Dépôt DSpace/Manakin

O ensino da flexão de número dos substantivos em gramáticas escolares: contribuições da história da língua para o ensino de português.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID MORAIS, G. P. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6329412460935534 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FLORENCIO, José Herbertt Neves.
dc.contributor.advisor1ID NEVES, Herbertt. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID NEVES, HERBERTT. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 pt_BR
dc.contributor.referee1 RÉGIS, Laura Dourado Loula.
dc.contributor.referee1ID LOULA, L. D. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4566168425348622 pt_BR
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Emanuela Rodrigues de.
dc.contributor.referee2ID OLIVEIRA, E. R. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0968383512423747 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo propor possibilidades metodológicas de descrição do plural dos substantivos no ensino de língua portuguesa. Assim, com base nas concepções advindas da origem latina, propor um estudo comparativo a partir da análise das gramáticas escolares de Bechara (2020), Terra (2017) e Pereira et al. (2017). Fundamentada em contribuições históricas de Bassetto (2010), tendo o apoio de Azeredo (2010) e outros autores, o percurso teórico desta pesquisa parte inicialmente pelas definições de flexão de número e processo de nasalização fonética. Após isso, temos em seguida uma discussão acerca do ensino da flexão de número dos termos plurais advindos do latim (-ane, -onu e -one). Em meio a essa exposição, foi feita uma proposta de ensino em vista dessas terminações. Assim, além de contar com a base morfológica originária do latim para o que, no português moderno, são -ãos, -ões e -ães, a proposta também é embasada nas práticas de análise linguística. Por fim, concluímos a respeito de como o ensino histórico-comparativo da língua portuguesa com a origem latina pode contribuir positivamente no estudo da flexão de número dos substantivos, como também o professor pode, a partir do estudo da origem de qualquer língua, esboçar práticas de ensino que auxiliem nas dificuldades gramaticais dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title O ensino da flexão de número dos substantivos em gramáticas escolares: contribuições da história da língua para o ensino de português. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-29
dc.description.abstract This work aims to propose methodological possibilities for describing the plural of nouns in Portuguese language teaching. Thus, based on the concepts arising from Latin origin, propose a comparative study based on the analysis of grammars students by Bechara (2020), Terra (2017) and Pereira et al. (2017). Based on historical contributions by Bassetto (2010), supported by Azeredo (2010) and other authors, the theoretical path of this research initially starts with the definitions of number inflection and phonetic nasalization process. After that, we then have a discussion about the teaching number inflection of plural terms from Latin (-ane, -onu and -one). In Through this exposition, a teaching proposal was made in view of these endings. Like this, in addition to relying on the morphological basis originating from Latin for what, in modern Portuguese, are -ãos, -ões and -ães, the proposal is also based on linguistic analysis practices. Put Finally, we conclude about how the historical-comparative teaching of the Portuguese language with Latin origin can contribute positively to the study of number inflection of nouns, as well as the teacher can, from the study of the origin of any language, outline teaching practices that help with students’ grammatical difficulties. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39080
dc.date.accessioned 2024-11-18T14:37:12Z
dc.date.available 2024-11-18
dc.date.available 2024-11-18T14:37:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa – Estudo e Ensino pt_BR
dc.subject Flexão de Número pt_BR
dc.subject Substantivos pt_BR
dc.subject Ensino do Léxico pt_BR
dc.subject História do Português pt_BR
dc.subject Análise Linguística pt_BR
dc.subject Portuguese Language – Study and Teaching pt_BR
dc.subject Number Flexion pt_BR
dc.subject Nouns pt_BR
dc.subject Teaching the Lexicon pt_BR
dc.subject History of Portuguese pt_BR
dc.subject Analysis Linguistics pt_BR
dc.subject Lengua Portuguesa – Estudio y Enseñanza pt_BR
dc.subject Flexión numérica pt_BR
dc.subject Sustantivos pt_BR
dc.subject Enseñanza del Léxico pt_BR
dc.subject Historia del portugués pt_BR
dc.subject Análisis Lingüística pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAIS, Gisely Patricia de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching number inflection of nouns in grammars schoolchildren: contributions from the history of the language to teaching Portuguese. pt_BR
dc.title.alternative Enseñar la flexión numérica de sustantivos en gramáticas. escolares: aportes de la historia de la lengua a la enseñanza del portugués. pt_BR
dc.identifier.citation MORAIS, Gisely Patricia de Souza. O ensino da flexão de número dos substantivos em gramáticas escolares: contribuições da história da língua para o ensino de português. 2024. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39080 pt_BR
dc.description.resumen Este trabajo tiene como objetivo proponer posibilidades metodológicas para describir la Plural de sustantivos en la enseñanza de la lengua portuguesa. Así, partiendo de los conceptos surgidas de origen latino, proponen un estudio comparativo basado en el análisis de gramáticas estudiantes por Bechara (2020), Terra (2017) y Pereira et al. (2017). Residencia en aportes históricos de Bassetto (2010), apoyados por Azeredo (2010) y otros autores, El camino teórico de esta investigación comienza inicialmente con las definiciones de inflexión numérica y proceso de nasalización fonética. Después de eso, tenemos una discusión sobre el Enseñar la inflexión numérica de términos plurales del latín (-ane, -onu y -one). En A través de esta exposición se realizó una propuesta didáctica frente a estos finales. Como esto, además de apoyarse en la base morfológica procedente del latín para lo que, en el portugués moderno, son -ãos, -ões y -ães, la propuesta también se basa en prácticas de análisis lingüístico. Poner Finalmente, concluimos sobre cómo la enseñanza histórico-comparada de la lengua portuguesa con El origen latino puede contribuir positivamente al estudio de la inflexión numérica de sustantivos, así como el profesor puede, a partir del estudio del origen de cualquier lengua, Describir prácticas de enseñanza que ayuden con las dificultades gramaticales de los estudiantes. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte