Repositorio Dspace/Manakin

Metodologias ativas: alternativa intensificadora no processo de ensino-aprendizagem de monitoria.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo O modelo tradicional de educação está, gradativamente, sendo substituído por metodologias alternativas. Isso se dá pelo fato destas representarem algo inovador e alternativo no processo de ensino-aprendizagem. A monitoria age de forma complementar nesse processo. Objetivo: discutir a utilização das metodologias ativas como alternativa intensificadora no processo ensino aprendizagem nas aulas de monitoria. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, a respeito da aplicação de uma metodologia ativa em aulas de monitoria da disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva II, do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras. Resultados: A monitoria representa um complemento para a aprendizagem, além de facilitar o diálogo entre docente e discente. O monitor, por também ser um aluno, muitas vezes encontra-se mais próximo dos educandos. O uso das metodologias ativas complementa o processo de ensino-aprendizagem, pois foge do modelo tradicional de educação, viabilizando a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Conclusão: A utilização de metodologias ativas no programa de monitoria acadêmica como forma alternativa de ensino aprendizagem, facilita esse processo, pois promove a dinamização ao mesmo tempo em que garante uma forma complementar de absorção de conteúdos trabalhados em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação superior. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Metodologias ativas: alternativa intensificadora no processo de ensino-aprendizagem de monitoria. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38925
dc.date.accessioned 2024-11-08T17:28:32Z
dc.date.available 2024-11-08
dc.date.available 2024-11-08T17:28:32Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Enfermagem - monitoria pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Active methodologies pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Experience report pt_BR
dc.subject Discipline Nursing in Public Health II - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Nursing - monitoring pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Fabrícia Cristina Vidal.
dc.creator BRITO, Paloma Karen Holanda.
dc.creator FREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga.
dc.creator ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Active methodologies: an intensifying alternative in the teaching-learning monitoring process. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Fabrícia Cristina Vidal; BRITO, Paloma Karen Holanda; FREITAS, Fabiana Ferraz Queiroga; ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de. Metodologias ativas: alternativa intensificadora no processo de ensino-aprendizagem de monitoria. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38925 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta