dc.description.resumo |
Este trabalho visa desenvolver os recursos didáticos que auxilie para as novas metodologias de ensino-aprendizagem para alunos com portadores de deficiências visuais. Visando a contribuir para inovação para melhor desenvolver o ensino-aprendizagem de química, estabelecendo uma Educação Inclusiva e auxiliando o educador em promover um ensino de qualidade. Com isso, docente e discente conseguiram contextualizar os assuntos de química ao cotidiano por meio de técnicas e recursos adaptados ao ensino para cegos. Esta pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre a construção de recursos didáticos (materiais) elaborados para os alunos com deficiências visuais, aplicado aos alunos de metodologia no ensino de química MEQ (2016.1) Universidade Federal de Campina Grande, PB. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação superior. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
A utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38961 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-12T10:28:44Z |
|
dc.date.available |
2024-11-12 |
|
dc.date.available |
2024-11-12T10:28:44Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Deficientes visuais - ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Portadores de deficiência visual |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Braile |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem em Braile |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos - pessoas cegas |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Metodologia no Ensino de Química - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resources |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Visually impaired - chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Visually impaired people |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Braille |
pt_BR |
dc.subject |
Braille language |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching resources - blind people |
pt_BR |
dc.subject |
Methodology in Chemistry Teaching - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RUFINO, José Antônio da Silva; |
|
dc.creator |
MARQUES, Diego Januario; |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, Patricia Poliane de; |
|
dc.creator |
MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of teaching resources for teaching chemistry to visually impaired people. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RUFINO, José Antônio da Silva; MARQUES, Diego Januario; OLIVEIRA, Patricia Poliane de; MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos. A utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 06 - Educação, Inclusão e Diversidades - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38961 |
pt_BR |