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Os jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino superior.

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dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Marcelo Costa
dc.description.resumo As tecnologias educativas, em especial os jogos educativos, são usados como forma de aprender e ensinar, enveredando caminhos para o lúdico. A utilização dos jogos independente de digitais ou os físicos como os de tabuleiros tem por objetivo proporcionar interação interpessoal favorecendo a quebra de paradigmas. O jogo é uma ferramenta tida como tecnologia intelectual capaz de inovar o ensino- aprendizagem auxiliando na construção do conhecimento, sendo aplicado nas salas de aula mediante determinado assunto ou objetivo a ser alcançado. O método de introduzir jogos didáticos nos cenários formativos já é uma realidade brasileira o que demonstra preocupação em discutir a necessidade de uma reforma educacional, ultrapassando os métodos convencionais, construindo uma prática docente dinâmica disseminando conhecimento nas instituições de ensino comprovada pela mudança nos planos de curso de disciplinas nas universidades (LAPRANO, 2015). As universidades buscam a modernização de infraestrutura, equipamentos, docentes de alto nível bem como proporcionar aos estudantes educação de qualidade. Grandes partes desses docentes utilizam dinâmicas, rodas de conversas e jogos, para facilitar a fixação dos conteúdos e proporcionar a interação educador-educando (LAPRANO, 2015). Em contrapartida ainda existe grande resistência por parte do corpo docente em utilizar os jogos como método didático principalmente àqueles que já possuem uma longa trajetória de trabalho, os que são presos a práticas arcaicas ou os que simplesmente não veem o método como aceitável para educar (WOLSKI, 2013). O objetivo refletir sobre a utilização do jogo como ferramenta de ensino aprendizagem no ensino superior. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação superior. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title Os jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino superior. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38931
dc.date.accessioned 2024-11-08T17:56:26Z
dc.date.available 2024-11-08
dc.date.available 2024-11-08T17:56:26Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Jogos e ensino pt_BR
dc.subject Recurso didático - jogo pt_BR
dc.subject Educação superior - jogos pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Disciplina Saúde Coletiva I - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Jogos educativos pt_BR
dc.subject Programa de monitoria pt_BR
dc.subject Games and teaching pt_BR
dc.subject Didactic resource - game pt_BR
dc.subject Higher education - games pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Public Health Discipline I - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Educational games Monitoring program pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE, Thaynara Maria de Oliveira;
dc.creator NÓBREGA, Luênya Gomes da
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Games as a teaching-learning tool in higher education. pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE, Thaynara Maria de Oliveira; NÓBREGA, Luênya Gomes da; FERNANDES, Marcelo Costa. Os jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino superior. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 03 - Ciência, Educação e suas Tecnologias - Painéis. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38931 pt_BR


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