Repositorio Dspace/Manakin

A importância da monitoria no desenvolvimento de habilidades com instrumentos do laboratório e no processo ensino-aprendizagem: um estudo aplicado à monitoria de histologia.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Esse artigo tem como objetivo evidenciar a contribuição da monitoria no desenvolvimento de habilidades com os instrumentos da prática da disciplina Histologia Humana e consequente impacto no processo ensino-aprendizagem. Visto que a Histologia exige grande participação da prática com o auxílio do microscópio e que muitos alunos, ao ingressarem no ensino superior, ainda não tiveram esse primeiro contato com tal instrumento, a monitoria na disciplina surge como ferramenta essencial para o desenvolvimento de habilidades e segurança ao manuseá-lo. Portanto, esse estudo buscou averiguar essa situação através da elaboração de um questionário, aplicado em abril/2017 aos alunos do segundo período de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, cuja amostra inicial era de 22 alunos, variando o número de respostas usadas em algumas perguntas dependendo do critério de inclusão. Resultados: 88% dos alunos que frequentaram a monitoria e que responderam saber manusear o microscópio corretamente, atribuíram conceito acima de sete (de zero a 10) na contribuição da monitoria nesse processo e 85% dos alunos designaram critérios também acima de sete (de zero a 10) à importância da monitoria no que se refere à consolidação dos conhecimentos na disciplina. Dessa forma, observa-se que a monitoria se configura como uma importante atividade para o discente no que se refere ao processo ensino-aprendizagem e desenvolvimento de habilidades com instrumentos práticos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação superior. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title A importância da monitoria no desenvolvimento de habilidades com instrumentos do laboratório e no processo ensino-aprendizagem: um estudo aplicado à monitoria de histologia. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38939
dc.date.accessioned 2024-11-11T12:35:19Z
dc.date.available 2024-11-11
dc.date.available 2024-11-11T12:35:19Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Disciplina Histologia Humana - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Microscopia pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Human Histology Discipline - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Microscopy pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Alex de Novais.
dc.creator SILVA, Elias Figueiredo da.
dc.creator MELO, Letícia Pinheiro de.
dc.creator BOLONHA, Fabíola Jundurian.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of monitoring in the development of skills with laboratory instruments and in the teaching-learning process: a study applied to histology monitoring. pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA, Alex de Novais; SILVA, Elias Figueiredo da; MELO, Letícia Pinheiro de; BOLONHA, Fabíola Jundurian. A importância da monitoria no desenvolvimento de habilidades com instrumentos do laboratório e no processo ensino-aprendizagem: um estudo aplicado à monitoria de histologia. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38939 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta