dc.creator.ID |
LIMA, P. F. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5724888758923622 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, C. B. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3309124072452549 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Yuri Laio Teixeira Veras. |
|
dc.contributor.referee1ID |
https://orcid.org/0000-0003-0683-6194 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8971490719107438 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Daniel Oliveira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FARIAS, D. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8164014190223142 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A deficiência visual pode apresentar várias barreiras que dificultam a participação plena e
igualitária das pessoas na sociedade e no seu dia-dia. Em um projeto são apresentadas cinco
etapas durante o seu ciclo de vida, desde a concepção até o encerramento. Essas cinco etapas
interagem entre si, tais como: inicialização, planejamento, execução, controle e encerramento.
Com isso, o presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva. Este
estudo tem como objetivo criar um plano de projeto para aplicar as etapas de processos do
projeto (Gerenciamento de Integração, de Escopo, de Tempo, de Custos, de Qualidade, de
Recursos Humanos, das Comunicações, de Riscos, das Aquisições) para a plano de projeto na
criação de um óculos que auxilia o dia-a-dia de deficientes visuais, com o auxílio da
ferramenta Open Project e utilizando como base metodologia o guia PMBOK (Project
Management Body of knowledge). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.title |
Plano de projeto para desenvolvimento de um óculos que auxilia deficientes visuais no dia-a-dia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-05-15 |
|
dc.description.abstract |
Visual impairment can present several barriers that make it difficult for people to participate
fully and equally in society and in their daily lives. A project presents five stages during its
life cycle, from conception to closure. These five stages interact with each other, such as:
initialization, planning, execution, control and closure. Therefore, this work is a qualitative,
descriptive research. This study aims to create a project plan to apply the project process stages
(Integration Management, Scope, Time, Costs, Quality, Human Resources, Communications,
Risks, Acquisitions) to the project plan for the creation of glasses that assist the daily lives
of visually impaired people, with the help of the Open Project tool and using PMBOK
(Project Managemente Body of Knowledge) guide as a methodology basis. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39046 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-14T10:20:59Z |
|
dc.date.available |
2024-11-14 |
|
dc.date.available |
2024-11-14T10:20:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Plano de projeto |
pt_BR |
dc.subject |
Open project |
pt_BR |
dc.subject |
PMBOK |
pt_BR |
dc.subject |
Óculos - desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência visual |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento de produto |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de projetos |
pt_BR |
dc.subject |
Project plan |
pt_BR |
dc.subject |
Visual impairment |
pt_BR |
dc.subject |
Glasses - development |
pt_BR |
dc.subject |
Product planning |
pt_BR |
dc.subject |
Project management |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Pedro Florencio Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Project plan for the development of glasses that assist visually impaired people in their daily lives. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Pedro Florencio Almeida. Plano de projeto para desenvolvimento de um óculos que
auxilia deficientes visuais no dia-a-dia. 2024. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39046 |
pt_BR |