dc.description.resumo |
Este trabalho resulta da nossa experiência e das reflexões que nos propiciou
enquanto participantes do programa de monitoria da Universidade Federal de Campina
Grande, no projeto de monitoria da Unidade Acadêmica de Educação, do Centro de Formação
de Professores, intitulado "Identidade e Formação Docente numa Perspectiva
Interdisciplinar", na disciplina Filosofia da Educação, nos períodos 2016.2 e 2017.1, no curso
de Pedagogia, dessa universidade. O seu objetivo é problematizar os desafios postos à
Pedagogia na contemporaneidade a partir do pensamento filosófico, tendo em vista as
transformações sociais, econômicas, políticas e culturais em marcha a partir das últimas
décadas. A sua construção se deu de modo sistemático no âmbito da disciplina, a partir de
leituras e discussões acerca do tema Pedagogia, Educação e Filosofia. O seu referencial
teórico toma como base o pensamento de autores que direta ou indiretamente pensam a
educação contemporânea, tais como: Zygmunt Bauman, Antônio Nóvoa, Edgar Morin e Juan
Carlos Tedesco. O trabalho completo que constará todos os resultados obtidos nesse estudo
encontra-se em construção, assim concluímos que até o presente momento essas experiências
se constituíram como aprendizagens significativas para nosso processo de formação docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação superior. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Os desafios da pedagogia no tempo presente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38950 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-11T17:59:12Z |
|
dc.date.available |
2024-11-11 |
|
dc.date.available |
2024-11-11T17:59:12Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia da educação |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Desafios pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia no tempo presente |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Filosofia da Educação - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Philosophy of education |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical challenges |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy in the present time |
pt_BR |
dc.subject |
Philosophy of Education Discipline - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Degree in Pedagogy - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PACHECO, Willyan Ramon de Souza. |
|
dc.creator |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The challenges of pedagogy in the present time. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PACHECO, Willyan Ramon de Souza; FERNANDES, Dorgival Gonçalves. Os desafios da pedagogia no tempo presente. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 05 - Práticas e Avaliação - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38950 |
pt_BR |