Repositorio Dspace/Manakin

O uso de metodologias ativas na monitoria de disciplinas do ensino superior.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo A monitoria de disciplinas do ensino superior é abordada como uma atividade em que o aluno-monitor otimiza seu aprendizado e sua experiência. E o uso de metodologias ativas tem sido vista como forma de aprimorar esse processo. O objetivo desse estudo foi rever o uso de metodologias ativas no exercício da monitoria do ensino superior como estratégia importante no processo de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma revisão da literatura, realizada em julho de 2017, nas bases: Biblioteca Virtual de Saúde, google acadêmico e SciELO, utilizando os critérios de inclusão: artigos dos últimos cinco anos, em português, disponíveis online na íntegra e gratuito; e excluindo os artigos repetidos em mais de uma base e que não contemplassem os objetivos do estudo. Foram encontrados 3.463 artigos no total, sendo em metodologias ativas 152; no entanto, 28 foram selecionados por abordar metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem. Após a leitura analítica destes, nove foram selecionados como objeto de estudo, por responderem aos objetivos propostos. As metodologias ativas consistem em formas de desenvolver o processo do aprender, os quais buscam a formação crítica de futuros profissionais nas mais diversas áreas; sua utilização pode favorecer a autonomia do educando, despertando a sua curiosidade, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas, advindos das atividades essenciais da prática social. E seu uso na monitoria auxilia no processo de ensinoaprendizagem, de forma a contornar as dificuldades no sistema de assimilação e acomodação dos conteúdos ministrados, induzem o aluno a interpretar, analisar, solucionar, sintetizar e comparar as temáticas abordadas em sala de aula e na monitoria. Portanto, a junção da escolha certa da metodologia ativa, com o bom empenho do monitor e a aceitação dos monitorados é o caminho certo para o sucesso e eficácia do processo ensino e aprendizagem na formação profissional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação superior. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title O uso de metodologias ativas na monitoria de disciplinas do ensino superior. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38947
dc.date.accessioned 2024-11-11T17:51:05Z
dc.date.available 2024-11-11
dc.date.available 2024-11-11T17:51:05Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Revisão de literatura pt_BR
dc.subject Scielo - base de dados pt_BR
dc.subject Active methodologies pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.subject Literature review pt_BR
dc.subject Scielo - database pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Jéssica Keylly da Silva;
dc.creator SILVAS, Millena Zaíra Cartaxo da;
dc.creator SOUZA, Thais Gonçalves de
dc.creator SSIS, Luciana Moura de
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of active methodologies in monitoring higher education subjects. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Jéssica Keylly da Silva; SILVAS, Millena Zaíra Cartaxo da; SOUZA, Thais Gonçalves de; SSIS, Luciana Moura de. O uso de metodologias ativas na monitoria de disciplinas do ensino superior. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38947 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta