Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
A Língua Brasileira de Sinais é um sistema de comunicação visual-gestual utilizado pelas
pessoas surdas do Brasil. Por ser produzida através de movimentos das mãos e do corpo, os
registros visuais em vídeo são compreendidos com mais facilidade do que aqueles compostos
por imagens impressas. Além disso, o processo de monitoração da mensagem é dificultado à
medida que o sinalizante não tem acesso ao que foi comunicado na sua totalidade. Expressões
faciais e corporais são perdidas, tendo em vista que apenas as mãos e parte do corpo
permanecem no campo de visão da pessoa que produz a mensagem sinalizada. Assim, a
produção de vídeos como recurso didático servem tanto para o ensino da Libras quanto para a
análise e discussão de aspectos que favorecem a compreensão dos vídeos, bem como na
contribuição para a autoavaliação da sinalização e para a compreensão da produção dos
colegas monitores. O trabalho foi realizado a partir da pesquisa bibliográfica que discorre
sobre as produções em Libras tendo como autores de referência Marques e Oliveira (2012) e
das pesquisas de Quadros e Karnopp (2004). Trata-se se uma pesquisa de abordagem
qualitativa, apresentada na forma de relato de experiências, que evidencia a contribuição da
produção de vídeos para o estudo dos gêneros textuais em Língua de Sinais, através de
atividades de compreensão, produção e a recriação de textos em Libras; Consideramos que
estes vídeos atuam como monitoradores da sinalização, favorecendo observância dos
parâmetros básicos que constituem o sinal; ampliam o repertório vocabular e cultural nesta
língua e ainda podem ser utilizados como texto para atividades em classes de iniciantes. |
|
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação superior. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Produção de vídeos-atividades para aprendizagem da libras. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38920 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-08T16:31:23Z |
|
dc.date.available |
2024-11-08 |
|
dc.date.available |
2024-11-08T16:31:23Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
LIBRAS - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Brasileira de Sinais |
pt_BR |
dc.subject |
Produção de vídeos |
pt_BR |
dc.subject |
Vídeos-atividades |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoas surdas |
pt_BR |
dc.subject |
LIBRAS - learning |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Sign Language |
pt_BR |
dc.subject |
Video production |
pt_BR |
dc.subject |
Activity videos |
pt_BR |
dc.subject |
Special education Deaf people |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza; |
|
dc.creator |
SOUSA, Josefa Martins de; |
|
dc.creator |
BRITO, Nathalia Layanne de Sousa |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Production of activity videos for learning Libras. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza; SOUSA, Josefa Martins de; BRITO, Nathalia Layanne de Sousa. Produção de vídeos-atividades para aprendizagem da libras. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38920 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée