicos que constituem o sinal; ampliam o repertório vocabular e cultural nesta língua e ainda podem ser utilizados como texto para atividades em classes de iniciantes.
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação superior. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Produção de vídeos-atividades para aprendizagem da libras. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38920
dc.date.accessioned 2024-11-08T16:31:23Z
dc.date.available 2024-11-08
dc.date.available 2024-11-08T16:31:23Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject LIBRAS - aprendizagem pt_BR
dc.subject Língua Brasileira de Sinais pt_BR
dc.subject Produção de vídeos pt_BR
dc.subject Vídeos-atividades pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Pessoas surdas pt_BR
dc.subject LIBRAS - learning pt_BR
dc.subject Brazilian Sign Language pt_BR
dc.subject Video production pt_BR
dc.subject Activity videos pt_BR
dc.subject Special education Deaf people pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CORRÊA, Adriana Moreira de Souza;
dc.creator SOUSA, Josefa Martins de;
dc.creator BRITO, Nathalia Layanne de Sousa
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Production of activity videos for learning Libras. pt_BR
dc.identifier.citation CORRÊA, Adriana Moreira de Souza; SOUSA, Josefa Martins de; BRITO, Nathalia Layanne de Sousa. Produção de vídeos-atividades para aprendizagem da libras. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38920 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte