DSpace Repository

Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos: fatores sociais deste fenômeno no Município de Sumé- PB.

Show simple item record

dc.creator.ID ROZENDO, S. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0003-2236-190X pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto.
dc.contributor.referee1ID BARBOSA, F. G. P. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.contributor.referee2 SÁ, Carolina Figueiredo de.
dc.contributor.referee2ID SÁ, C. F. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 pt_BR
dc.description.resumo A Educação de Jovens e Adultos (EJA) surgiu para garantir o direito à educação àqueles que não concluíram os estudos em idade regular. Nos últimos anos, a EJA passou por um processo de juvenilização, com a crescente inserção de jovens que, por diversos motivos, migram do ensino regular para essa modalidade. Assim, este trabalho tem como objetivo geral: investigar os fatores que ocasionam a inserção dos jovens nas turmas de EJA das escolas públicas do município de Sumé-PB. Objetivos específicos: descrever a Educação de Jovens e Adultos, retratando historicamente seu surgimento no Brasil; apontar as causas principais que levam os alunos das escolas públicas de Sumé-PB optarem pelo ensino da EJA; e averiguar como a escola tem atuado frente ao fenômeno de juvenilização. A pesquisa se caracteriza como descritiva, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de questionários aplicados a 58 estudantes e entrevistas semiestruturadas com 9 alunos e 2 profissionais da EJA. Os dados revelaram que a maioria dos estudantes são provenientes de famílias com baixa escolaridade e enfrentam condições socioeconômicas desafiadoras. Entre os fatores que explicam a migração para a EJA, destacam-se a necessidade de conciliar os estudos com o trabalho, a reprovação no ensino regular e responsabilidades familiares. Ademais, os resultados mostram que muitos jovens buscam na EJA uma oportunidade de concluir os estudos em menor tempo e melhorar suas perspectivas de vida e empregabilidade. Entretanto, eles enfrentam desafios como a sobrecarga de responsabilidades, cansaço e falta de apoio institucional adequado. A pesquisa conclui que, para além das causas socioeconômicas, a juvenilização na EJA reflete falhas estruturais do sistema educacional regular e a necessidade de políticas públicas mais eficazes, que integrem educação, trabalho e suporte social, visando melhorar as condições de permanência e aprendizado dos jovens nessa modalidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos: fatores sociais deste fenômeno no Município de Sumé- PB. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-24
dc.description.abstract Youth and Adult Education (EJA) was created to guarantee the right to education for those who did not complete their studies at a regular age. In recent years, the EJA has undergone a process of juvenilization, with the growing inclusion of young people who, for various reasons, migrate from regular education to this modality. The general aim of this study is therefore to investigate the factors that cause young people to join the EJA classes in public schools in the municipality of Sumé-PB. Specific objectives: to describe Youth and Adult Education, historically portraying its emergence in Brazil; to point out the main causes that lead students in public schools in Sumé-PB to opt for YAE teaching; and to find out how the school has acted in the face of the phenomenon of juvenilization. The research is characterized as descriptive, with a qualitative approach. Data was collected using questionnaires administered to 58 students and semi-structured interviews with 9 students and 2 EJA professionals. The data revealed that the majority of students come from families with low levels of education and face challenging socio-economic conditions. Among the factors that explain migration to the EJA, the need to reconcile studies with work, failure in regular education and family responsibilities stand out. In addition, the results show that many young people are looking to the EJA as an opportunity to complete their studies in less time and improve their life prospects and employability. However, they face challenges such as an overload of responsibilities, tiredness and a lack of adequate institutional support. The research concludes that, in addition to socio-economic causes, juvenilization in the EJA reflects structural flaws in the regular education system and the need for more effective public policies that integrate education, work and social support, with the aim of improving the conditions for young people to remain and learn in this modality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38963
dc.date.accessioned 2024-11-12T10:35:39Z
dc.date.available 2024-11-12
dc.date.available 2024-11-12T10:35:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Sumé – PB – Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Juvelinização – Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Sumé – PB – Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Juvelinization – Youth and Adult Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROZENDO, Sandra Aparecida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Juvenilization in Youth and Adult Education: social factors of this phenomenon in the Municipality of Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation ROZENDO, Sandra Aparecida. Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos: fatores sociais deste fenômeno no Município de Sumé-PB. 2024. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38963 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account