dc.creator.ID |
ANDRADE, J. K. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5380308094997595 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RIBEIRO, Roziane Marinho. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RIBEIRO, Roziane M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9508938213112138 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAFAEL , Edmilson Luiz. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Maria das Graças. |
|
dc.description.resumo |
Partindo do princípio de que o ensino da oralidade é fundamental para desenvolver a
argumentação e que essa é uma habilidade essencial para a formação do pensamento crítico e
atuação dos sujeitos em sociedade, bem como das evidências de que a escola ainda contempla
de forma insuficiente práticas orais/argumentativas no contexto do Ensino Médio é que esta
pesquisa ganha sentido. A motivação para esta investigação se deu pela necessidade de
entender como se desenvolvem as práticas da oralidade a partir do gênero debate nesse nível
de ensino. Seguindo uma abordagem de gênero como atividade de linguagem (Bronckart,
2006, 2008, 2012), e a partir das nossas inquietações, formulamos as seguintes perguntas de
pesquisa: Com quais finalidades os professores de Língua Portuguesa e de Filosofia utilizam
o gênero debate em suas aulas? Como se caracteriza o agir docente nas práticas de produção
com o gênero debate? Que capacidades argumentativas são evidenciadas pelos estudantes a
partir do trabalho com o debate? O objetivo central é conhecer como se dá a prática de debate
no Ensino Médio a partir da concepção de professores e estudantes acerca das contribuições
desse gênero para o desenvolvimento do agir comunicativo. E os objetivos específicos:
identificar os propósitos de trabalho de professores de Língua Portuguesa e Filosofia com o
gênero debate; analisar como se caracteriza o agir docente nas práticas com o gênero debate
em sala de aula; e analisar as habilidades comunicativo-argumentativas evidenciadas na
realização do debate. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo de base qualitativa em
uma escola da Rede Pública Estadual do Ceará, utilizando a entrevista semiestruturada, a
observação e a vídeo-gravação como instrumentos metodológicos para a coleta e produção de
dados. Foram entrevistados dois professores e realizadas vídeo-gravações de dois debates
produzidos em suas respectivas salas de aula. O referencial teórico 1que deu suporte à
investigação foram estudos que discutem argumentação, oralidade e debate entre eles: Fiorin
(2020); Koch e Elias (2021); Ribeiro (2009), Schneuwly e Dolz (2004), Carvalho e Ferrarezi
Jr (2018). Os resultados apontam que as práticas com o gênero debate no Ensino Médio,
apesar de acontecerem, ainda não ocorrem com tanta frequência, nem de forma sistemática.
Os professores reconhecem o debate como instrumento para o desenvolvimento das
capacidades comunicativas, a saber, expressão de pontos de vista, argumentação, organização
de ideias, respeito à fala dos colegas. Assim, nas disciplinas investigadas, o gênero debate
apresenta-se, predominantemente, como atividade educacional, como instrumento de agir
didático-pedagógico para a discussão de um tema, em detrimento de um de um trabalho
sistematizado do gênero, com foco nas características textuais, estratégias de produção e usos
em contextos sociais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O gênero debate em sala de aula: contribuições para o desenvolvimento do agir comunicativo de estudantes no ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-28 |
|
dc.description.abstract |
Starting from the principle that the teaching of orality is fundamental to the development
of argumentation and that this is an essential skill for the formation of critical thinking and
action of subjects in society, as well as the evidence that the school still insufficiently
considers oral/argumentative practices in the context of secondary education, this research
gains importance. The motivation for researching this topic was given by the need to
understand how the practices of orality are developed from the textual debate genre at this
level of education, in an approach to this genre as a language activity, democratic and
political, linked to social practices for the development of students' communicative action.
From our concerns, we formulate the following research questions: For what purposes do
Portuguese Language and Philosophy teachers use the debate genre in their classes? How
is teaching action characterized in production practices with the debate genre? What
argumentative skills are demonstrated by students through debate work? Thus, the central
objective of this research is to know how the practice of debate in secondary education is
given from the conception of teachers and students about the contributions of this genre to
the development of communicative action. And as specific objectives: to identify the work
purposes of teachers of Portuguese Language and Philosophy with the genre of debate; to
analyze how the teaching action is characterized in practice with the type of debate in the
classroom; and to analyze the communicative-argumentative skills evidenced in the
conduct of the debate. To this end, we conducted a qualitative field research in a school of
the State Public Network of Ceará, using the semi-structured interview, observation and
videorecording as methodological tools for data collection and production. Two teachers
were interviewed and two debates were videotaped in their respective classrooms. Content
analysis (Bardin, 2018) was the technique used to organize and analyze the data. The
theoretical-methodological references that supported the research were studies that discuss
arguments: Fiorin (2020); Koch and Elias (2021); Ribeiro (2009), debate, orality and
teaching; in sociodiscursive interactionism: Bronckart (2006, 2008, 2012); Schneuwly and
Dolz (2004); Bakhtin (1997); Marcuschi (2005); Machado (2009); Carvalho and Ferrarezi
Jr. (2018). The results indicate that practices involving the debate genre in high school,
despite occurring, still do not occur as frequently or systematically. Teachers recognize
debate as an instrument for developing communicative skills, namely, expression of points
of view, argumentation, organization of ideas, respect for colleagues' speech. Thus, in the
disciplines investigated, the debate genre presents itself, predominantly, as an educational
activity, as an instrument of didactic-pedagogical action for the discussion of a topic, to
the detriment of a systematized work of the genre, focusing on textual characteristics,
production strategies and uses in social contexts. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38959 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-11T18:24:42Z |
|
dc.date.available |
2024-11-11 |
|
dc.date.available |
2024-11-11T18:24:42Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Debate |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de oralidade – gênero debate |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Oral practices – gender debate |
pt_BR |
dc.subject |
Orality |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentation |
pt_BR |
dc.subject |
High school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Janne Kely Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The debate genre in the classroom: contributions to the development of communicative action among students in high school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Janne Kely Alves de. O gênero debate em sala de aula: contribuições para o desenvolvimento do agir comunicativo de estudantes no ensino médio. 2024. 102. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
pt_BR |