Afficher la notice abrégée
dc.description.resumo |
Os jogos educativos e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), aliadas à atividade de monitoria, criam possibilidades para a construção de um processo de ensino- aprendizagem mais eficaz. O uso destes instrumentos proporciona um ambiente saudável e instigador para o desenvolvimento discente. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo tratar do uso de jogo educativos e TICs como ferramentas para o ensino da disciplina Bioquímica.
Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir das atividades de monitoria, entre
elas a utilização de um jogo educativo e apresentação de vídeo aula junto aos discentes de
Enfermagem da disciplina Bioquímica da Universidade Federal de Campina Grande
(UFCG), campus Cajazeiras. Ficou evidente a aceitação e interesse dos estudantes durante a
atividade, colaborando para produção de um momento de desenvolvimento da participação ativa, interação e trabalho em equipe. O uso dessas ferramentas na sala de aula permitiu abordar os conhecimentos de forma diferenciada e efetiva, o que resultou no aprendizado do
grupo. A monitoria pode ser vista como atividade essencial para uma formação discente
completa e aquisição de experiências primordiais para vivência profissional. A existência de
um ambiente favorável para a aplicação dessas tecnologias se mostrou imprescindível para
utilização e aproveitamento das mesmas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação superior. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
A monitoria, os jogos educacionais e as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas no ensino da bioquímica: um relato de experiência. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38923 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-08T17:19:41Z |
|
dc.date.available |
2024-11-08 |
|
dc.date.available |
2024-11-08T17:19:41Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da bioquímica |
pt_BR |
dc.subject |
Bioquímica - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Bioquímica - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Academic tutoring |
pt_BR |
dc.subject |
Educational games |
pt_BR |
dc.subject |
Information and communication technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Experience report |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching biochemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Biochemistry - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Biochemistry subject - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Mateus Andrade. |
|
dc.creator |
ALMEIDA, Hélida Maravilha Dantas e Sousa. |
|
dc.creator |
SILVA, Raquel de Jesus Rocha da. |
|
dc.creator |
FREITAS, Eder Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Monitoring, educational games and information and communication technologies as tools in teaching biochemistry: an experience report. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Mateus Andrade; ALMEIDA, Hélida Maravilha Dantas e Sousa; SILVA, Raquel de Jesus Rocha da; FREITAS, Eder Almeida. A monitoria, os jogos educacionais e as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas no ensino da bioquímica: um relato de experiência. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38923 |
pt_BR |
Fichier(s) constituant ce document
Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)
Afficher la notice abrégée