dc.creator.ID |
MORAIS, G. P. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6329412460935534 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FLORENCIO, José Herbertt Neves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NEVES, Herbertt. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
NEVES, HERBERTT. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RÉGIS, Laura Dourado Loula. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LOULA, L. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4566168425348622 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Emanuela Rodrigues de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
OLIVEIRA, E. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0968383512423747 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como objetivo propor possibilidades metodológicas de descrição do
plural dos substantivos no ensino de língua portuguesa. Assim, com base nas concepções
advindas da origem latina, propor um estudo comparativo a partir da análise das gramáticas
escolares de Bechara (2020), Terra (2017) e Pereira et al. (2017). Fundamentada em
contribuições históricas de Bassetto (2010), tendo o apoio de Azeredo (2010) e outros autores,
o percurso teórico desta pesquisa parte inicialmente pelas definições de flexão de número e
processo de nasalização fonética. Após isso, temos em seguida uma discussão acerca do
ensino da flexão de número dos termos plurais advindos do latim (-ane, -onu e -one). Em
meio a essa exposição, foi feita uma proposta de ensino em vista dessas terminações. Assim,
além de contar com a base morfológica originária do latim para o que, no português moderno,
são -ãos, -ões e -ães, a proposta também é embasada nas práticas de análise linguística. Por
fim, concluímos a respeito de como o ensino histórico-comparativo da língua portuguesa com
a origem latina pode contribuir positivamente no estudo da flexão de número dos
substantivos, como também o professor pode, a partir do estudo da origem de qualquer língua,
esboçar práticas de ensino que auxiliem nas dificuldades gramaticais dos alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras |
pt_BR |
dc.title |
O ensino da flexão de número dos substantivos em gramáticas escolares: contribuições da história da língua para o ensino de português. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2024-10-29 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to propose methodological possibilities for describing the
plural of nouns in Portuguese language teaching. Thus, based on the concepts
arising from Latin origin, propose a comparative study based on the analysis of grammars
students by Bechara (2020), Terra (2017) and Pereira et al. (2017). Based on
historical contributions by Bassetto (2010), supported by Azeredo (2010) and other authors,
the theoretical path of this research initially starts with the definitions of number inflection and
phonetic nasalization process. After that, we then have a discussion about the
teaching number inflection of plural terms from Latin (-ane, -onu and -one). In
Through this exposition, a teaching proposal was made in view of these endings. Like this,
in addition to relying on the morphological basis originating from Latin for what, in modern Portuguese,
are -ãos, -ões and -ães, the proposal is also based on linguistic analysis practices. Put
Finally, we conclude about how the historical-comparative teaching of the Portuguese language with
Latin origin can contribute positively to the study of number inflection of
nouns, as well as the teacher can, from the study of the origin of any language,
outline teaching practices that help with students’ grammatical difficulties. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39080 |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-18T14:37:12Z |
|
dc.date.available |
2024-11-18 |
|
dc.date.available |
2024-11-18T14:37:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Língua Portuguesa – Estudo e Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Flexão de Número |
pt_BR |
dc.subject |
Substantivos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino do Léxico |
pt_BR |
dc.subject |
História do Português |
pt_BR |
dc.subject |
Análise Linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language – Study and Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Number Flexion |
pt_BR |
dc.subject |
Nouns |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching the Lexicon |
pt_BR |
dc.subject |
History of Portuguese |
pt_BR |
dc.subject |
Analysis Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Lengua Portuguesa – Estudio y Enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Flexión numérica |
pt_BR |
dc.subject |
Sustantivos |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza del Léxico |
pt_BR |
dc.subject |
Historia del portugués |
pt_BR |
dc.subject |
Análisis Lingüística |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MORAIS, Gisely Patricia de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching number inflection of nouns in grammars schoolchildren: contributions from the history of the language to teaching Portuguese. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Enseñar la flexión numérica de sustantivos en gramáticas. escolares: aportes de la historia de la lengua a la enseñanza del portugués. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MORAIS, Gisely Patricia de Souza. O ensino da flexão de número dos substantivos em gramáticas
escolares: contribuições da história da língua para o ensino de português. 2024. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39080 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo tiene como objetivo proponer posibilidades metodológicas para describir la
Plural de sustantivos en la enseñanza de la lengua portuguesa. Así, partiendo de los conceptos
surgidas de origen latino, proponen un estudio comparativo basado en el análisis de gramáticas
estudiantes por Bechara (2020), Terra (2017) y Pereira et al. (2017). Residencia en
aportes históricos de Bassetto (2010), apoyados por Azeredo (2010) y otros autores,
El camino teórico de esta investigación comienza inicialmente con las definiciones de inflexión numérica y
proceso de nasalización fonética. Después de eso, tenemos una discusión sobre el
Enseñar la inflexión numérica de términos plurales del latín (-ane, -onu y -one). En
A través de esta exposición se realizó una propuesta didáctica frente a estos finales. Como esto,
además de apoyarse en la base morfológica procedente del latín para lo que, en el portugués moderno,
son -ãos, -ões y -ães, la propuesta también se basa en prácticas de análisis lingüístico. Poner
Finalmente, concluimos sobre cómo la enseñanza histórico-comparada de la lengua portuguesa con
El origen latino puede contribuir positivamente al estudio de la inflexión numérica de
sustantivos, así como el profesor puede, a partir del estudio del origen de cualquier lengua,
Describir prácticas de enseñanza que ayuden con las dificultades gramaticales de los estudiantes. |
pt_BR |