dc.description.resumo |
A monitoria é um programa do ensino superior oferecida aos acadêmicos e tem por finalidade
desenvolver os graduandos para a iniciação à docência, e ao mesmo tempo aprimora os conhecimentos
sobre a disciplina trabalhada e auxilia os alunos monitorados no processo de aprendizagem. O objetivo
deste trabalho é relatar a experiência das monitoras da disciplina de fisiologia e sua importante
contribuição para a formação integral, acadêmica e profissional dos estudantes de graduação em
enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, executado a partir das
vivências das monitoras na disciplina de Fisiologia do Curso de Graduação em Enfermagem da
Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras, durante os semestres letivos de 2015.1,
2015.2, 2016.1 e 2016.2. As atividades desenvolvidas pelas monitoras antes e durante as aulas
envolveram métodos estratégicos que as auxiliaram na aprendizagem, como apresentação de
seminários, participação em aulas práticas e em projetos de extensão, produção de artigos, entre outras
que permitiram o contato com a docência, troca de saberes e experiências, preparando-as para uma
formação profissional com excelência. As atividades extraclasse de atendimento aos alunos
monitorados tais como construção de seminários, resolução de atividades complementares e reforço de
esclarecimento de dúvidas, permitiram sanar as dificuldades desses e com isso melhorar o desempenho
dos mesmos na disciplina. Nesse contexto, o exercício da monitoria de fisiologia no curso de
enfermagem contribuiu expressivamente na formação e amadurecimento intelectual das monitoras
dessa disciplina, de modo a desenvolver competência, habilidades e atitudes pertinentes ao
profissional de enfermagem que integra educação e saúde no cuidado dos pacientes de forma
individual e coletiva. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação superior.
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições da monitoria de fisiologia na construção do profissional em enfermagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38970 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-12T13:55:19Z |
|
dc.date.available |
2024-11-12 |
|
dc.date.available |
2024-11-12T13:55:19Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Fisiologia |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Fisiologia e monitoria |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina de Fisiologia - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Physiology |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Physiology and monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Physiology Discipline - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Ranyérica Pereira de |
|
dc.creator |
SILVA, Daniele Rodrigues da Silva |
|
dc.creator |
ASSIS, Luciana Moura de |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contributions of physiology monitoring in the construction of the nursing professional. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Ranyérica Pereira de; SILVA, Daniele Rodrigues da Silva; ASSIS, Luciana Moura de. Contribuições da monitoria de fisiologia na construção do profissional em enfermagem. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 07 - Intervenções e Práticas na Área de Saúde e Ciências da Vida - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38970 |
pt_BR |