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Impactos da reforma do Novo Ensino Médio na disciplina de Sociologia: contradições e resistências em uma escola de tempo integral no Município de Tuparetama-PE.

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dc.creator.ID MAMEDE, N. W. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1116500893838652 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, I. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0662696253778298 pt_BR
dc.contributor.referee1 SÁ, Carolina Figueiredo de.
dc.contributor.referee1ID SÁ, C. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTE NETO, F. T. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4641855432861816 pt_BR
dc.description.resumo MEMEDE, Núbia Wênia Rocha. Impactos da “Nova” Reforma do Ensino Médio na Disciplina de Sociologia: Contradições e Resistência. Dissertação. Mestrado em Sociologia - Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé, Paraíba, 2024. A dissertação tem por objetivo discutir e problematizar os fundamentos e princípios da Reforma do “Novo” Ensino Médio e seu impacto no ensino de Sociologia, considerando as experiências vivenciadas em uma escola do município de Tuparetama, cidade localizada na microrregião do Alto Sertão do Pajeú em Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa assentada no referencial teórico metodológico do materialismo histórico-dialético que aborda o ensino de Sociologia no contexto das chamadas reformas educacionais, trazendo a debate as intermitências da Sociologia como disciplina regular no currículo do Ensino Médio na história da educação no Brasil, buscando refletir sobre as concepções em disputa, as contradições, as ideologias, os movimentos de resistência e os interesses em questão. Nas discussões realizadas, pautou-se inicialmente a gênese da escola moderna, buscando entender o sentido originário da educação escolar, a sua função social e desdobramentos posteriores. Aborda-se também o processo de institucionalização da Sociologia no currículo do Ensino Médio, no Brasil, de modo que esse resgate histórico ajude a compreender o contexto atual em que se processa o ensino de Sociologia, considerando as normativas, os aspectos determinantes e condicionantes e os sujeitos envolvidos. Problematiza-se o caráter ideológico do novo modelo alicerçado na lógica do neoliberalismo, evidenciando a partir daí, as incoerências e os objetivos escusos nos discursos de legitimação de seus agentes, denunciando as inconsistências propaladas pela BNCC e pelo NEM diante do contexto econômico, político e social do Brasil. Por outro lado, discute-se as ações coletivas protagonizadas pelos movimentos de resistência estudantil e docente ao Novo Ensino Médio, com destaque para as experiências de mobilização vivenciadas na escola acima referida. Quanto aos encaminhamentos metodológicos, fizemos a opção pela via qualitativa, propondo uma discussão teórica e sistematizada, de caráter bibliográfico, buscando contemplar categorias relacionadas às reformas educacionais que se processam no Brasil, referentes ao ensino de Sociologia. Doravante, com essa pesquisa, buscamos construir possibilidades de enfrentamento ao esvaimento da Sociologia no currículo do Ensino Médio, bem como reforçar a luta pela revogação dos velhos propósitos mercantis evocados por essa política. Como resultados pudemos constatar que frente a precarização imposta pelo Novo Ensino Médio à educação propedêutica e à docência de um modo geral, educadores, pesquisadores, alunos e organizações de todo o país, assim como a comunidade escolar da instituição descrita nesse texto, engajaram-se em processos de resistência dentro e fora das escolas, ocupando todos os espaços possíveis no intuito de fortalecer a luta pela revogação desta política. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.title Impactos da reforma do Novo Ensino Médio na disciplina de Sociologia: contradições e resistências em uma escola de tempo integral no Município de Tuparetama-PE. pt_BR
dc.date.issued 2024-09-26
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38933
dc.date.accessioned 2024-11-11T11:37:20Z
dc.date.available 2024-11-11
dc.date.available 2024-11-11T11:37:20Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Novo Ensino Médio pt_BR
dc.subject Reforma do Ensino Médio pt_BR
dc.subject Ensino Médio – Sociologia pt_BR
dc.subject Escola de Tempo integral pt_BR
dc.subject Resistências – reforma do ensino médio pt_BR
dc.subject Tuparetama – PE – escola de tempo integral pt_BR
dc.subject EREM Cônego Olímpio Torres pt_BR
dc.subject Base Nacional Curricular Comum pt_BR
dc.subject Materialismo histórico e dialético pt_BR
dc.subject História da educação pt_BR
dc.subject Teaching Sociology pt_BR
dc.subject New High School pt_BR
dc.subject High School Reform pt_BR
dc.subject High School – Sociology pt_BR
dc.subject Full-time School pt_BR
dc.subject Resistance – high school reform pt_BR
dc.subject Tuparetama – PE – full-time school pt_BR
dc.subject EREM Cônego Olímpio Torres pt_BR
dc.subject Common National Curricular Base pt_BR
dc.subject Historical and dialectical materialism pt_BR
dc.subject History of education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MAMEDE, Núbia Wênia Rocha.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Impacts of the New High School reform on the Sociology discipline: contradictions and resistance in a full-time school in the Municipality of Tuparetama-PE. pt_BR
dc.identifier.citation MAMEDE, Núbia Wênia Rocha. Impactos da reforma do Novo Ensino Médio na disciplina de Sociologia: contradições e resistências em uma escola de tempo integral no Município de Tuparetama-PE. 2024. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38933 pt_BR


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