dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Marcelo Costa |
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dc.description.resumo |
As tecnologias educativas, em especial os jogos educativos, são usados como
forma de aprender e ensinar, enveredando caminhos para o lúdico. A utilização dos jogos
independente de digitais ou os físicos como os de tabuleiros tem por objetivo proporcionar
interação interpessoal favorecendo a quebra de paradigmas.
O jogo é uma ferramenta tida como tecnologia intelectual capaz de inovar o ensino- aprendizagem auxiliando na construção do conhecimento, sendo aplicado nas salas de
aula mediante determinado assunto ou objetivo a ser alcançado. O método de introduzir jogos didáticos nos cenários formativos já é uma realidade brasileira o que demonstra preocupação em discutir a necessidade de uma reforma educacional, ultrapassando os métodos convencionais, construindo uma prática docente dinâmica disseminando conhecimento nas
instituições de ensino comprovada pela mudança nos planos de curso de disciplinas nas universidades (LAPRANO, 2015).
As universidades buscam a modernização de infraestrutura, equipamentos, docentes de alto nível bem como proporcionar aos estudantes educação de qualidade. Grandes
partes desses docentes utilizam dinâmicas, rodas de conversas e jogos, para facilitar a fixação dos conteúdos e proporcionar a interação educador-educando (LAPRANO, 2015).
Em contrapartida ainda existe grande resistência por parte do corpo docente em
utilizar os jogos como método didático principalmente àqueles que já possuem uma longa
trajetória de trabalho, os que são presos a práticas arcaicas ou os que simplesmente não veem
o método como aceitável para educar (WOLSKI, 2013).
O objetivo refletir sobre a utilização do jogo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino superior. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação superior. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Os jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino superior. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38931 |
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dc.date.accessioned |
2024-11-08T17:56:26Z |
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dc.date.available |
2024-11-08 |
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dc.date.available |
2024-11-08T17:56:26Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático - jogo |
pt_BR |
dc.subject |
Educação superior - jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Saúde Coletiva I - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos educativos |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de monitoria |
pt_BR |
dc.subject |
Games and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic resource - game |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education - games |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Public Health Discipline I - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Educational games Monitoring program |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALBUQUERQUE, Thaynara Maria de Oliveira; |
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dc.creator |
NÓBREGA, Luênya Gomes da |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Games as a teaching-learning tool in higher education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALBUQUERQUE, Thaynara Maria de Oliveira; NÓBREGA, Luênya Gomes da; FERNANDES, Marcelo Costa. Os jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino superior. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38931 |
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