DSpace Repository

A utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual.

Show simple item record

dc.description.resumo Este trabalho visa desenvolver os recursos didáticos que auxilie para as novas metodologias de ensino-aprendizagem para alunos com portadores de deficiências visuais. Visando a contribuir para inovação para melhor desenvolver o ensino-aprendizagem de química, estabelecendo uma Educação Inclusiva e auxiliando o educador em promover um ensino de qualidade. Com isso, docente e discente conseguiram contextualizar os assuntos de química ao cotidiano por meio de técnicas e recursos adaptados ao ensino para cegos. Esta pesquisa trata-se de um relato de experiência sobre a construção de recursos didáticos (materiais) elaborados para os alunos com deficiências visuais, aplicado aos alunos de metodologia no ensino de química MEQ (2016.1) Universidade Federal de Campina Grande, PB. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação superior. pt_BR
dc.citation.issue 3 pt_BR
dc.title A utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38961
dc.date.accessioned 2024-11-12T10:28:44Z
dc.date.available 2024-11-12
dc.date.available 2024-11-12T10:28:44Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Deficientes visuais - ensino de química pt_BR
dc.subject Portadores de deficiência visual pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Braile pt_BR
dc.subject Linguagem em Braile pt_BR
dc.subject Recursos didáticos - pessoas cegas pt_BR
dc.subject Disciplina Metodologia no Ensino de Química - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Monitoria acadêmica pt_BR
dc.subject Teaching chemistry pt_BR
dc.subject Teaching resources pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Visually impaired - chemistry teaching pt_BR
dc.subject Visually impaired people pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Braille pt_BR
dc.subject Braille language pt_BR
dc.subject Teaching resources - blind people pt_BR
dc.subject Methodology in Chemistry Teaching - CFP UFCG pt_BR
dc.subject Academic monitoring pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RUFINO, José Antônio da Silva;
dc.creator MARQUES, Diego Januario;
dc.creator OLIVEIRA, Patricia Poliane de;
dc.creator MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of teaching resources for teaching chemistry to visually impaired people. pt_BR
dc.identifier.citation RUFINO, José Antônio da Silva; MARQUES, Diego Januario; OLIVEIRA, Patricia Poliane de; MARTINS, Geovana do Socorro Vasconcelos. A utilização de recursos didáticos para ensino de química para portadores com deficiência visual. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 06 - Educação, Inclusão e Diversidades - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38961 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account