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A contribuição de jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem na área de linguagens e códigos.

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dc.creator.ID NASCIMENTO, C. E. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6873165790163554 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GOMES, Almir Anacleto de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID https://orcid.org/0000-0002-2471-9939 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0067521643377632 pt_BR
dc.contributor.referee1 FRANÇA, Hális Alves do Nascimento.
dc.contributor.referee1ID https://orcid.org/0000-0002-5398-2875 pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4542312224663473 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rafael Barros de.
dc.contributor.referee2ID SOUSA, R. B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7511477837028109 pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental, José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada no Distrito de Pio X, município de Sumé - PB, nas turmas do 8° e 9° ano, contando com a participação de alguns professores que lecionam nas turmas do ensino fundamental II. Nosso estudo está embasado na pesquisa qualitativa, tendo como objetivo principal a observação da relação de uso de jogos de cunho educativo e suas possíveis contribuições no processo de ensino e aprendizagem em turmas dos anos finais do ensino fundamental. Nesta pesquisa, usamos a observação para acompanhar um pouco sobre como era a inserção desse jogo na sala de aula (quando usado). Trabalhamos também com a aplicação de dois tipos de questionários, um direcionado para os alunos e o outro para os professores. Com isso, verificamos que a grande maioria dos entrevistados acredita que o jogo educativo pode, sim, ser usado como método de ensino, alcançando bons resultados, trabalhando de uma forma mais dinâmica. De acordo com as respostas obtidas através dos questionários, podemos observar que o jogo educativo surge como uma nova ferramenta de ensino e aprendizagem, partindo do método tradicional, que ainda é muito utilizado na atualidade, para essa nova metodologia que apresenta o conteúdo programático de forma dinamizada, mas que tem eficácia na obtenção de um resultado positivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação do Campo. pt_BR
dc.title A contribuição de jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem na área de linguagens e códigos. pt_BR
dc.date.issued 2024-10-21
dc.description.abstract The research was carried out at the José Bonifácio Barbosa de Andrade Municipal School for Children and Primary Education, located in the district of Pio X, in the municipality of Sumé - PB, in the 8th and 9th grade classes; the research also included the participation of some teachers who teach in elementary school II classes. Our study is based on qualitative research, with the main objective of observing the relationship between the use of educational games and their possible contributions to the teaching and learning process in classes in the final years of elementary school. In this research, we used observation to follow up a little on how this game was used in the classroom (when it was used). We also used two types of questionnaires, one for the students and the other for the teachers. As a result, we found that the vast majority of those interviewed believe that educational games can be used as a teaching method, achieving good results by working in a more dynamic way. According to the answers obtained through the questionnaires, we can see that the educational game has emerged as a new teaching and learning tool, departing from the traditional method, where it is widely used today, to this new methodology that passes on the syllabus in a dynamic way, but which is effective in obtaining a positive result. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39109
dc.date.accessioned 2024-11-18T16:58:59Z
dc.date.available 2024-11-18
dc.date.available 2024-11-18T16:58:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Jogos educativos pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Linguagens e Códigos – Lecampo CDSA pt_BR
dc.subject Jogos educacionais pt_BR
dc.subject Aprendizagem lúdica pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Educational games pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Languages ​​and Codes – Lecampo CDSA pt_BR
dc.subject Educational games. pt_BR
dc.subject Playful learning pt_BR
dc.subject Teaching methodology pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Carlos Eduardo de Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contribution of educational games in the teaching and learning process in the area of ​​languages ​​and codes. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Carlos Eduardo de Lima. A contribuição de jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem na área de linguagens e códigos.. 2024. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/39109 pt_BR


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