dc.contributor.advisor1 |
Sofia Dionizio Santos |
|
dc.description.resumo |
A monitoria acadêmica é um programa que possui amplo espectro de benefícios, tanto para o aluno monitor como para os discentes da disciplina específica, e servindo ao fortalecimento da relação
entre discente e docente, consequentemente, ampliando a construção de conhecimentos através do
processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é destacar, por meio de um relato de
experiência, as contribuições da Psicologia da Educação através do programa de monitoria para a
formação acadêmica de graduandos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina
Grande, campus de Cajazeiras. O relato de experiência refere-se à monitoria da disciplina Psicologia
da Educação, no período de fevereiro a maio de 2016, quando foram disponibilizadas semanalmente,
pelo aluno monitor, 12 horas para exercício das atividades relacionadas à monitoria. De acordo com a
proximidade das atividades avaliativas, havia consequente aumento da procura pelo monitor,
principalmente, para elaboração do trabalho final da disciplina, uma proposta de projeto de educação
em saúde. O trabalho de monitoria cumpriu com a função de prestar auxílio aos alunos da disciplina,
diante de suas dúvidas e dificuldades encontradas ou expressadas no decorrer do período letivo. Todas
as atividades solicitadas pela professorada disciplina foram acompanhadas de perto pelo monitor, além
de elaboração, pelo próprio monitor, de um exercício teórico que pode servir para as próximas turmas
da disciplina. Vale ressaltar que assim como outros componentes curriculares presentes no curso de
Enfermagem, a Psicologia da Educação é de vital importância, pois proporciona a possibilidade de
aprofundamento em temas relacionados ao comportamento humano, além de orientar a formação do
enfermeiro como educador. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação superior. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
3 |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições da monitoria em psicologia da educação para a formação de profissionais de enfermagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38972 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-12T14:09:14Z |
|
dc.date.available |
2024-11-12 |
|
dc.date.available |
2024-11-12T14:09:14Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina Psicologia da Educação - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Monitoria acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência - monitoria |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Psychology |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Psychology Discipline - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Academic monitoring |
pt_BR |
dc.subject |
Bachelor's Degree in Nursing - CFP UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Educational psychology |
pt_BR |
dc.subject |
Nursing Education |
pt_BR |
dc.subject |
Experience report - monitoring |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Luiz Henrique da |
|
dc.creator |
SANTOS, Sofia Dionizio |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contributions of monitoring in educational psychology to the training of nursing professionals. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Luiz Henrique da; SANTOS, Sofia Dionizio. Contribuições da monitoria em psicologia da educação para a formação de profissionais de enfermagem. In: I ENCONTRO ESTADUAL DE MONITORIA DO ALTO SERTÃO PARAIBANO e III ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: A MONITORIA E A FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL. Eixo Temático 07 - Intervenções e Práticas na Área de Saúde e Ciências da Vida - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 3., 2017. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38972 |
pt_BR |