dc.creator.ID |
ROZENDO, S. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
https://orcid.org/0000-0003-2236-190X |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1806134985702314 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARBOSA, Filipe Gervásio Pinto. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BARBOSA, F. G. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SÁ, Carolina Figueiredo de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SÁ, C. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) surgiu para garantir o direito à educação àqueles que
não concluíram os estudos em idade regular. Nos últimos anos, a EJA passou por um processo
de juvenilização, com a crescente inserção de jovens que, por diversos motivos, migram do
ensino regular para essa modalidade. Assim, este trabalho tem como objetivo geral: investigar
os fatores que ocasionam a inserção dos jovens nas turmas de EJA das escolas públicas do
município de Sumé-PB. Objetivos específicos: descrever a Educação de Jovens e Adultos,
retratando historicamente seu surgimento no Brasil; apontar as causas principais que levam os
alunos das escolas públicas de Sumé-PB optarem pelo ensino da EJA; e averiguar como a escola
tem atuado frente ao fenômeno de juvenilização. A pesquisa se caracteriza como descritiva,
com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de questionários aplicados a 58
estudantes e entrevistas semiestruturadas com 9 alunos e 2 profissionais da EJA. Os dados
revelaram que a maioria dos estudantes são provenientes de famílias com baixa escolaridade e
enfrentam condições socioeconômicas desafiadoras. Entre os fatores que explicam a migração
para a EJA, destacam-se a necessidade de conciliar os estudos com o trabalho, a reprovação no
ensino regular e responsabilidades familiares. Ademais, os resultados mostram que muitos
jovens buscam na EJA uma oportunidade de concluir os estudos em menor tempo e melhorar
suas perspectivas de vida e empregabilidade. Entretanto, eles enfrentam desafios como a
sobrecarga de responsabilidades, cansaço e falta de apoio institucional adequado. A pesquisa
conclui que, para além das causas socioeconômicas, a juvenilização na EJA reflete falhas
estruturais do sistema educacional regular e a necessidade de políticas públicas mais eficazes,
que integrem educação, trabalho e suporte social, visando melhorar as condições de
permanência e aprendizado dos jovens nessa modalidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.title |
Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos: fatores sociais deste fenômeno no Município de Sumé- PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-24 |
|
dc.description.abstract |
Youth and Adult Education (EJA) was created to guarantee the right to education for those who
did not complete their studies at a regular age. In recent years, the EJA has undergone a process
of juvenilization, with the growing inclusion of young people who, for various reasons, migrate
from regular education to this modality. The general aim of this study is therefore to investigate
the factors that cause young people to join the EJA classes in public schools in the municipality
of Sumé-PB. Specific objectives: to describe Youth and Adult Education, historically
portraying its emergence in Brazil; to point out the main causes that lead students in public
schools in Sumé-PB to opt for YAE teaching; and to find out how the school has acted in the
face of the phenomenon of juvenilization. The research is characterized as descriptive, with a
qualitative approach. Data was collected using questionnaires administered to 58 students and
semi-structured interviews with 9 students and 2 EJA professionals. The data revealed that the
majority of students come from families with low levels of education and face challenging
socio-economic conditions. Among the factors that explain migration to the EJA, the need to
reconcile studies with work, failure in regular education and family responsibilities stand out.
In addition, the results show that many young people are looking to the EJA as an opportunity
to complete their studies in less time and improve their life prospects and employability.
However, they face challenges such as an overload of responsibilities, tiredness and a lack of
adequate institutional support. The research concludes that, in addition to socio-economic
causes, juvenilization in the EJA reflects structural flaws in the regular education system and
the need for more effective public policies that integrate education, work and social support,
with the aim of improving the conditions for young people to remain and learn in this modality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38963 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-12T10:35:39Z |
|
dc.date.available |
2024-11-12 |
|
dc.date.available |
2024-11-12T10:35:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Sumé – PB – Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Juvelinização – Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Sumé – PB – Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Juvelinization – Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROZENDO, Sandra Aparecida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Juvenilization in Youth and Adult Education: social factors of this phenomenon in the Municipality of Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROZENDO, Sandra Aparecida. Juvenilização na Educação de Jovens e Adultos: fatores sociais deste fenômeno no Município de Sumé-PB. 2024. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38963 |
pt_BR |